Aeroporto do Galeão adota sistema de videomonitoramento de padrão internacional

Aeroporto do Galea?o

 

Câmeras de última geração elevam o padrão de segurança na principal porta de entrada para o turismo no Rio de Janeiro

O Aeroporto Tom Jobim, ou RIOgaleão, avalia positivamente o investimento realizado num novo sistema de videomonitoramento composto por câmeras da fabricante sueca Axis Communications, com resolução HD e Full HD, capazes de flagrar detalhes como as informações de um crachá ou o número de um avião na pista de pouso e decolagem.

O novo projeto de segurança foi instalado nas áreas mais sensíveis, como calçadas, controle de bagagem, controle de raios-X e no fluxo principal de passageiros. Ao todo, o aeroporto conta de mais de 820 câmeras Axis.

Passageiros e visitantes são monitorados antes mesmo da entrada nas instalações do Riogaleão, e com recursos presentes em alguns dos maiores aeroportos do mundo. Na área das calçadas, por exemplo, há câmeras equipadas com tecnologia Lightfinder, que fornecem imagens coloridas no escuro ou com muito pouca luz.

As novas câmeras estão sendo utilizadas desde Agosto de 2016 pela equipe do Aeroporto na identificação de suspeitos e acompanhamento da movimentação dentro dos limites do Galeão e em áreas próximas. Caso necessário, as imagens, que são digitais, também podem ajudar outros órgãos de segurança, como Polícia Federal, Exército ou Esquadrão Anti-Bomba.

Além de atenderem às necessidades de segurança, as imagens ganharam um propósito mais amplo: atuar positivamente na experiência dos passageiros. “As câmeras têm sido utilizadas em operações simples – como um passageiro que perdeu o ticket de estacionamento. Nós pudemos acompanhar o caminho do passageiro pelo aeroporto, por onde ele passou e apontar onde ele perdeu o ticket”, exemplifica Bernardo Hoelz, Coordenador de Datacenter do RioGaleão.

Na área de pousos e decolagens, foram instaladas câmeras com resolução 4K (equivalente a quatro vezes a resolução Full HD). Essa qualidade permite ampliar qualquer parte da cena para conseguir imagens nítidas de áreas amplas com fins de investigação.

Algumas áreas menos críticas do aeroporto seguem sendo monitoradas pelo legado de câmeras herdado da administração anterior. Esses equipamentos serão substituídos por câmeras Axis ainda este ano, como uma continuação do projeto, segundo Antônio Nóbrega, Gerente de Infraestutura de TI e Telecom.

O projeto de videomonitoramento do Galeão, que também conta com software da ISS, parceira da Axis, foi implementado pela Ziva Tecnologia e Soluções com foco na qualidade dos produtos, na escalabilidade da solução e nos benefícios de longo prazo, como a baixa necessidade de manutenção.

Divulgação: Tropico Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR