Alimentos orgânicos e naturais são os focos do projeto da franquia da Korin Agropecuária

por migracao

Alimentos orgânicos e naturais são os focos do projeto da franquia da Korin Agropecuária


Responsável por 30% do faturamento da Korin Agropecuária, o Rio de Janeiro terá detalhes do projeto de franquias da empresa, de 27 a 29 no Rio Franchising Business


O Rio de Janeiro é sinônimo de saúde e bem estar e, cada vez mais, os consumidores tornam-se cientes das vantagens dos alimentos orgânicos para a saúde humana e para o meio ambiente. “O consumo dos nossos alimentos no Rio de Janeiro cresceu 20% no último ano, percentual acima da média das outras cidades brasileiras e representa 30% de nosso faturamento”, explica Edson Shiguemoto, gerente comercial da Korin Agropecuária que está entre as maiores produtoras de orgânicos e produtos naturais do Brasil.


O carro chefe da empresa é o frango livre de antibióticos e promotores artificiais de crescimento. No Rio de Janeiro, a Korin está presente nas maiores redes de supermercados, e nos restaurantes, aonde vê crescer o consumo dos frangos, das frutas, verduras e legumes, e dos ovos também livres de químicos, resultado de seu método de criação natural de aves. Os planos refletem o desempenho da companhia, que fechou 2011 com faturamento de R$ 53 milhões, contra os R$ 41 milhões contabilizados no ano anterior. A empresa produz anualmente cerca de 8 mil toneladas de carne de frangos e 6,5 milhões de ovos. Por meio das franquias, o objetivo da Korin é oferecer sua linha de produtos naturais e orgânicos a um número cada vez maior de consumidores, aplicando uma política de preços justa.


Segundo o gerente, para se tornar um franqueado da Korin, que faz parte da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o pré-requisito básico é ter identificação com a filosofia da empresa e demonstrar interesse em ser um divulgador da cultura da alimentação saudável. “Apesar de ser um segmento que cresce cerca de 25% ao ano, ainda é pioneiro. Para que o negócio dê certo, acima de tudo, é essencial que o candidato se conscientize da importância de levar às pessoas a oportunidade de conhecer e consumir produtos que fazem bem a sua vida”, afirma.


Shiguemoto estará no Rio de Janeiro para participar da  Rio Franchising Business que acontece no Rio Centro nos dias 27, 28 e 29 das 14h00 às 21h00, aonde a empresa apresentará detalhes de seu projeto de franquias que nasceu ao acaso, em 2009, quando um cliente interessado em montar um negócio fez uma loja igual a que a empresa já possuía na capital paulista. As franquias de alimentação são as que mais crescem por terem rentabilidade. Segundo a pesquisa “Panorama Global das Franquias do Setor de Food Service”, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a ECD,  as franquias de alimentação devem crescer 27% neste ano. O faturamento das redes de alimentação cresceu 17% em 2011 em relação a 2010, e chegou à marca de 7.3 bilhões de reais.


O investimento para se tornar um franqueado Korin varia de R$ 200 a R$ 360 mil, dependendo do tamanho da loja e de sua localização. Neste valor já estão inclusos a adaptação do imóvel ao padrão arquitetônico da companhia, equipamentos, móveis, estoque inicial, software e, ainda, o capital de giro para que o franqueado consiga atingir seu ponto de equilíbrio. “Estimamos que o retorno deste investimento é alcançado de 36 e 48 meses. Um dos fatores dessa projeção é o grau de conhecimento da marca Korin e a presença de consumidores das classes A e B, que reconhecem os benefícios dos produtos naturais e priorizam a segurança alimentar, a qualidade de vida e a sustentabilidade sócio ambiental”, enfatiza Shiguemoto.


Pioneirismo em produtos orgânicos
A Korin, criada em 1994, já nasceu com a preocupação de produzir alimentos mais saudáveis, tanto que foi uma das primeiras a lançar no mercado verduras, legumes e frutas cultivadas sem adubos químicos e agrotóxicos. Foi pioneira na criação do frango livre de antibióticos e promotores artificiais de crescimento e ainda hoje é a única a oferecer essa alternativa mais saudável aos consumidores.


Também foi a primeira a produzir ovos a partir de galinhas criadas soltas, com alimentação totalmente vegetal e livre de antibióticos. Outro diferencial é a certificação de bem-estar animal, que agrega mais qualidade aos produtos. Em 1996, a Korin inaugurou sua loja própria, no formato de show room, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. Atualmente, o endereço oferece cerca de mil itens da linha de produtos naturais, como orgânicos, sem glúten, sem lactose, diet, light, com menos sódio, entre outros alimentos funcionais.


O “carro chefe” da Korin é a linha de frangos livres de antibióticos e os frangos orgânicos, seguida da linha de ovos com a mesma filosofia, além das frutas, verduras e legumes orgânicos certificados. A marca conta ainda com as linhas de produtos apícolas e de insumos orgânicos Bokashi, legumes cozidos e congelados orgânicos certificados, além de sopas instantâneas sem aditivos químicos, café orgânico certificado e linha de água mineral natural.


“A Korin se tornou sinônimo de produto saudável e está sempre em busca de novidades para incrementar o mix das lojas, principalmente na linha de proteínas tais como peixes, carnes bovina e suína, além de produtos provenientes do extrativismo sustentável, como palmito e castanhas diversas, que geram renda para diversas famílias na região Norte, Nordeste e Centro Oeste do País. E estamos sempre em busca de novas tecnologias de produção sustentável que permitam oferecer produtos mais puros aos consumidores. Nosso objetivo com a franquia é de levar estes produtos a locais onde a demanda não é suprida com a oferta atual”, finaliza o gerente comercial.


Agricultura Natural – A forma de cultivo orgânico que veio do Japão 
Formas de cultivo que visam respeitar as leis da natureza surgiram nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Em 1930, o filósofo e espiritualista japonês Mokiti Okada elaborou trabalhos nas áreas de agricultura, artes, medicina, religião e educação. Deixou muitos legados e liderou o movimento da agricultura orgânica no Oriente. A Korin produz alimentos nos moldes da Agricultura Natural de Mokiti Okada, sem agrotóxicos, aonde resgatar a pureza do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana, são preceitos fundamentais. Mokiti Okada alertou para a necessidade de uma avaliação cuidadosa sobre os “bons resultados” obtidos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, que têm caráter passageiro e acarretam graves conseqüências ao meio ambiente. Em 1930 ele já alertava a população sobre a impregnação de resíduos químicos nos alimentos, a alteração do verdadeiro sabor dos mesmos, o comprometimento da saúde do lavrador, que manipula tais produtos, e do consumidor, além da contaminação de mananciais, leitos de rios, lençóis freáticos, enfim da ampla degradação ambiental que afeta toda a cadeia alimentar. A Agricultura Natural busca o equilíbrio das propriedades do solo, da planta, do animal e do meio ambiente. Além da Linha de Frangos Livres de Antibióticos e Orgânicos, a Korin tem em torno de 40 produtos orgânicos entre frutas, hortaliças e legumes.  Acesse: www.korin.com.br.


SERVIÇO:
Rio Franchising Business 2012
Data: 27 a 29 de setembro de 2012.
Horário: 14h às 21h
Local: Rio Centro – Av.  Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Pavilhão 4
Telefone: 21-3035-3100 // 11-3044-4410
Para mais informações: www.riofranchisingbusiness.com.br www.riocentro.com.br


Divulgação: Galeria de Comunicações – (11)3803-8590/11-3672-0391/11-9645-3499 
Luciana Juhas  juhas@galeriadecomunicacoes.com.br
Camila Marques  imprensa1@galeriadecomunicacoes.com.br
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