10 segredos para a fritura perfeita

fritura perfeita

 

Chef Melchior Neto dá dicas na hora de preparar um alimento sequinho e saboroso

Não há quem resista a uma fritura mesmo que seja de vez em quando. Conquistar aquele ponto sequinho por fora e macio por dentro nem sempre é uma tarefa fácil para quem está na cozinha. Afinal, nada mais pavoroso do que comer um alimento oleoso.

O chef Melchior Neto, que comanda as cozinhas do Botequim Carioca, Bistrô 558 e Gema Restaurante, ensina 10 segredos fundamentais para conquistar a fritura perfeita.

  1. Antes de mais nada é fundamental que o óleo ou a gordura vegetal estejam limpos.
  2. A temperatura ideal do óleo para que o alimento não fique encharcado é 190°C.
  3. Para toda fritura o ideal é utilizar uma frigideira funda.
  4. No caso de fritar várias unidades na mesma panela é preciso mantê-los em movimento para evitar que eles fiquem todos juntos e aglomerados.
  5. Quando o alimento estiver dourado, deve ser retirado e colocado em papel toalha para que o resíduo de óleo seja absorvido.
  6. Na hora de empanar, escolha farinha de rosca para bolinhos, fubá ou farinha de trigo para peixes.
  7. Para garantir uma casquinha crocante nas frituras à milanesa é necessário passar o alimento já temperado no ovo batido, depois na farinha de trigo, voltar para o ovo e finalizar com a farinha de rosca.
  8. O azeite e a manteiga devem ser usados para grelhar alimentos. Já o óleo e a gordura vegetal devem ser utilizados para as frituras em imersão. A gordura vegetal prolonga a vida útil do alimento e realça o sabor.
  9. Se o óleo estiver frio a fritura não fica crocante. Se estiver muito quente acaba queimando o exterior antes do alimento ficar pronto por dentro.
  10. Para não errar o ideal é utilizar um termômetro culinário para ter a certeza de alcançar os 190°C, mas caso não tenha é só colocar a ponta de uma colher de pau no óleo. Se borbulhar em volta da colher, sinal que está no ponto.

Divulgação: Máxima Assessoria de Imprensa

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR