Equipotel SP 2018 – Como Anda A Gestão Do Seu Motel?

Moteleiro - consultoria

 

Esta edição da Moteleiro nos presenteou com alguns dos principais erros verificados nos motéis brasileiros. Esse trabalho iniciou em uma edição do MotelCast, com discussões sobre a importância e análise dos principais erros da motelaria. Um áudio divertido e com muito conteúdo, que trouxe à tona uma questão importantíssima: como anda a gestão do seu motel?

O objetivo básico da gestão de qualquer negócio é sua perenidade e o aumento da lucratividade. As decisões do gestor têm de ser pensadas levando em conta esses objetivos. Uma decisão que aumente o lucro hoje e derrube os resultados no próximo mês é uma péssima escolha. Para auxiliar na tomada de decisão, o gestor pode buscar informações e tendências sobre o mercado onde atua.

Por isso, o papel do gestor vai além de fazer a máquina funcionar e se ocupar do dia a dia das operações. Ele deve estar atento ao que acontece no mercado e alinhar seu negócio às principais tendências e boas práticas do mercado. O tema dessa coluna na última edição da Moteleiro abordou a necessidade de evoluir para não ser extinto.

Nos trabalhos que desenvolvemos em todo o Brasil, converso com muitos moteleiros que estão incorporados à rotina do motel, conhecem profundamente a operação, mas se fecham a ideias e não acreditam nas tendências. Por vezes, encontro moteleiros que, inclusive, não acreditam no futuro de seu próprio negócio!

Com uma rápida pesquisa, é fácil descobrir que os motéis de hoje são muito diferentes daqueles estabelecimentos estigmatizados dos anos 1980. É possível encontrar exemplos bem-sucedidos, artigos técnicos, podcasts, pesquisas e publicações que irão auxiliar o gestor de motéis (moteleiro) a entender qual caminho e práticas gerenciais seguir.

Outras ações eficientes são sair por uns poucos dias para interagir com outros moteleiros, participar de eventos e visitar outros motéis. Nos eventos, é possível conhecer novos fornecedores, verificar as novidades do mercado e conversar com outros profissionais do segmento. Enfim, interagir e estar próximo do que ocorre no mercado.

Uma grande oportunidade para fazer isso é durante a Equipotel, principal evento de hotelaria da América Latina, existente há 51 anos. Em 2018, São Paulo (SP) recebe a feira entre 18 e 21 de setembro. Há alguns anos, a Equipotel SP incorporou um espaço destinado aos moteleiros, juntando em um só local fornecedores do segmento, profissionais do setor e gestores de motéis.

Neste ano, faz 20 anos que participei pela primeira vez da Equipotel. Até hoje, quando participo de evento, busco manter a curiosidade e pensamento aberto, algo típico de jovens que estão entrando no mercado de trabalho, mas muito válido para profissionais em qualquer estágio da carreira. Há motivos de sobra para que, neste ano, os moteleiros se façam presentes na feira e possam alinhar as tendências do setor para aplicar em seus motéis. Nos encontramos em breve!

Vinicius Roveda
Diretor-geral da Zeax Motéis, empresa especializada em administração, consultoria e franquia de motéis. Atua com as marcas Zaya e Drops Motéis

Tel: (11) 4506-3179  www.zeaxmoteis.com.br / vinicius@zeaxmoteis.com.br

Fonte: Moteleiro

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR