Avaliação Nacional de Vinhos – 27ª edição reúne 343 amostras de oito regiões

Avaliação Nacional de Vinhos

 

Associação Brasileira de Enologia se prepara para percorrer o Brasil para coletar amostras que identificarão a qualidade e a diversidade da Safra 2019

A 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019 está em processo de elaboração. Com a primeira etapa concluída, a maior degustação de vinhos do mundo encerra as inscrições com 343 amostras de oito regiões produtoras do país. Agora, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) se prepara para viajar o Brasil coletando amostra por amostra. O resultado será apresentado para o grande público dia 28 de setembro, em Bento Gonçalves (RS).

Serão milhares de quilômetros entre os estados da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Vai ter amostra, que depois de coletada diretamente na vinícola, vai percorrer mais de 3 mil quilômetros para chegar em Bento Gonçalves, onde será avaliada às cegas. Técnicos da Embrapa Uva e Vinho e enólogos indicados pela ABE farão este trabalho a partir do dia 16 de julho. A rota compreende oito regiões produtoras brasileiras, sendo elas: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra.

Em 27 edições, a Avaliação chega a 6.551 amostras. Único no gênero do mundo, o evento carrega a força do vinho brasileiro, sua evolução e DNA. Muito além de marcas, expõe o desempenho de cada safra, a variedade e performance de cada casta, sendo um termômetro para as vinícolas, tanto no que diz respeito a tendências quanto a investimentos. Além disso, também é um ponto de encontro, de confraternização e celebração. “A Avaliação Nacional de Vinhos é um evento com vários braços. Com ela, temos nossa maior ação de promoção do vinho brasileiro, mas também brindamos a integração do setor. É um momento único que coloca na taça muito mais do que vinho”, destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

A relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias (brancos finos secos não aromáticos, brancos finos secos aromáticos, tintos finos secos, tintos finos secos jovens e vinho base para espumante) será apresentada no grande momento do vinho brasileiro, no dia 28 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Serão quase mil apreciadores que terão privilégio de degustar 16 amostras selecionadas entre estes 30%. As inscrições para os apreciadores abrem dia 4 de setembro, a partir das 9h.

Fotos: Jeferson Soldi

Divulgação: Conceitocom Brasil

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR