A comemoração de uma grande safra

por migracao

fiogf49gjkf0d

A comemoração de uma grande safra


20ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2012 foi marcada por momentos emocionantes e pela consagração de um grande ano para os vinhos brasileiros


Apreciadores de todo o Brasil e do mundo, mulatas, a bateria da Escola de Samba Vai-Vai, momentos emocionantes e os 16 vinhos mais representativos da safra 2012. A Avaliação Nacional de Vinhos, realizada neste sábado, dia 29, mostrou toda a exuberância e qualidade do que promete ser uma das melhores safras de todos os tempos. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento, que desde 1993 serve como parâmetro para a evolução dos vinhos brasileiros, bateu todos os recordes. Foram 850 apreciadores de 20 estados brasileiros e oito países, que assistiram e degustaram na taça o resultado da análise de 387 amostras inscritas por 70 vinícolas de sete estados.


Quando os 90 alunos de Viticultura e Enologia entravam no auditório para fazer o serviço do vinho, o silêncio tomava conta do ambiente. A cada amostra degustada às cegas, um comentário era feito por um dos especialistas convidados. O 16º comentarista foi sorteado entre o público. O privilégio foi de Filipe Müller, de Santa Maria. Conforme o evento ia avançando, a expectativa aumentava. Todos queriam conhecer os 30% mais representativos e, dentre eles, quais os 16 vinhos selecionados para o dia. Para cada amostra servida, 90 garrafas eram utilizadas, o que resultou em 1.440 garrafas.


O presidente da ABE, Christian Bernardi, destacou os 20 anos da Avaliação e sua relação com o processo de evolução do vinho nacional. Ele também falou do lançamento da 4ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, lançada pela entidade em 2009 para suprir uma demanda existente no âmbito técnico, e que foi entregue a cada um dos participantes da Avaliação. A conquista da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos foi enfatizada por Bernardi, que parabenizou os produtores do roteiro e chamou a atenção dos demais para seguir o modelo. Por fim, o presidente da ABE comemorou a conquista de mais um passo no processo da regulamentação da pofissão de enólogo no país.


No final do evento, passistas, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e integrantes da bateria da Escola de Samba paulista Vai-Vai tomaram as atenções para si. A agremiação, que no Carnaval 2013 levará para um dos maiores eventos do Brasil a história e encantos dos vinhos brasileiros, transformou expressões nos rostos concentrados do público e gerou um reboliço no pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.


Troféu Vitis 2012
A jornalista Sílvia Mascella da Rosa e o engenheiro agrônomo Jaime Lovatel foram os homenageados com o Troféu Vitis na categoria Amigo do Vinho Brasileiro e Enológico, respectivamente. “Continuem fazendo história que eu vou continuar contando”, disse Sílvia. A ABE aproveitou o momento para prestar uma homenagem póstuma a seu ex-presidente, enólogo Cleber Andrade, instituindo o Troféu Vitis (in memorian), que foi entregue à família de Andrade.


OS 16 VINHOS REPRESENTATIVOS DA SAFRA 2012
Categoria: Vinho Base Para Espumante
1. Vinho Base Espumante – Chardonnay – Domno Do Brasil
2. Vinho Base Espumante – Chardonnay/Pinot Noir – Vinícola Miolo
3. Vinho Base Espumante – Chardonnay/Pinot Noir – Vinícola Geisse


Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático
4. Chardonnay – Luiz Argenta Vinhos Finos
5. Chardonnay – Vinícola Góes & Venturini
6. Chardonnay – Cooperativa Vinícola Nova Aliança
7. Chardonnay – Basso Vinhos e Espumantes


Categoria: Branco Fino Seco Aromático
8. Moscato Bianco R2 – Vinícola Perini


Categoria: Tinto Fino Seco Jovem
9. Gamay – Vinícola Salton


Categoria: Tinto Fino Seco
10. Teroldego – Don Guerino
11. Merlot – Vinícola Almaúnica
12. Cabernet Sauvignon – Guatambu Estância do Vinho
13. Cabernet Sauvignon – Cooperativa Vinícola Aurora
14. Marselan- Casa Valduga
15. Tannat – Antonio Dias Vinhos Finos
16. Tannat – Vinícola Almadén


Fotos: Gilmar Gomes


Divulgação: Conceito Comunicação – Tel.:: (54)3052.0066 / 9151.0006
Lucinara Masiero – conceitocom@conceitocom.com.br
www.conceitocom.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR