Pela decima primeira vez, Minas tem o privilégio de sediar o Encontro da Hotelaria Mineira, evento que se tornou fundamental para a hotelaria. Um espaço privilegiado para o debate de importantes assuntos do segmento, além de ponto de encontro de quem quer expor, comprar, vender, conhecer as novidades do setor e degustar a deliciosa gastronomia hoteleira.
O Encontro Mineiro de Hotelaria e Gastronomia, tendo a frente o Sr. Marcos Valerio Rocha, acontece nos dias 21 e 22 de maio no Independência Hotel & Eventos, em Juiz de Fora (MG). Este é o maior evento no gênero no estado de Minas Gerais. Promovido pela FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e realizado pela empresa Mensagem & Imagem Consultoria e Eventos com parceria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora. Conta ainda com o apoio da Fecomércio Minas Gerais / Sesc – Senac e da CNC — Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo .
Participam do evento empresários, profissionais e estudantes de hotelaria, turismo e gastronomia.
Fazem parte do evento, além das palestras, uma mostra de produtos e serviços para os meios de hospedagem e o Festival Gastronômico, com receitas especialmente elaboradas pelos chefs de alguns dos principais hotéis de Minas Gerais.
A cerimônia de abertura contou com a presença de vários hoteleiros de diversas partes do estado de Minas Gerais e autoridades públicas como: João José Ferreira Alves, Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora, Amaro Gadben, Diretor da FBHA, Sérgio Rodrigues, Vice-prefeito de Juiz de Fora, Renata Tófolli, Diretora de marketing da Secretaria de Turismo de Minas Gerais, Fernando Cabral, Presidente da Prominas, entre outros. A banda Musical do 2º Batalhão da Polícia Militar de Juiz de Fora, Dois de Ouro, comandada pelo Sub-tenente Paulo César abriu a cerimônia tocando o Hino Nacional Brasileiro, assim como tocou grandes hits internacionais.
?
Dos discursos, o que mais chamou atenção foi do Presidente do Prominas, Fernando Cabral que destacou o grande potencial que o Estado possui para atrair turistas com os nichos de mercado das cidades históricas, turismo religioso, ecológico, médico e a gastronomia. “Temos ainda um grande potencial para explorar os jogos no Estado e se não houvesse tanta hipocrisia, poderíamos legalizar para atrair turistas e fomentar a economia de muitas cidades, não só em Minas Gerais, como no Brasil”, enfatizou Cabral.
O Vice-prefeito de Juiz de Fora, Sérgio Rodrigues, destacou a privilegiada localização geográfica da cidade para atrair diversos tipos de eventos e que a hotelaria possui um excelente padrão de serviços a oferecer e desejou muito sucesso ao Encontro.
A primeira palestra do dia foi de Gustavo Syllos que possui passagens por grandes redes hoteleiras, como Accor, Slaviero e Pestana e atualmente é consultor. Syllos abordou sobre o tema tendências e indicadores econômicos de viagens e eventos corporativos. A sala onde aconteceu a palestra ficou lotada de profissionais do setor hoteleiro.
Syllos começou sua palestra destacando números que ilustram bem a importância do setor que movimenta cerca de US$ 1,3 trilhões no mundo e envolve várias cadeias produtivas como hotéis, aluguel de carro, viagens, cruzeiros, entre outros. Segundo Syllos, o crescimento do segmento alcança números relevantes e os volumes de vendas de viagens são mais significativos são a Europa, Ásia e Estados Unidos .
A importância dos canais de distribuição on line foi um ponto que Syllos enfatizou como extremamente importante para a força de vendas, pois 61% das reservas de viagens são feitas em tabletes e destacou as mudanças no sistema de google para identificar os sites. “Sites responsíveis que sejam acessados em smartphones hoje é a estratégia que o Google utiliza para colocar nos primeiros lugares do ranking. O uso do mobile faz parte do cotidiano no Brasil e representam 55% dos acessos a internet, então o hotel que não possui um site responsivo, perde uma grande força de vendas”, assegurou Syllos.
Investir em relacionamento com os hóspedes também foi destacado, pois Syllos aponta que cada estrelinha de avaliação de um hotel no TripAdvisor representa de 2 a 3% de impacto nas vendas. Outras estratégias de receitas também foram apontadas como o revenue management, gestão da reputação on line, inteligência de negócios e gestão de promoções.
A segunda palestra, de Ricardo Bezamat que discorreu sobre o tema Eficiência Energética: orientação e soluções técnicas.
Bezamat começou sua palestra destacando que neste ano já houve um aumento substancial de 70% nas contas dos usuários em razão de falta de gestão por parte do Governo Federal que segurou os aumentos no ano passado visando fechar os índices da inflação. “O Governo Federal fez de forma desastrada no ano passado uma redução nas contas de energia aos usuários mesmo sabendo dos problemas hídricos e que poderia ser utilizada as usinas termoelétricas. Com isto se criou uma dívida de R$ 33 bilhões com as concessionárias de energia elétrica e agora está sendo repassada aos usuários. A situação é mais preocupante que 2001 quando aconteceu a crise de energia elétrica no Brasil e até agora as autoridades ainda não querem divulgar para não criar alardes”, revelou Bezamat.
E como energia elétrica é um dos grandes custos nos hotéis, em alguns casos a maior despesa, Bezamat mostrou ao público presente que eliminar desperdícios e saber utilizar a energia de forma racional, já é uma maneira de reduzir custos. E segundo ele, o ar condicionado não é o vilão de consumo de energia elétrica, pois existem modelos eco eficientes disponíveis no mercado. “Inserir películas protetoras solares nos vidros das janelas é uma solução simples e eficaz que reduz os custos de energia, assim como a substituição dos sistemas de iluminação tradicional por led, mas é necessária que seja de qualidade para ter eficiência e durabilidade. A instalação de novas tecnologias até a adoção de práticas mais sustentáveis a partir de recursos naturais, como aquecimento por energia solar também são soluções eficazes”, justifica Bezamat que também apresentou algumas alternativas de parceria em financiamento de projetos de redução de energia.
Marco Túlio Quina, Diretor da Real Hotéis, empresa especializada em consultoria, gestão e projetos hoteleiros encerrou o primeiro dia com a palestra sobre hotelaria independente
.
Quina começou sua palestra mostrando um panorama da hotelaria do passado destacando o baixo custo de operação, ganhos satisfatórios, não era necessário fidelizar os clientes e a oferta era somente em agências e guias, pois não existia canais de comunicação na web. “E este passado não é tão distante assim, o retrato é de 15 a 20 anos atrás. Hoje a hotelaria é completamente diferente. O custo é elevado, os ganhos reduzidos, o custo é alto para fidelizar os clientes, as ofertas são variados e existem vários canais de comunicação, como a internet que faz uma avaliação interativa das informações do hotel no mundo inteiro”, lembra Quina.
E uma pesquisa do TripAdvisor que aponta como o hóspede escolhe os hotéis foi lembrada por Quina. “Preço é a primeira opção para a escolha do hotel seguido pelas avaliações e pontuações de sites especializados, wi-fi e café da manhã gratuito e serviços de quarto também impacta nesta escolha”, avaliou Quina.
Dentro desta mesmo palestra foi participou José Carlos Branco, Gerente geral do Independência Trade Hotel que destacou que a hotelaria independente é mais flexível em relação a redes hoteleiras que possuem decisões mais engessadas. “Isto possibilita ganhos competitivos , serviços mais personalizados e tarifas mais flexíveis”, avaliou Branco.
Os hoteleiros de Caxambu, Amaro Gadbem e Raul Spinelli também participaram desta palestra. “A hotelaria antigamente oferecia serviços básicos aos hóspedes e isto era suficiente para agradá-los, mas hoje eles são mais exigentes. A distribuição hoje é o grande desafio do hotel independente e quem não domina as ferramentas modernas, não terá a performance necessária”, avaliou Gadbem. “Entender o comportamento do mercado é essencial, viver do destino é um complicador e ter uma logística para trazer os clientes fazem a diferença para a hotelaria independente, principalmente a de cidades do interior”, completou Spinelli.
Entre as marcas representadas no evento, estão: Saga Systems, Harus, Girbau, CM Net / Bematech, Teka, Consul, Brastemp, Tomberlin, Wall System, APP Hotel, Ppienk Cozinhas, Segafredo, Armarium, Masterline, Crismoe, Sealy, Electrolux, Estofados Jardim, Breeze secadores de cabelo, Porto Guardanapos especiais, Avatim, Silux, Servcom e Onity.
FOTOS DO EVENTO
Cadastro para o evento
Solenidade de abertura
Apresentação das autoridades presentes
Banda Musical do 2º Batalhão da Polícia Militar de Juiz de Fora que tocou o hino nacional
Sr. Marcos Valerio Rocha da FBHA-MG e criador do evento
Palestra de Gustavo Syllos sobre tendências e indicadores econômicos de viagens
e eventos corporativos
Ricardo Bezamat que discorreu sobre o tema Eficiência Energética: orientação
e soluções técnicas
Palestra de Marco Túlio Quina sobre hotelaria independente
Estande da Saga Systems
Estande da Servcom
Estande do Grupo Harus com a representante para MG, Clotilde Presotto
Gisele Dester, representante comercial hoteleira
Estande da Girbau com Carlos Henrique Lopes
Estande da AppHotel