15° Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

por migracao

fiogf49gjkf0d

15° Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes


A edição 2012 do evento traz como tema central uma expedição gastronômica por seis estados brasileiros


O 15° Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, em Minas Gerais, um dos eventos de gastronomia mais importantes do país acontece este ano entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro. O tema desta edição é a riqueza da gastronomia brasileira e seu potencial econômico. Para isso o Festival realizou entre os meses de abril e junho a Expedição Gastronômica Brasileira que percorreu seis estados, realizando um mapeamento das cadeias produtivas, desde o produtor aos chefs.


A expedição foi em busca da diversidade de ingredientes regionais e conferiu de perto a história, tradições e dedicação dos produtores, além de provar receitas únicas que compõem o patrimônio gastronômico nacional. O conteúdo obtido durante as viagens será publicado em um livro com texto da jornalista especialista em gastronomia Guta Chaves, que será lançado durante o Festival. A pesquisa também foi documentada em fotos, vídeo e diários de bordo e está disponível no site www.culturaegastronomia.com.br.


Durante os dez dias de evento, como de costume, toda a cidade de Tiradentes entra no clima do Festival que se divide entre os disputados festins – jantares especiais preparados por chefs brasileiros e internacionais que acontecem as sextas e sábados – e atividades gratuitas como cursos, workshops, degustações, shows, exposições e teatro. Os restaurantes, considerados os melhores de comidas típicas de Minas Gerais, também preparam pratos especiais em comemoração ao evento.


Entre os destaques dos festins dessa edição, está o chef espanhol Jordi Roca do Restaurante El Celler de Can Roca em Girona, Catalunha, na Espanha, eleito o segundo melhor restaurante do mundo pela revista britânica “Restaurant”. Designado “o confeiteiro”, Roca produz uma gastronomia de sentidos e é especializado na “cozinha da fumaça”. Audacioso, movimentou o cenário gastronômico internacional com os perfumes comestíveis: sobremesas que remetem a aromas de fragrâncias famosas como Calvin Klein, Gucci e Channel.


A Expedição Gastronômica também compõe os Festins, dois chefs, um de cada estado, irão preparar em conjunto um menu especial. Pernambuco e Amazonas serão representados pelos chefs André Saburó (Taberna Japonesa Quina do Futuro) e Felipe Schaedler (O Banzeiro); Rio de Janeiro e Ceará por Kátia Barbosa (Aconchego Carioca) e Marco Gil (Sah) e Minas Gerais e Rio Grande do Norte por Ivo Faria (Gosto com Gosto) e Tadeu Lubambo (Camamo).


O Festival foi buscar também o melhor da alta gastronomia no Chile, Venezuela e Peru. Participam do evento os chefs Matias Palomo (Sukalde) e Tomás Olivera (Restaurant Casamar) de Santiago; Sumito Estévez (Sumito) e Nelson Méndez (Biarritz) de Caracas e Diego Muñoz (Astrid & Gastón) e Virgilio Martínez (Central Restaurant), de Lima.


Uma novidade desta edição será a feira livre, que contará com exposição e venda dos produtos regionais encontrados durante a expedição. Os chefs dos respectivos estados irão preparar pratos utilizando ingredientes típicos, que serão vendidos a preços populares.


A Programação cultural assim como a gastronômica segue a temática da expedição e inclui grupos musicais, artistas de teatro e circo dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas. Apresentações de chorinho, MPB, jazz e outras músicas instrumentais também fazem parte da programação e são gratuitas.


Com ruas de pedra, arquitetura colonial e monumentos históricos Tiradentes é ideal para ser percorrida a pé, sem pressa.  A charmosa cidade também se destaca no artesanato e decoração, com a fabricação de móveis rústicos e esculturas em madeira.


O Festival
Criado em 1998 com intuito de reunir chefs e artistas conceituados, o Festival é considerado um dos maiores eventos de alta gastronomia do país. Nas edições anteriores, passaram por lá profissionais estrelados de diversas partes do mundo como Espanha, França, Itália, China e Japão.


Além de promover o turismo, o Festival vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento da histórica cidade mineira. Tiradentes vem recebendo cada vez mais investimentos do evento e de outros parceiros, principalmente nas partes de infraestrutura e preservação.


Nesta edição mais uma vez parte da renda dos jantares irá ser doada para a contratação do Plano Viário da cidade, que tem como objetivo ordenar o trânsito, o fluxo de veículos leves e pesados e aprimorar a qualidade das vias, ruas e estradas.


Em 2012, a construção dos espaços foi idealizada com material reciclado, além da implantação de coleta seletiva de lixo durante todo o festival. Os banheiros químicos foram substituídos por contêineres ligados diretamente a rede de esgoto. Todas essas medidas foram em função da preocupação ambiental.


O evento tem patrocínio e apoio  de empresas como, Bradesco, Nestlé, Fiat, Verdemar e Bassi.


FÓRUM SENAC DE GASTRONOMIA E ESCOLA SENAC
Espaços onde são realizados cursos, workshops, degustações, debates e mesas redondas com críticos e especialistas da área sobre diversos temas. Entre os convidados desta edição, está o chef Alex Atala do restaurante DOM que participa do debate “Fraternidade Sul Americana” ao lado do chefs sul americanos que comandam os festins.


Os chefs Eduardo Avelar, Eduardo Maya, Mônica Rangel, Ivo Faria e Beth Beltrão compõem a mesa redonda “Cozinha Mineira – Uma Janela para o Mundo”. As aulas são gratuitas e tem duração de uma hora, as inscrições devem ser feitas previamente.


PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA


FORUM SENAC DE GASTRONOMIA E ESCOLA SENAC
Espaços onde são realizados cursos, workshops, degustações, debates e mesas redondas com críticos e especialistas da área sobre diversos temas. Entre os convidados desta edição, está o chef Alex Atala do restaurante DOM que participa do debate “Fraternidade Sul Americana” ao lado dos chefs sul americanos que comandam os festins.


Os chefs Eduardo Avelar, Eduardo Maya, Beth Beltrão, Mônica Rangel e Ivo Faria compõem a mesa redonda “Cozinha Mineira – Uma Janela para o Mundo”. As aulas são gratuitas e tem duração de uma hora, as inscrições devem ser feitas previamente.




 

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR