Aliados do planeta

por migracao

Aliados do planeta
Por Carolina


Reciclagem de lixo e de óleo nas cozinhas profissionais – atitudes que podem transformar o chef em herói


Um renomado empresário brasileiro tem um prognóstico pouco animador para o profissional de cozinha. Ele diz que a moda (e o estrelato) em torno dos donos do toque blanche está com os dias contados. Acha que o chef corre o risco de passar de herói a vilão em pouco tempo, e o motivo está na falta de compromisso de muitos deles com o planeta. Não precisa ser um expert para saber que as cozinhas podem ser péssimos exemplos de sustentabilidade. Óleo de cozinha e lixo são alguns dos “problemas” de um restaurante. Atentos a isso muitos estabecimentos já se conscientizaram que mudanças são necessárias e têm entrado de cabeça em projetos de sustentabilidade.


Se apenas 1 litro de óleo doméstico descartado no ralo contamina 1 milhão de litros de água, imagine o que não faz todo o material usado nas cozinhas profissionais se despejados da mesma maneira? Essa quantidade de água seria suficiente para o consumo – banho e comida – de uma pessoa por 40 anos. Quando descartado de forma incorreta, o produto causa entupimentos e algumas vezes chega a romper as redes de coleta, o que exige uso de substâncias químicas altamente tóxicas para conseguir desentupi-las. Além disso, causa danos irreparáveis, se jogado em rios, lagos e córregos, pois os detritos não permitem a oxigenação da água, assim como a entrada de luz, criando uma camada gordurosa em suas margens, o que concorre significativamente para as enchentes.


Uma tragédia que chefs mais conscientes conseguem evitar com gestos simples.


” O que você faz na cozinha reflete no mundo”, diz a renomada chef Bel Coelho.
“O mesmo litro de óleo usado para preparar deliciosas receitas pode contaminar um milhão de litros de água se não for jogado fora corretamente. Isso equivale ao consumo de duas pessoas durante sete anos.


A poluição da água pelo óleo encarece o tratamento de água em quase 50%, emite gases que causam o efeito estufa e entope tubulações, causando enchentes e prejuízos para o seu bolso. Portanto, quando o óleo não puder mais ser aproveitado, coloque-o em uma garrafa pet e leve a um dos mais de 150* postos de coleta espalhados pelo Brasil.” continuou a Chef Bel Coelho.


O óleo que utilizamos na fritadeira é fornecido para o Centro de Atenção Psicossocial de São Sebastião (Caps), diz o chef Eudes Assis, do restaurante Seu Sebastião, em Maresias, litoral de São Paulo.


Os pacientes do Caps aprendem a fazer sabão com o ingrediente reciclado, que é vendido para a comunidade. “Aqui, temos essa política desde o começo, o legal é que todos os funcionários abraçaram a causa e colaboram.”


Além do Caps, existem empresas especializadas na coleta de óleo de restaurantes. A Giglio é uma delas, que atende São Paulo e arredores. As casas interessadas devem entrar em contato e solicitar o serviço. Um tambor com o selo da Giglio é levado ao endereço e o caminhão de recolhimento passa regularmente, de acordo com o volume de óleo produzido pelo estabelecimento. O material é então tratado e transformado em produtos de uso doméstico. A empresa também entrega ao proprietário o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (Cadri), que comprova que o óleo daquele restaurante é entregue a uma empresa autorizada e não será jogado em lugares impróprios.


Um dos proprietários do restaurante paulistano Bacalhoeiro, Anselmo Neves também é adepto desse tipo de reciclagem.


Não custa nada separar, apenas um funcionário fica responsável por isso, diz o empresário.


O Bacalhoeiro tem contrato com a Lirium, empresa que possui bombas com capacidade para 50 a 200 litros, respeitando as normas da Vigilância Sanitária. A coleta é feita semanal, quinzenal ou mensalmente, de acordo com a necessidade do cliente. Em troca, deixam produtos de limpeza, para incentivar a ação. A Lirium atende todas as cidades da Grande São Paulo, ABC, litoral e interior do Estado.


Outra com atuação no recolhimento de óleo é a ONG Trevo, que atua com o restaurante La Mar, da cidade de São Paulo. O chef Fabio Barbosa se preocupa com o tema, e com razão: o consumo do produto na casa é enorme.


“Usamos 200 litros de óleo por semana, por isso a conscientização de que algo deveria ser feito veio naturalmente”, diz Fabio.


Lixo no lixo
Os malefícios do lixo também não são poucos. Há uma estimativa de que cada brasileiro gere 5 quilos de detritos por semana, ou seja, são 240.000 toneladas produzidas por dia no país, das quais apenas 2% são reciclados. Alguns atribuem a culpa da baixa porcentagem ao preço. A medida custa 15 vezes mais que apenas descartá-lo em aterros. Mas quando jogado sem o devido tratamento, o lixo libera substâncias poluentes que podem contaminar o solo, os lençóis freáticos e, consequentemente, poluir as águas. Uma garrafa de vidro de cerveja leva 4.000 anos para ser absorvida pelo meio ambiente. As latinhas de refrigerante, de 80 a 100 anos.


A baiana Tereza Paim e o recifense André Saburó deram uma solução diferente e divertida para esse problema em seus restaurantes, o Terreiro da Bahia, na Praia do Forte, no litoral da Bahia; e o Quina do Futuro, em Recife, respectivamente.


Compro os aromas e a soda cáustica. A cada 15 dias um dos funcionários leva o óleo para casa e faz sabão, que depois é distribuído entre eles, diz Tereza.


Ela também está atenta à questão do lixo. O orgânico é passado no triturador, o restante é lavado e separado entre metal, papel, plástico e vidro, para ser recolhido. Quem faz o trabalho é uma pequena cooperativa local, que cobra 50 reais por mês e chega a passar até quatro vezes por semana. As cascas de frutas e legumes também têm sido usadas para sucos diferentes que estão caindo no gosto dos fregueses.


Saburó resolveu reciclar dois ingredientes fundamentais para seu restaurante e doa escamas de peixe e hashis usados.


Trabalhamos em parceria com o projeto Flor do Lar, um grupo de artesãos da terceira idade que desenvolve trabalhos belíssimos, como anéis para guardanapos, flores, cortinas, diz.


Os hashis são lavados e secados e as escamas congeladas.


Há também muitas empresas especializadas em coleta de lixo. A 4R Ambiental é uma representante de peso. Atua no mercado há mais de 15 anos, atendendo a Grande São Paulo e tem algumas facilidades para seus clientes como a coleta vip, em que recolhem o lixo com carros especiais, que possam transitar em locais proibidos para veículos de grande porte. Os preços variam de acordo com a localização do estabelecimento.


Sabemos que a reciclagem de lixo, além de poupar o meio ambiente, gera empregos. Se podemos contribuir para o bem da comunidade, é assim que vamos trabalhar, diz o chef Manuel Messias, do restaurante carioca Tizziano.


Como ele, muitos já estão se movimentando para preservar o planeta. Se você ainda não faz parte desse time, confira em nosso site endereços e e-mails de empresas especializadas no assunto. O planeta agradece.


ONDE ENTREGAR O ÓLEO USADO
http://www.akatu.org.br/central/noticias_akatu/2008/onde-entregar-o-oleo-usado


Nordeste                                                                                                                                                   
Bahia
Porto Seguro
Creche Vó Jurema (SOS Anjos da Guarda)
Rua das Palmeiras s/nº – Arraial d’Ajuda
(73) 3575-1950
www.casavojurema.com.br


Salvador
Renove
(71) 9979-2504
www.renoveoleo.com.br


 
Pernambuco
Recife
Bumerangue Reciclagem
Rua Itaituba s/nº lote 78 – Jd Prazeres – Jaboatão dos Guararapes
(81) 3479-2677
bumerangueservicos@gmail.com


Saga Consultoria
Rua Conselheiro Portela, nº 665/202
(81) 3244-1312


Associação Meio Ambiente, Preservar e Educar (Amape)
Estrada do Arraial, s/nº em frente ao 4484
(81) 3268-7984
www.coletaseletiva.org.br


 
Centro-Oeste                                                                                                                                           

Distrito Federal

Brasília
Ecobras
SHIS QI 26 bloco B lojas 110 a 115
0800 – 6455151 (outros 2000 endereços no DF)
(61) 3367 5264
www.ecobrasbiodiesel.com.br



Goiás
Goiania
4 Elementos
Rua R18, n. 121, Setor Oeste, Goiânia
(62) 3098-1470
http://www.elementos4.altervista.org/


Anápolis
4 Elementos
(63) 3098-1470
http://www.elementos4.altervista.org/


Aparecida de Goiânia
4 Elementos
(64) 3098-1470
http://www.elementos4.altervista.org/


Sul                                                                                                                                                           

Paraná

Curitiba
Igreja Batista do Bacacheri
Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134
(41) 3363-0327


Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba
78 pontos do Câmbio Verde e 21 terminais de ônibus da cidade
(41) 3338-8399
www.curitiba.pr.gov.br


Praticamente todas as cidades do Estado
Procof
(42) 3027.7581 / (45) 3572.7581
www.vitare.ind.br


Londrina
Bothanica
Av. Harry Prochet, 1170
0800-400-0397 (informações sobre “ecopontos” na cidade)
www.bothanicaambiental.com.br


Pinhais
Alpharoma Óleos Essenciais
Rua Jose de Alencar, 443 – Vargem Grande
(41) 3667 4153



Rio Grande do Sul

Porto Alegre
Departamento Municipal de Limpeza Urbana
Os postos de recolhimento e horários de atendimento: De segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h, e ao sábados, das 8h às 12h:
– Belém Novo – Av. Juca Batista, 10400
– Câncio Gomes – Travessa Carmen, 111
– CAR Norte – Av. Bernardino Silveira Amorim esquina Bernardino Silveira Pastoriza
– Cavalhada – Av. Otto Niemeyer, 3206
– Coleta Seletiva – Av. Wenceslau Escobar , 1980
– Conceição – Rua Alberto Bins, sob a Elevada da Conceição
– Cruzeiro – Av. Caixa Econômica, 528
– Fátima – Rua Alfredo Ferreira Rodrigues, 975
– Freitas e Castro – Rua Profº Freitas e Castro, 95
– Gasômetro – Av. João Goulart, 158
– Humaitá – Rua José Aloísio Filho, 780
– IAPI- Av. Assis Brasil, 1715
– Ipanema – Av. Guaíba, 2027
– Lami – Rua Otaviano José Pinto S/Nº (Beco do Pontal)
– Lomba do Pinheiro – Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4401
– Niterói – Rua Niterói, 19
– Nordeste – Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 815
– Pereira Franco – Rua Pereira Franco, 135
– Porto Seco – Av. Plínio Kroeff, 752
– República – Rua da República, 711
– Restinga – Rua Rubens Torelli, 50
– Silva Só – Rua Silva Só esquina com Av. Protásio Alves, sob Elevada do Viaduto Tiradentes
– Tenente Alpoim – Rua José Luiz Rodrigues Sobral, 958
– Visconde do Herval – Rua Visconde do Herval, 945.


Postos com horários diversificados:
– Sede do DMLU: Avenida Azenha, 631, Bairro Azenha
Atendimento: Segunda – Sexta: 8h às 18h


– Comando Ambiental da Brigada Militar: Avenida Bento Gonçalves, 3.850, Bairro Partenon
Atendimento: todos os dias da semana, inclusive, domingos e feriados: 8h às 20h


– Departamento de Esgotos Pluviais – DEP: Rua Washington Luís, 215, Bairro Centro
Atendimento: Segunda – Sexta: 8h às 18h


– Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo: Rua Carlos Superti, 84 – Bairro Vila Nova
Atendimento: Segunda – Sexta (7h30min às 12h  e  13h30min às 22h)


– Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulina Moresco: Rua Thomé de Souza, 160 – Bairro Campo Novo
Atendimento: Segunda – Sexta: 8h às 17h


– Instituto São Judas Tadeu: Rua Dom Diogo de Souza, 100 – Bairro Cristo Redentor
Atendimento: Segunda – Sexta (7h30min às 12h  e  13h30min às 18h)


– Secretaria Municipal de Obras e Viação: Avenida Borges de Medeiros, 2244 – Bairro Cidade Baixa
Atendimento: Segunda – Sexta (8h30min às 12h  e  14h às 17h)


– FASC – Centro Regional Norte: Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200 – Bairro:Sarandi
Atendimento: Segunda – Sexta (8h às 12h e 13h às 17h)


– FASC – Módulo Farrapos
Rua Maria Trindade, 115- Bairro:Navegantes
Atendimento: Segunda – Sexta-feira (9h  às 17h30 min)


– FASC – Módulo Ilhas: Rua da Cruz, 05 –  Ilha Grande dos Marinheiros
Atendimento: Segunda – Sexta (9h às 12h e 13h30min  às 17h)


– Unidade Básica de Saúde Divina Providência: Rua Cananéia, 220 – Vila Jardim
Atendimento: Segunda – Sexta (8h às 17h)


– Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola (aberta de março a dezembro): Rua Monsenhor Rubem Weiss, s/nº – Loteamento Cavalhada
http://www.portoalegre.rs.gov.br/



Santa Catarina

Florianópolis
Universidade Federal de Santa Catarina (Programa Família Casca)
Bairro Trindade
(48) 3721-9000
www.ufsc.br


Posto Galo SL
Rua Jerônimo José Dias, 200 – Saco dos Limões
(48) 3333-5098
sl@postogalo.com.br


Posto Galo RT
Rodovia SC 405 – Km 6, 2953 – Rio Tavares
(48) 3237-4432
rt@postogalo.com.br


Posto Galo LA
Rua Henrique Veras do Nascimento, 270 – Lagoa da Conceição
(48) 3232-0156
la@postogalo.com.br


Posto Galo BA
Rua Jornalista Manoel de Menezes, 3007 – Barra da Lagoa
(48) 3232-3284
ba@postogalo.com.br


Posto Galo ES
Rua Eurico Gaspar Dutra, 865 – Estreito
(48) 3244-0057
in@postogalo.com.br


Posto Galo KO
Rua Almirante Lamego, 1076 – Centro
(48) 3225-4666
ko@postogalo.com.br


Posto Galo LA-BR
Av. Afonso Delambert, 240 – Lagoa da Conceição
(48) 3246-2466


Acif Regional Ingleses
Rua Intendente João Nunes Vieira 1683 – Ingleses
(48) 3269-4111
http://www.acif.org.br/projetos/view.php?cod=43#pev


CTRes Comcap
Rodovia Admar Gonzaga – Itacorubi
(48) 3334-1529
http://www.acif.org.br/projetos/view.php?cod=43#pev


Acadêmia Marcelo Amim
Rua Liberato Carionti,520 – Vilagem III – Lagoa da Conceição – Florianópolis/SC
(48) 3232-0939


Acif Regional Ingleses
Rua Intendente João Nunes Vieira 1683 – Ingleses – Florianópolis/SC
(48) 3269-4111
Pessoa para contato: Márcia/Lúcia


Acif Regional Canasvieiras
Rua Dr. João de Oliveira 743 – Canasvieiras – Florianópolis/SC
(48) 3266-2910
Pessoa para contato: Alzenir/Monique


Associação Ambientalista Comunitária e Espiritualista Patriarca de São José
Rua Nelso Leopoldo dos Santos, 500 – Vargem Grande – Florianópolis/SC
(48) 3269-5514
Pessoa para contato: Marisa


Bruxa da Ilha
Rua Laurindo Januário da Silveira, 604 – Canto da Lagoa – Florianópolis/SC
(48) 3232-21467
Pessoa para contato: Paulino


CEFET Unidade Continente
Rua 14 de julho, 150 – Coqueiros – Florianópolis/SC
(48) 3271-1418/3271-1419
Pessoa para contato: Angela


Colégio Santa Terezinha
Servidão Safira, 148 – Ingleses – Florianópolis/SC
(48) 3369-1893
Pessoa para contato: Lisiane


CTRes Comcap
Rodovia Admar Gonzaga – Itacorubi – Florianópolis/SC
(48) 3334-1529


Escola Praia do Riso
Rua Bento Goiá, 290 – Coqueiros – Florianópolis/SC
(48) 3348-3003
Pessoa para contato: Marilda


Floricultura Eden Garden
Rodovia Ademar Gonzaga, 3715 – Morro da Lagoa – Florianópolis/SC
(48) 3334-3810


Mercado e Sacolão Santinho
Est. Vereador Onildo Lemos, 1079 – Santinho – Florianópolis/SC
(48) 3369-3039


Posto Canasvieiras – Rede Alê
Av. das Nações, 139 – Canasvieiras – Florianópolis/SC
(48) 3266-32012


Posto Raio (Estreito)
Rua Santos Saraiva, 936 – Estreito – Florianópolis/SC
(48) 3248-1603 


Posto Raio (Kobrasol)
Av. Lédio João Martins, 1300 – Kobrasol – São José/SC
(48) 3247-2844 


Posto Raio (Cachoeira)
Rod. Luiz Boiteux Piazza, 2761 – Cachoeira do Bom Jesus – Florianópolis/SC
(48) 3284-5137 


Posto Raio (Ponta das Canas)
Rod. Luiz Boiteux Piazza, 4174 – Cachoeira do Bom Jesus – Florianópolis/SC
(48) 3284-1917


Posto Raio (da Ilha)
Av. Hercilio Luz, 715 – Centro – Florianópolis/SC
(48) 3025-7861


Posto Raio (Barreiros)
Rua Eliane Motta, 2000 – Barreiros – São José/SC
(48) 3258-8293


Posto Raio (Ressacada)
Rodovia SC 405, 375 – Costeira do Pirajubaé – Florianópolis/SC
(48) 3226-5226


Posto Galo SL (Saco dos Limões)
Rua Jerônimo José Dias, 200 – Saco dos Limões – Florianópolis/SC
(48) 3333-5098
Pessoa para contato: Sandro


Posto Galo RT (Rio Tavares)
Rodovia SC 405 – Km 6, 2953 – Rio Tavares – Florianópolis/SC
(48) 3237-4432
Pessoa para contato: Juliano


Posto Galo LA (Lagoa)
Rua Henrique Veras do Nascimento, 270 – Lagoa da Conceição – Fpolis/SC
(48) 3232-0156
Pessoa para contato: Adilson


Posto Galo LA-BR (Lagoa)
Av. Afonso Delambert, 240 – Lagoa da Conceição – Florianópolis/SC
(48) 3246-2466
Pessoa para contato: Evandro


Posto Galo BA (Barra da Lagoa)
Rua Jornalista Manoel de Menezes, 3007 – Barra da Lagoa – Florianópolis/SC
(48) 3232-3284
Pessoa para contato: Joster


Posto Galo ES (Estreito)
Rua Eurico Gaspar Dutra, 865 – Estreito – Florianópolis/SC
(48) 3244-0057
Pessoa para contato: Júlio


Posto Galo KO (Koesa)
Rua Almirante Lamego, 1076 – Centro – Florianópolis/SC
(48) 3225-4666
Pessoa para contato: Evandro


São José
EcoAmbiental
Rua Arthur Mariano, s/nº
(48) 3247-1556
ecoambiental02@yahoo.com.br


Posto Galo SH
Rua Gerôncio Thives, nº 1099 – Barreiros
(48) 3246-2466
sh@postogalo.com.br


Posto Galo JB
Rua Josué di Bernardi, 891 – Campinas
(48) 3241-0014
jb@postogalo.com.br


Subhadra’s Restaurante Natural
Praça Hercílio Luz,  177 – Centro Histórico – São José/SC
(48) 3247-5867


Palhoça
Posto Galo AR
Av. Bom Jesus de Nazaré, 2300
(48) 3342-0265
ar@postogalo.com.br



Sudeste                                                                                                                                              

Espírito Santo

Cariacica
Politintas
Rod BR 262, Km 4 – Campo Grande
(27) 3246-3201
falecom1@politintas.com.br


Guarapari
Politintas
Av Gov Jones dos Santos Neves, 2964, loja 1, Muquiçaba
(27) 3221-2222
falecom7@politintas.com.br


Vila Velha
Politintas
Avenida Carlos Lindenberg, 2340 – Lojas 12 e 13
(27) 3340-5711
falecom2@politintas.com.br


Politintas
Rua Luciano das Neves, 1152 – Centro
(27) 3289-1200
falecom5@politintas.com.br


Serra
Politintas
Rua São José, 304 – Jardim Limoeiro
(27) 3228-3499
falecom3@politintas.com.br


Vitória
Politintas
Avenida Leitão da Silva, 931 – Gurigica
(27) 3325-4541
falecom4@politintas.com.br



Minas Gerais

Viçosa
Rebusca – Ação Social Evangélica Viçosense
Av. P. H. Rolfs, 275 – centro
(31) 3891 3307


Rio de Janeiro

Volta Redonda
Prefeitura de Volta Redonda (Programa Ecoóleo)
Rua Vereador Francisco Evangelista Delgado, 1355 – São Cristóvão
(24) 3339-4226
http://www.portalvr.com/projetos/ecooleo.php


Rio de Janeiro e Grande Rio
Disque-Óleo
(21) 2260 3326
contato@disqueoleo.com.br


Rio de Janeiro
Secretaria de Meio Ambiente do Rio / Refinaria Manguinhos/ UFRJ
Cidade Universitária
(21) 2598-9242
(informações sobre outros postos na cidade)
prove.rj@gmail.com
www.ambiente.rj.gov.br/pages/sup_clim_carb/carbono_projetos/carbono_proj_prove.html


JW Dias Comércio de Óleo Vegetal e Gordura
R Sta Hilaire, 26 – Bonsucesso
(21) 2290-5517


Maricá
Instituto Ambiental Reciclar
Rua 116, lote 4 quadra 163 – Cordeirinho
(21) 2648-3758
www.iar.org.br



São Paulo

Grande São Paulo
Biobrás
Rua Cel. Souza Franco, 240 – sala 6 (Mogi das Cruzes)
(11) 4799-8199
www.biobras.org.br


ONG Trevo
(11) 3531-2116 / 6161-3867
www.trevo.org.br

LIRIUM Indústria e Comércio Ltda
Av. Guaraciaba, nº 268B – Sertãozinho  Mauá – S.P. – CEP 09370-840
(11) 4544-1024 / Fax: (11) 4544-1217
www.liriumreciclagem.com.br 


São Paulo e ABCD
Instituto Lótus
(11)3499-7384
www.oleodafraternidade.org.br


Instituto Triângulo
Rua João Ribeiro, 348, Campestre – Santo André
(11) 4991-1112
www.triangulo.org.br


ASSISBRAC
Rua dos Macucos, 14 – Parque dos Pássaros
Tel. (11) 4392.7492
www.assisbrac.org.br


LIRIUM Indústria e Comércio Ltda
Av. Guaraciaba, nº 268B – Sertãozinho  Mauá – S.P. – CEP 09370-840
(11) 4544-1024 / Fax: (11) 4544-1217
www.liriumreciclagem.com.br



São Paulo
Instituto Viva Melhor de Responsabilidade Socioambiental do Hospital Bandeirantes.
– Hospital Bandeirantes (prédio administrativo): Rua Galvão Bueno, 430.
– Associação Comercial de SP: Rua Galvão Bueno, 83.
– Associação Cultural e Assistencial da Liberdade: Avenida Liberdade, 365.
– Fundação Orsa: Rua Barão de Iguape, 900.
(11) 3345-2260


Parque Municipal São Domingos
Rua Pedro Sernagiotti, 125 – Parque São Domingos
(11) 3831-7083


Pão de Açúcar Borba Gato
Av. Santo Amaro, 5460


Pão de açúcar Brooklin
Av. Santo Amaro, 3271


Pão de Açúcar Ricardo Jafet
Rua Prof. Serafim Orlandi, 299


Pão de Açúcar Carneiro da Cunha
Rua Carneiro da Cunha, s/nº


Pão de Açúcar Portal
Rua Marechal Hastinfilo de Moura, 30


Pão de Açúcar Real Parque
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 13000


Pão de Açúcar Pedroso
Rua Pedroso, 215


Pão de Açúcar Santo Amaro
Av. Santo Amaro, 4530
0800-7-732-732
http://www.grupopaodeacucar.com.br/meioambiente/default_area.asp?idNoticia=6655&cod_area=13


Associação Nossa Escola
Rua Marques de Praia Grande, 115 – Vila Prudente
(11) 6965-9259  
www.anossaescola.org.br


Santos
Federação Bandeirante do Brasil – Núcleo Santos
Rua Jurubatuba, 157
http://movimentobandeirante.blogspot.com/

São Vicente
Secretaria de Saúde São Vicente
Rua Martim Afonso, 214 – Centro
(13) 3569-5700


Prefeitura Municipal de São Vicente
Todas as creches e escolas municipais
http://www.saovicente.sp.gov.br


Indaiatuba
Prefeitura de Indaiatuba (Projeto Biodiesel Urbano)
0800 7722195
www.indaiatuba.sp.gov.br


Campinas
Cidade dos Meninos / Apro-Cima
Praça XV de Novembro, 18 Cambuí
Rua Regente Feijó, 1483
(19) 3201-3020
www.cidadedosmeninos-sp.org.br


Santana do Parnaíba
Avemare (Associação Vila Esperança de Materiais Recicláveis) / Instituto Tamboré
Rua João Santana Leite, 417
(11) 4154-4190
contato@avemare.org.br


Diadema
BIOAUTO IND;COM
Av. Álvares Cabral, 680
(11) 4043-2125
www.bioauto.com.br


São José do Rio Preto
Microlins Franchising
Rua Antônio de Godoy, 3277 – Centro
(17) 3212 1530

Santo André
COOP
Av. Industrial, 2001 – Bairro Campestre
http://www.coop-sp.com.br


Sorocaba
COOP
Rua Padre Madureira, 255 – Bairro Árvore Grande
http://www.coop-sp.com.br


COOP
Av. Itavuvu, 3799 – Bairro Itavuvu
http://www.coop-sp.com.br


Lorena
Semear (Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Social)
todas as escolas municipais;Centro Unisal; Colégio São Joaquim; a FATEA; EEL-USP; ACIAL; Associação dos Engenheiros; Obelix Distribuidora de Água
(12) 31853518
http://www.lorena.sp.gov.br/semear/noticia.php?acao=1&id=1236


Itapecerica
ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais
Rua Felipe Carrillo Puerto, 96 – Próximo à 47ª Distrito Policial na Estrada de Itapecerica.
(11) 5823-4993


Pirassununga
FOCINHOS & CIA PET SHOP / Lirium
R. José Bonifácio, 1540 Bairro do Rosário
(19) 3562-6767


Aparecida
Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Aparecida e APAE – Aparecida
Rua Chico Palma, s/nº (próximo à Farmácia Popular e Estação de Trem)
0800-7700.793 ou (12) 3105-4469


Itu
COMAREI – Cooperativa de Recicláveis
(11) 4025-2590
www.itu.com.br/comarei


Taubaté
Barretti Soluções
Av. Padre Fischer, 1523 – Bairro Parque São Luiz
(12) 3622.4348
barretti@hotmail.com

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR