100 restaurantes da cidade de São Paulo participam da ação inédita em prol do meio ambiente

por migracao

100 restaurantes da cidade de São Paulo participam da ação inédita em prol do meio ambiente
 
Iniciativa “Gastronomia Sustentável” promove a coleta consciente do óleo de cozinha usado pelos restaurantes, o plantio de mudas para compensar a emissão de carbono e faz surgir um novo motivo para a escolha do estabelecimento por parte do público: o compromisso da casa com a natureza
 
A cidade de São Paulo há muito é referência por sua excelente gastronomia. Em breve poderá se tornar conhecida também pelo comprometimento de seus restaurantes com o meio ambiente.

Este é o objetivo da ação Gastronomia Sustentável, uma iniciativa inédita criada pela produtora/promotora 18 Cinema e Marketing que acaba de ser lançada com a participação de 100 dos melhores restaurantes paulistanos e o apoio da Ambev (Movimento Cyan), Leão Júnior (SABB Coca-Cola), Óleo Liza (Cargill) e Topema Cozinhas Industriais.

Prevista para durar seis meses, a ação atuará em três frentes simultâneas: a coleta responsável do óleo de cozinha utilizado pelos 100 estabelecimentos para reciclagem em uma usina de biodiesel; a mensuração do dióxido de carbono (CO2) emitido por estes restaurantes, a ser compensado com o plantio de árvores; e a conscientização do segmento da gastronomia profissional sobre a importância das práticas sustentáveis para a saúde do planeta.

“Estas medidas são extremamente importantes para a preservação do nosso meio ambiente. Ao adotá-las, os 100 restaurantes contribuem com a natureza, incentivam a criação de hábitos sustentáveis nos estabelecimentos do setor e ainda ajudam a fortalecer o engajamento dos clientes com as causas ambientais”, destaca  Sérgio Lerrer, diretor da 18 Cinema e Marketing.


De acordo com o diretor da 18 Cinema e Marketing, não há notícia de ações semelhantes à Gastronomia Sustentável em qualquer outro país. “Sabemos de iniciativas isoladas, mas não de uma ação conjunta como esta, que reúne uma centena de estabelecimentos de um mesmo setor em prol do meio ambiente.”

As novas práticas sustentáveis dos restaurantes – No decorrer da ação, os restaurantes participantes – que também passam a ser conhecidos como Top 100 Ambiental – irão deixar em evidência o selo Green Chef – que indica o comprometimento da casa com a natureza. Uma nova geração de chefs totalmente engajada com a sustentabilidade participa da iniciativa: William Ribeiro – O Pote do Rei; Diogo Silveira – Pomodori;  Carola Crema – La Vie em Douce, e colunista do programa Bem Simples, da Fox;  Mireia Vila Garcia – La Tasca, entre muitos outros.

Ao longo dos 6 meses da iniciativa, vários dos restaurantes participantes serão convidados a criar pratos que conciliem sustentabilidade com o melhor da gastronomia. O objetivo é fortalecer o compromisso de todos com a natureza: profissionais do setor, sociedade e mídia.


Com a missão de fazer o setor como um todo avançar na questão ambiental, também serão realizadas mesas redondas mensais com convites abertos à imprensa. Nestes encontros será discutido um tema por vez, sempre com a finalidade de repercutir e convidar fornecedores e autoridades públicas a participar deste processo, construindo facilidades em prol da natureza.


Alguns dos temas previstos para debate são: Desafio da coleta seletiva de lixo; Criação e desenvolvimento do Menu respeitando o ecossistema; Economia de energia nas atividades: água, luz e gás; Pedagogia da alimentação saudável, voltada para profissionais, clientes e imprensa; Participação coletiva do setor em ações públicas da área ambiental e social; Política de compra ética, incentivando marcas e fornecedores comprometidos com o meio ambiente.

Redução do impacto do óleo de cozinha usado e do CO2 – Todo o óleo de cozinha utilizado pelos restaurantes participantes da Gastronomia Sustentável terá uma coleta solidária e será encaminhado para a fabricação de biodiesel. Esta é a única forma de garantir o retorno não danoso do produto à natureza.
Atualmente, diversos restaurantes de São Paulo disponibilizam o óleo de cozinha usado para a coleta, mas muitas vezes sem conhecer a procedência da empresa que o recolhe, o destino do produto e nem ter a certeza de que ele não voltará à natureza.

Vale lembrar que o óleo de cozinha, quando liberado na natureza, degrada a capacidade mineral do solo e causa enormes prejuízos à potabilidade da água. De acordo com o setor de Pesquisa de Resíduos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma gota de óleo de cozinha contamina 25 mil litros de água, já um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar cerca de 1 milhão de litros de água, ou seja, o equivalente ao consumo de um brasileiro pelo período de 14 anos.

A ação Gastronomia Sustentável irá incentivar a regularização deste processo com a profissionalização do sistema de coleta e também ajudará os melhores restaurantes paulistanos, reverenciados por suas ótimas opções no cardápio, a se tornarem multiplicadores de comportamento sustentável junto a uma clientela formadora de opinião.

Ainda durante a iniciativa, o carbono liberado pelos 100 restaurantes será mensurado para gerar um plantio de mudas que compense em pelo menos 50% a emissão do gás. As mudas serão plantadas em local indicado pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo e também no cinturão da reserva de Morro Grande, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Cotia, uma das últimas grandes áreas de ecossistema preservado na Grande São Paulo.

Divulgação e engajamento de todos com o meio ambiente – Como forma de divulgação, uma cartilha explicativa sobre a ação Gastronomia Sustentável – com os dados dos 100 estabelecimentos participantes – será distribuída em vários pontos da cidade, como nas saídas dos cinemas do Espaço Unibanco e da rede Cinemark nos shoppings.
Também será incentivada a criação de conteúdos especializados sobre Gastronomia Sustentável em várias mídias, como TV, vídeos na internet e publicações especializadas, com o objetivo de divulgar a ação junto aos profissionais do setor e à sociedade em geral. “A meta número 1 da iniciativa sempre será a de gerar um amplo debate sobre o tema sustentabilidade, multiplicando a consciência ambiental em todos os setores da sociedade”, enfatiza Sérgio Lerrer.


Para auxiliar os restaurantes a alcançar uma gestão mais engajada com a questão ambiental, está nos planos da ação o lançamento de um guia com orientações gerais sobre sustentabilidade, envolvendo desde a construção, reforma, equipamentos e desenvolvimento de cardápio.

É importante destacar que, ao apresentar aos consumidores os restaurantes que respeitam a natureza, Gastronomia Sustentável deverá gerar, ainda, uma nova e importante forma de avaliação por parte do público na hora da escolha do local onde saborear as refeições: o comprometimento de cada estabelecimento com o meio ambiente.
 
Divulgação: 18 Cinema e Marketing – Ação: Gastronomia Sustentável – Tel.: (11) 4063.7906 / 4169.7156 / 8175.0821
Site www.gastronomiaverde.com.br


CW Consultoria de Comunicação: Telefones (11) 3338-1180 ou (11) 8181-2022
Cecília Schonenberg –  cwconsult@cwconsult.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR