Oito atrativos para conhecer em Caxambu (MG)

Caxambu

 

A cidade de Caxambu, no sul de Minas Gerais, é um destino imperdível no Circuito das Águas. Situada a 895 metros de altitude, é famosa, principalmente por suas águas minerais carbogasosas, sendo considerado, inclusive, o maior complexo hidromineral do mundo.

O lugar tem fácil acesso, tanto por São Paulo, quanto pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A seguir, listamos oito paradas obrigatórias para quem visita a cidade. Confira:

Parque das Águas

Principal atração da cidade, o Parque das Águas fica bem no centro de Caxambu. Com 210 mil metros quadrados, abriga 12 fontes hidrominerais (11 com gás e 1 sem gás), incluindo a mais famosa e antiga da região, apelidada de Dom Pedro, que conta com uma réplica da coroa portuguesa. As águas brotam da terra com gás.

Além das fontes, o lugar, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, conta com um gêiser (em reforma até outubro), duas piscinas de água mineral, bosque, alamedas para caminhadas, lago e outras atrações.

Balneário

Situado dentro do Parque das Águas, o Balneário Hidroterápico (em reforma) oferece banhos de imersão e tratamentos, piscina de hidroterapia aquecida com diversas duchas, além de saunas a vapor e seca e outras atividades que propõem a renovação das energias. Em sua estrutura, o edifício chama a atenção por seus azulejos e pisos portugueses formando um belo mosaico.

Teleférico

Situado junto ao Parque das Águas, o Teleférico de Caxambu leva os visitantes até o Mirante do Morro Caxambu, passando por cima do lago e da mata do Parque das Águas. O teleférico funciona todos os dias das 9h às 18h.

Mirante do Morro Caxambu

O Morro Caxambu, com 1090 metros de altura, oferece a principal vista da cidade e dos arredores. Além de belas paisagens, o mirante conta ainda com um Cruzeiro e um Cristo Redentor e oferece serviços de lanchonete e loja de souvenires. É possível chegar ao topo do morro de carro, a pé ou de teleférico.

Igrejas

Caxambu conta com duas igrejas em estilo gótico que merecem uma visita. A primeira é a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, que teve sua pedra fundamental lançada em 1892 no mesmo local da antiga capela do século XVIII e hoje abriga as principais celebrações da cidade. E a Igreja de Santa Isabel da Hungria, inaugurada em 1897 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, que foi construída a pedido da Princesa Isabel por gratidão à cura de sua suposta esterilidade, por conta de sua profunda anemia, com água férrea da fonte que hoje tem o seu nome.

Passeio de Charrete

O passeio de charrete é uma das melhores formas de fazer um city tour por Caxambu. O trajeto inclui visita à Chácara das Rosas e ao Portal das Aguas, além de fazendas de criação de cavalos e outros pontos de destaque na cidade. Para quem não abre mão de fazer boas compras, o passeio também é ideal para conhecer o roteiro de lojas de artesanato e doces.

Montanhas e cachoeiras

Nos arredores da cidade, o que não faltam são belos atrativos naturais como cachoeiras, montanhas e picos espalhados pelos parques e reservas naturais. Baependi, por exemplo, a apenas oito quilômetros de Caxambu, é uma boa opção e passeio para admirar as quedas d’água e toda a natureza da região. Não deixe de conhecer a Corredeira do Espraiado do Gamarra e a Cachoeira do Itaúna, duas das mais famosas da cidade.

Lojas de doces

Os doces são os grandes destaques da gastronomia de Caxambu – além das diversas delícias típicas mineiras. A cidade conta com diversas lojas e docerias, doces de fruta em calda ou em pasta. Entre os mais famosos estão o doce de leite e a cocada de maracujá. Vale a pena fazer uma visita para degustar essas delícias e ainda levar para casa.

Onde ficar

Referência na cidade, com 76 anos de história, mas atualizado, o Hotel União é um dos destaques na hotelaria local. Localizado próximo ao Parque das Águas, na região central de Caxambu, o empreendimento oferece 45 apartamentos completos com telefone, aquecimento central, OI TV, ar condicionado e calefação – na categoria luxo, além de uma área de lazer com piscina (aquecida no inverno), sauna, playground, salão de jogos e sala de tv 70’’.

Entre os principais diferencias do hotel estão o atendimento, que proporciona um clima acolhedor e aconchegante aos hóspedes, e a gastronomia, que reúne o melhor da comida mineira a pratos com influência internacional. Os destaques ficam por conta do bacalhau, o pastel de Belém e o lombo de panela com tutu de feijão, além dos doces em compota que completam as refeições.

Para grupos que visitam a cidade, o hotel oferece atividades especiais como a oficina de fuxico e a massagem Tuina, um procedimento de origem chinesa.

Mais informações: www.hoteluniao.com.br

Divulgação: Assimptur

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR