Lançada a Rede Integra, grupo de compras formado por 8 supermercados do RJ

Aconteceu na última quinta-feira, 30/11, o lançamento da Rede Integra, uma rede de compras formada pela união de oito supermercados do Estado do Rio de Janeiro: Bramil, Campeão, Costazul, Inter Supermercados, Supermercados Real, SuperPrix e Vianense.

As empresas se uniram com o objetivo de melhor se relacionar com seus mais importantes fornecedores, buscando realizar grandes negócios. Os números da Rede Integra são expressivos: Toda a área física de vendas das oito redes equivale a 21 campos de futebol, são mais de 16 mil colaboradores, mais de 130 lojas em diversas cidades do Estado do Rio, e o faturamento anual do bloco em 2016 ultrapassou 4,8 bilhões de reais, colocando as redes entre as maiores supermercadistas do ranking nacional da ABRAS.

Genival Bezerra, Diretor Geral do Costazul é o presidente da Rede Integra, e afirma que a operação terá inicio em 2 de janeiro de 2018. “As expectativas são maravilhosas. Tudo isso começa na ASSERJ com a integração que a associação nos proporciona. Nos conhecemos, trocamos experiências e acreditamos na parceria. A ASSERJ tem grande mérito nessa operação”, comemora.

“Somos redes próximas há alguns anos, e diante do cenário atual do Estado, vislumbramos a possibilidade de empoderar os nossos negócios com a criação da Rede Integra, cuja formação vem sendo trabalhada há bastante tempo. Fazer parte da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, acelerou essa aproximação”, diz Rosa Cunha, Diretora do Inter e Vice-presidente do grupo de compras.

Viviane Areal, Diretora do SuperPrix e Vice-presidente da Rede Integra explica que a união das redes irá torná-las mais competitivas para o mercado. “Vamos conseguir negociar melhor com os fornecedores. O Rio de Janeiro está passando por uma recessão grande, mas sabemos que devemos continuar acreditando na cidade. E por isso nos unimos, vamos superar esse momento”. Viviane ressalta que fazer parte da ASSERJ ajudou a identificar as empresas que possuem perfil semelhante para a criação da rede de compras.

Mario Dias, presidente do Supermercados Real, reforça que a conversa e aproximação já vinha acontecendo desde as reuniões na ASSERJ. “Todos se conheceram melhor nos Conselhos da ASSERJ, e a associação tem papel fundamental”.

INDÚSTRIA

Estavam presentes no coquetel de lançamento os principais players da indústria, como Coca Cola, BRF, Nestlé, Camil, Melita. “A importância da rede é juntar força de varejistas do Rio com oportunidade de alavancagem não só de volume, mas de execução em loja. Para sair do cenário de recessão econômica e crise política, a indústria está se unindo ao varejo e buscando alternativas, é fundamental para solidificar a posição de cada um”, diz Alexandre Veiga, Gerente Regional da Unilever.

Alcione Santin, Diretor Executivo Comercial de Mercado Interno da Seara, vê a iniciativa com bons olhos e diz que o empresariado ganhou maturidade para fortalecer as relações. “Vejo a iniciativa como uma evolução do processo associativo que o Brasil já vive há longos anos. Estou otimista, e é muito gratificante fazer parte desse momento com o surgimento de uma nova associação com empresas tradicionalmente fortes”. A Seara é uma das patrocinadoras e expositoras da 30ª Super Rio Expofood em 2018, e promete levar inovação para a feira. “Vamos reforçar a nossa relação com o Rio de Janeiro, que sempre foi muito forte, acredito no modelo da Super Rio Expofood, e vamos levar inovação para o desenvolvimento de novos negócios”, complementa.

Já Felipe Lalli, Gerente Nacional de Vendas da BRF, afirmou que a criação da Rede Integra é um marco importante para o Rio de Janeiro. “Se unindo, as 8 redes vão ganhar uma representatividade muito maior”. Felipe conta que a BRF deu uma guinada do segundo semestre do ano para cá, e que o mercado do Rio de Janeiro é o segundo maior da empresa no Brasil, que também estará na 30ª Super Rio Expofood.

OPERAÇÃO

Com grande experiência no varejo, Alfredo Alves é o gestor executivo da Rede Integra. A gestão será conduzida por um conselho, onde cada empresa é representada por um conselheiro. Cada supermercado terá um voto, todos com peso igual. As compras serão realizadas por um comitê que representará o interesse de todo o grupo, e negociará volume, preço e demais condições comerciais.

Cada um dos participantes continuará a operar com sua bandeira de venda, e as compras serão direcionadas para os centros de distribuição próprios. “Vamos melhorar a compra e com isso atrair mais consumidores para enfrentar o atual cenário econômico. Faremos um volume maior de compras, e com isso, teremos preços mais competitivos”, ressalta Arnaldo dos Santos, Diretor do Campeão.

“A rede vai primar pelo bom relacionamento com os fornecedores, para que possamos prestar um bom serviço aos nossos clientes”, ressalta Mario Dias, Diretor da rede Bramil.

Ronaldo Teixeira, Gestor Geral do Princesa também ressalta o importante papel da ASSERJ para a criação da Rede Integra. “Tudo começou na ASSERJ, nosso grupo está junto desde as reuniões da associação. A ASSERJ é um fator de aproximação enorme, e certamente será muito importante quando estivermos operando e nos tornarmos maiores”, diz.

A sede e escritório comercial será na Barra da Tijuca, e os primeiros convites para as primeiras reuniões de planejamento começam já em dezembro.

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras novidades