Baixar Preço não é Solução é um Problemão

por Rui S C Ventura

… Ou não, porque pode não ser problema? Encerre suas atividades antes de começar a baixar preços porque esse é o fim queira você ou não. Há! Se estiver disposto a investir de outras fontes então baixe ou já dê como cortesia, nenhum dos dois me parece solução, e digo mais, não é.

Não pratico o “dumping de preços” e não recomendo.

Tenha uma grade de “Tarifas Bar” esta leva algumas horas a definir e não depende de ninguém. A partir delas use dinamismo e assim rentabilize seu empreendimento – Os conhecedores e praticantes de Revenue management não têm prejuízo nunca, mas isso tem um motivo, além de que já comentamos várias vezes e de tanto comentarmos e publicarmos sobre o assunto temos tido nossos cursos frequentados por quem pode decidir, o Revenue management é uma ciência econômica de gestão, precisa partir de cima sempre;

(é um print da pag. 118 do Livro de Robert Cross, versão em português. Ele Implantou o sistema da AA.)

e não uma forma de distribuição. Porém ela fundamenta-se em números por isso precisa conhecer muito bem todo o processo para poder Otimizar a parte comercial. Em outras palavras: “o Revenue Management é muito analítico e pouco comercial.” Veja os quadros abaixo: Você sabia?

 

 

Que a mesma UH que custa R$93,56 com 48% de ocupação, baixa seu custo para R$84,85 se a sua ocupação subir apenas 5%, ou seja, este aumento de ocupação diminui seu OCR em 9,31%.

Já quando sua ocupação cai os mesmos 5%, veja imagem ao lado o seu OCR sobe, e aqui ele não sobe só 5% e sim: 11,43% – Por isso nossa política de custos. Custos não se reduzem se diluem, mas é preciso um maior e mais amplo conhecimento para chegar a isso e todo o real conhecedor de revenue management sabe disto.

Hoje todas as pessoas que já fizeram nossos cursos detêm este conhecimento.

O Hoteleiro continua preocupado com RevPAR, será que ninguém entende que é um número que só serve para dar determinada media ou comparação e que não pode ser levado em conta para mais nada.

Conheçam métricas que realmente importam, como o GOPPAR, o TrevEC, o RGI, o próprio RevPOR, o importante RevPAM ou RevPASM, o ProfPAR, o Importante MPI, indispensável a uma boa gestão comercial e mais uma meia dezena de índices que realmente nos mostram algo que pode ser bem mensurado e seu resultado é compatível com os valores de caixa.

Use ARR e ADR, a diferença é que o primeiro é usado para longos períodos – POR ou para resultado final o NPR, este é o valor que vai entrar em sua conta.

Em gestão hoteleira como em muitas outras Administrações há métricas sérias que precisamos realmente perseguir como a RevPASH em A&B a SUR em Spas, além de outras, mas sem os KPI necessários não se deve mexer em preços de venda, assim como não se deve começar uma comercialização sem saber o que precisamos para sair dela lucrando.

A baixa de preços que se verificou na crise passada fechou grandes redes no Brasil e levou para a “lona” algumas das melhores marcas da hotelaria nacional. Não se corta por cortar e se é preciso cortar pessoal o estudo disso requer conhecimento de operação e de custos uma demissão são 3 a quatro meses de aumento de custo que não vai ajuadar em nada, antes pelo contrário.

Enfim, não baixe preços, não perca tempo com métricas que não mostram resultados, não perca foi fundamentado no Revenue Management que há quase quarenta anos uso o slogan:

Não há hotéis que não dêm lucro, há hotéis mal administrados”.

E hoje temos no Brasil pessoas que entenderam isso e dão seu testemunho. QUALIFIQUE-SE. E mostre ao mercado com atitudes o que eles estão fazendo de errado. – SUCESSO

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