Aumento na alimentação fora do lar revela crescimento econômico do país

por migracao

Aumento na alimentação fora do lar revela crescimento econômico do país


Mudança de hábitos dos brasileiros é reflexo do desenvolvimento da economia e promete impulsionar setores gastronômico e food service


Em outubro deste ano, o Brasil atingiu uma importante meta: a menor taxa de desemprego dos últimos oito anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice ficou em 6,1% em outubro de 2010, e desde março de 2002 não atingíamos um número tão baixo. O estudo revela também que, além da queda do desemprego, os salários também aumentaram. O rendimento médio dos trabalhadores foi de R$1.515,40 nas seis regiões, uma alta de 6,5% frente ao mesmo período de 2009.

Esse crescimento da economia aquece diversos setores do mercado e provoca mudanças aparentes nos hábitos dos brasileiros, especialmente no que se refere à alimentação. Um estudo chamado Alimentação fora do lar na visão do consumidor brasileiro, realizado pela GS&MD, consultoria de consumo especializada em varejo, revelou que mais de 30% dos gastos dos brasileiros com alimentação é feito com serviços de entrega ou refeições fora de casa. Segundo a pesquisa, isso é atribuído ao fato de o Brasil ter crescido três vezes comparado a média das economias mais desenvolvidas nos últimos cinco anos, e a classe C já representa quase metade da população.

Tais números, além de cumprirem o papel de importante indicador do desenvolvimento do Brasil, representam também a necessidade e tendência de crescimento dos setores de gastronomia e food service. O estudo da GS&MD revela que a estimativa de faturamento anual das empresas de comida pronta e restaurantes deve superar em cerca de R$22 milhões o mesmo número do ano passado.

Toda a cadeia alimentícia do país já pode perceber os efeitos deste aumento, como por exemplo, a Cozil, empresa referência em cozinhas profissionais, que desde 2001 tem registrado um crescimento de, em média, 20% ao ano.  O Diretor Operacional da Cozil, João Carlos Caminha (Joca), acredita serem as pequenas e médias empresas quem darão suporte a todo este crescimento no setor alimentício do país.

Joca afirma que “a Cozil tem absoluta consciência de sua importância neste mercado e neste país em plena expansão econômica, e vem investindo de forma consistente no desenvolvimento de produtos nacionais de alta qualidade, e na obtenção da excelência em atendimento e serviço, acreditando estar, desta forma, alimentando a economia do nosso país e contribuindo para que o Brasil continue sendo um dos países de destaque no cenário internacional”.


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