A Mantiqueira e o campo nas taças do Botanique Hotel & Spa

Botanique Hotel & Spa

 

Hotel cravado na serra da Mantiqueira, no Triângulo da Serra, lança carta de drinks com insumos da região. Conheça também as tendências que irão marcar a coquetelaria em 2020.

Contar histórias através de ingredientes e diferentes regiões, e transformá-las em drinks originais ou clássicos é o que hoje move bartenders, na busca de elevar a coquetelaria ao seu merecido lugar de destaque. De meros coadjuvantes, coquetéis passam a ser protagonistas em bares do mundo inteiro. Não é diferente no Botanique Hotel, na Mantiqueira, que acaba de lançar sua nova carta de drinks com clássicos e autorais, muitos deles utilizando insumos colhidos das 350 caixas de hortas ao redor da propriedade.

“É literalmente dentro do conceito “foraging” que leva para as receitas ingredientes colhidos no dia, que baseamos nossa carta de drinks”, conta Fernanda Ralston Semler, idealizadora do Botanique. Ela acrescenta que a Mixologia é a 12acuradoria do hotel, que recebeu outras tantas nos quesitos Amenities, Águas, Arte, Design, Gastronomia e Música, apenas citando algumas.  “Contamos com a expertise da Shakers, que traduziu o conceito pós-luxo que ancora todo o hotel, e que portanto também deveria estar presente em nossos coquetéis”, completa Fernanda.

Literalmente “do campo para as taças”, os novos drinks ganham frescore perfume como o Rosato Mio, que leva Ramazzotti, espumante e manjericão roxo da horta, ou o G&T Botanique, com lavanda colhida na hora, ou a Cachaça Julep, com hortelã da horta e xarope de açúcar, e o Expresso Martini, que leva vodka, licor de café, xarope artesanal de açúcar, grãos de café e café expresso, do blend exclusivo criado para o hotel.

Cachaças, por sua vez, ocupam lugar de destaque no bar do Botanique, onde o hóspede ou visitante encontra rótulos brasileiros dos mais seletos, e que perfumam drinks como a Cachaça Sour, com suco de limão fresco siciliano, xarope artesanal de açúcar, e clara de ovo pasteurizada desidratada. É também com twist de limão siciliano da horta o French 75, com espumante , xarope artesanal de açúcar e gin.

Como já era de se esperar, o gin, continua exercendo sua soberania entre as bebidas da vez, e está presente na carta em receitas como o Cucumber Gimlet, com Gin, suco de limão Tahiti, pepino, xarope artesanal de açúcar e lâmina de pepino. Ou no GT&Harmonizações, que usa um buquê de especiarias como zimbro, manga desidratada, pimenta rosa, limão siciliano, limão tahiti, lavanda e alecrim; no Tea&Tonic, com chá de frutas vermelhas; e no Gin&Tonic, que convida o hóspede a montar sua bebida a gosto, escolhendo os botânicos de uma caixa de especiarias a seu dispor.

A carta inclui ainda o Whisky Collins, à base de Bourbon, suco de limão siciliano, angostura, xarope de açúcar ½ lua de laranja Bahia, cereja amarena e club soda, e o Amaretto Sour, com licor de Amaretto, Bourbon, suco de limão siciliano, xarope artesanal de açúcar,  e clara de ovo pasteurizada desidratada.

Alguns drinks sem álcool como o Leite de Amêndoas e o Chá de Hibisco também estão disponíveis, ao lado de clássicos que foram mantidos da carta anterior como Bloody Mary, Cosmopolitan, Dry Martini, Manhattan, Mojito, Negroni, Caipirinhas, Caipiroskas e Saqueirinhas de frutas e Aperol Spritz.

Sobre a Shakers

A sócia Eliana Tomaselli conta que a Shakers nasceu dos encontros de seu marido João Ronaldo Lopes Sarto, em 1997, quando ele organizava “esquentas” com outros dois amigos antes das baladas e preparavam drinks variados, sem imaginar que aquilo iria virar um negócio. O pai de um deles viu a oportunidade e estimulou os meninos a alugarem uma sala. Foi aí que nasceu a primeira empresa brasileira de bar inscrita na junta comercial e que hoje atua em diversos segmentos – dos eventos sociais, a festas universitárias e eventos corporativos, e que conta com equipe sólida, com um diferencial que Eliana aponta como a grande vantagem da Shakers: o de criar propostas únicas e customizadas para cada empresa, sem jamais repetir um único projeto. Hoje ela comanda a empresa com o marido, depois de terem comprado a parte dos outros dois sócios.

Da coquetelaria ela só tem bons prognósticos para 2020: “O gosto do consumidor está se refinando e a coquetelaria está acompanhando esta mudança oferecendo drinks cada vez mais inusitados e cheios de criatividade. A tendência é usar muitos ingredientes típicos das regiões, caso dos drinks que implementamos na carta do Botanique”, diz. Segundo ela, os chás não alcóolicos vêm com tudo em 2020, dentro dessa perspectiva de uma vida saudável, mais evidente junto ao público jovem, mas o encanto etílico continuará em alta, com a informação do ingresso de pelo menos 400 milhões de novos consumidores de destilados, segundo o relatório “World Class : Future of Cocktails”.

“A coquetelaria no Brasil já está bem alinhada com a tendência mundial, embora as dificuldades de acesso a bebidas que ainda não são importadas atrapalhem um pouco. Só ano passado, por exemplo, é que chegou ao mercado o Ramazzotti, bebida que data de 1815, o Lillet, produzido em Bordeaux desde 1872, e o St. Germain Spritz, que são bases importantes na criação de bons coquetéis”, comenta.

Sobre o mixologista

Alan Konell, 35 anos, foi o responsável pela criação da nova carta de drinks do Botanique. Ele atua no ramo de alimentos e bebidas desde 2001. É biersommelier e Cervejeiro Profissional. É o mixologista da empresa Shakers, onde responde pela criação dos coquetéis e dos menus, faz a formação e aperfeiçoamento de bartenders. Professor graduado, também ministra cursos, aulas personalizadas, palestras e workshops.  Conquistou vários prêmios nacionais e internacionais, sendo reconhecido em vários países. Já participou de programas de televisão (Rede Record, Tv Cultura, Record News, entre outros) e em matérias de revistas e sites (Kaza Festas, Iate Chef, Nova, Festa Viva, Gosto, Espn Spring, entre outros).

Campeão Brasileiro de Coquetelaria Freestyle, com o melhor coquetel da competição. Em 2011 representou o Brasil no World Cocktail Competition (60º IBA Meeting) em Varsóvia na Polônia nessa modalidade.

Formado em Coquetelaria Internacional pela IBA (International Bartenders Association) e membro da mesma, além de outras especializações de âmbito nacional e internacional. Entre elas, especializou-se em Mixologia Molecular na Argentina. Realizou o curso de Spirits & Mixology nos Estados Unidos, ministrado por Dale Degroff (consagrado mixologista) e equipe. Já na Polônia participou de Master Classes aplicadas por renomados mixologistas franceses.

Tendências apontadas por Konell para a Coquetelaria em 2020

  • Destilados Botânicos (não precisam necessariamente ter zimbro na composição)
  • Coquetéis sem álcool, pouco alcóolicos e veganos
  • Coquetéis retrô (repaginando clássicos)
  • Bebidas maturadas em barris de madeira
  • Highball
  • Ingredientes Regionais
  • Bebidas amargas continuarão tendo cada vez mais aceitação
  • Sustentabilidade observada em praticas em bares e junto à produtores de bebidas
  • Mixers e outras bebidas diretamente servidas das torneiras de bares

 

SERVIÇO:
Botanique Hotel & Spa
Endereço: Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 Bairro dos Mellos
Campos do Jordão – SP
(12) 3662.5800
Reservas: (12) 3662.5800 ou reservas@botanique.com.br

Divulgação: LPB - Lucia Paes de Barros - Assessoria de Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR