Alexandre Sampaio participa da mesa de abertura do CBRATUR sobre os impactos dos megaeventos esportivos na indústria do turismo.

por migracao

fiogf49gjkf0d

Alexandre Sampaio participa da mesa de abertura do CBRATUR sobre os impactos dos megaeventos esportivos na indústria do turismo.
 
 
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, representou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na mesa de abertura da 12º edição do Congresso Brasileiro da Atividade Turística (CBratur), realizado no dia 1º. de dezembro na Câmara dos Deputados, em Brasília. Além de Sampaio a sessão inicial do encontro contou com a presença do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, com o secretário do Ministério dos Esportes, Valdemar de Souza, o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Marco Maia, a presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputada Professora Raquel Teixeira, o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, George Gustavo de Mello, e a dirigente Estadual do Turismo do estado de Amazonas, Oreni Braga.


Alexandre Sampaio relacionou os serviços e programas desenvolvidos pelo Sistema CNC-SESC-SENAC em prol do turismo. “O CBratur é apoiado desde o inicio pela CNC-SESC-SENAC, que tem, por exemplo, programas como o PSG (Programa Senac de Gratuidade), resultado de um protocolo firmado entre o SENAC e o Governo Federal em 2008, e que significa educação profissional de qualidade para que milhares de trabalhadores capacitados possam atender a essa grande demanda para os eventos de 2014 e 2016, nas áreas de gastronomia, hotelaria e outras” explicou Sampaio.


O evento reuniu parlamentares e representantes do setor do turismo em quatro painéis de discussão sobre o desenvolvimento da atividade turística nacional e teve como tema central: “Os impactos dos megaeventos esportivos na indústria do turismo”. O primeiro painel foi conduzido pelo Ministro do Esporte, Orlando Silva, tendo como tópico para debate “Esporte e turismo, indústrias paralelas e complementares”.


As discussões ressaltaram a ação conjunta do governo com empresários e entidades representativas do turismo com o objetivo de garantir retorno social e econômico para o setor durante e após a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O ministro Luiz Barretto argumentou que o sucesso e a responsabilidade pela realização dos eventos são compartilhados entre o poder público e a iniciativa privada.


Foram tratadas as quatro questões básicas de relevância visando a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016, sendo elas a infraestrutura turística e promoção internacional, sistema aeroportuário, segurança e ainda, no que diz respeito ao setor hoteleiro e alimentação, a qualificação profissional.
A FBHA mantém duas iniciativas de capacitação profissional em parceria com o Ministério do Turismo os programas Qualifica Brasil e Profissional Bom de Copa, que visa a criação e requalificação de mão de obra para mais de 8 mil profissionais a serem capacitados para os dois megaeventos, com inicio já em janeiro 2011.


Estavam presentes também Eraldo Alves Cruz, chefe da Assessoria de Turismo e Hospitalidade da CNC e vice-presidente do Conselho de Turismo da entidade, os parlamentares deputado Afonso Hamm, deputado Albano Franco, Deputada Lídice da Mata, Sílvio Torres, empresários, estudantes e profissionais do setor.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR