ABS-RS forma 37 profissionais em cerimônia no Spa do Vinho

Spa do Vinho

 

Evento ocorrido na noite do último sábado, 1° de junho, reuniu autoridades e profissionais ligados ao setor vitivinícola

A Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) formou mais 37 profissionais em cerimônia ocorrida no último final de semana, no Spa do Vinho. Depois de oito meses de muito aprendizado, a turma 8 se formou com 100% de aproveitamento. “Todos os 37 alunos foram aprovados. Apenas quatro turmas conseguiram essa conquista: a 1, a 2, a 4 e agora a 8”, informa o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr.

Os formandos são provenientes de diversas partes do país. Além do Rio Grande do Sul, tinham alunos de São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná. Ao todo, eles tiveram que passar por sete módulos, com 112 horas de aula, realizadas em tradicionais vinícolas da Serra Gaúcha.

Com aulas ministradas pelos mais experientes profissionais do ramo no Brasil, o curso proporcionou um abrangente conhecimento sobre vinhos do mundo todo. “Estamos com 271 sommeliers formados e já nesta sexta-feira iniciaremos mais uma turma”, comemora o presidente. “Esta turma soube equilibrar muito bem o aprendizado com a diversão que é fazer um curso sobre vinhos”, destaca.

A melhor aluna foi Alberto Naiditch. Já a oradora da turma foi Marília Bortolon, que destacou em seu pronunciamento “Esta turma foi tão marcante que seis alunas, agora sommeliers formadas, fizeram uma tatuagem para celebrar pra sempre a turma 8”. E o aluno destaque nas provas de degustações às cegas foi Lucas Simões.

O evento contou com a presença do secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto, representando o prefeito da cidade que é conhecida como a capital nacional do vinho; e das Soberanas da Fenavinho, Bárbara Bortolini,  Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso.

Mais sobre o curso

O diploma do curso é emitido em parceria com a ABS-SP e conta com a chancela da ASI (Association de la Sommellerie Internationale), sendo válido em todo o território nacional. Nas aulas, são repassados os mais importantes conhecimentos do mundo do vinho, passando por noções básicas de degustação, harmonizações, vitivinicultura, além de estratégias de consumo e de comunicação com os clientes. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar da programação nas vinícolas parceiras, permitindo uma experiência única entre conhecimento e prática.

O sommelier

O sommelier é o responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e prova do vinho antes que o mesmo seja servido ao cliente. A profissão foi regulamentada no Brasil através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas.

Fotos: ABS-RS/Divulgação

Divulgação: .Doc Assessoria de Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR