Café especial: campeonatos de barismo serão realizados em agosto

campeonatos de barismo

 

Competições nacionais de Brewers, Latte Art e Coffee In Good Spirits ocorrerão em São Lourenço, no Sul de Minas

Etapas evidenciam a importância dos baristas na promoção dos cafés especiais e classificam os vencedores para o campeonato mundial

Os amantes dos cafés especiais terão a oportunidade de observar os melhores profissionais do Brasil elaborando diversas formas de preparo da bebida entre os dias 16 e 19 de agosto. O ambiente turístico da Estância Hidromineral de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, tendo como anfitriões as empresas Unique Cafés Especiais e Production Eventos, sediará o 7º Campeonato Brasileiro de Brewers e as décimas edições dos Campeonatos Brasileiros de Latte Art e de Coffee In Good Spirits, ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, que é desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, a realização dos campeonatos de barismo tem o objetivo de estimular a capacitação desses profissionais no Brasil e auxiliar na educação a respeito dos cafés especiais ao consumidor. “Os baristas são fundamentais para propagarem a cultura dos cafés especiais entre os consumidores, extraindo bebidas com o máximo de qualidade e apresentando suas características, o que valoriza esse produto diferenciado junto ao público final”, comenta.

Na disputa de Brewers Cup, os profissionais precisam elaborar o café pelo método filtrado e manual, empregando técnica e habilidade para extrair o melhor do produto coado. Após duas etapas eliminatórias, serão definidos seis finalistas e o campeão garante sua vaga para a disputa do campeonato mundial de Brewers, em novembro, que será realizado pela primeira vez no Brasil, em Belo Horizonte, dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC), como resultado do trabalho conjunto de BSCA e Apex-Brasil com a organização do evento.

O campeonato de Latte Art testa o desempenho dos competidores na elaboração de desenhos com leite vaporizado em café espresso. Na 10ª edição do certame, os profissionais terão que preparar dois pares de latte art com desenhos idênticos na fase eliminatória. Os seis melhores avançam à final, quando terão que elaborar, em 10 minutos, novamente dois pares de latte art e um par de macchiatos, com desenhos idênticos. O melhor desempenho concede o título nacional ao vencedor e a vaga para o mundial da categoria, dentro da programação da SIC 2018.

No Campeonato Brasileiro de Coffee In Good Spirits, os concorrentes deverão demonstrar suas habilidades de ‘mixologistas’ para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café. Os seis profissionais que melhor prepararem dois drinks gelados e dois quentes se classificarão para a final, Na última fase, será campeão e garantirá vaga ao mundial da categoria o profissional que melhor preparar dois drinques gelados ou quentes e dois Irish Coffees, tradicional bebida feita com café, uísque, açúcar e creme.

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O projeto setorial é desenvolvido em parceria pela BSCA e Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2018 até o mesmo mês de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Divulgação: BSCA - Brazil Specialty Coffee Association

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR