Brasil participa pela 5ª vez do mundial do pão na França

mundial do pão na França

 

Equipe de profissionais pretende conquistar o júri com pães usando ingredientes típicos brasileiros e  indígenas, como jenipapo, coco e mandioca.

O Brasil participa pela quinta vez do Campeonato Mundial do Pão, organizado pelo Ambassadeurs du Pain, durante a Feira Internacional Serbotel de Nantes, na França,  entre os dias 20 e 22 de outubro (http://www.ambassadeursdupain.com/mondialdupain/). A seleção brasileira é composta por: Johannes Roos, Embaixador do Pão e técnico de fermentação natural da Puratos;  Fernando de Oliveira, campeão da Seletiva Puratos Mondial du Pain na Fipan 2018 ; e Lucas Mariano, auxiliar técnico de padeiro.

Participarão 16 países, que deverão apresentar diferentes tipos de pães, com ingredientes característicos de seu país. A competição tem o objetivo de construir uma conexão global entre os profissionais de panificação; incentivar a evolução de novas técnicas e os progressos do setor; promover ideias inovadoras de gastronomia e incentivar jovens padeiros.

A equipe de padeiros será avaliada por um júri composto por renomados profissionais da área panificação que avaliarão a diversificação de receitas, apresentação, sabor e regularidade no formato dos pães.

Os brasileiros levarão oito tipos de pães do mundo (baguettes, pães típicos e o pão nutricional), Viennoiserie (folhados), Sanduíche feito com o pão nutricional e o Pão biológico e brioches com tranças e uma peça artística feita de pão.  Todos os participantes terão 90 min de preparo no dia anterior e 08h30 no dia seguinte para fazer todas as receitas. Em 2019, o campeonato terá o tema de esportes.

“A minha apresentação é pautada na cultura indígena. Na escultura vou retratar a olimpíada indígena e o índio guerreiro estará com arco e flecha na mão o esporte com o arco e flecha. Tenho certeza que iremos surpreender na competição esse ano”, contou Fernando Oliveira.

Para Johannes Roos a preparação ao longo do ano faz a diferença. “Nos preparamos muito para a competição desse ano. Foram mais de 120 horas de  treinamento. Nossa expectativa é estar entre os seis primeiros colocados, mas trabalharemos para estarmos no pódio” falou o padeiro.

Além dos pães, outro importante critério avaliado no campeonato é a integração de profissionais e aprendizes. Inclusive, haverá um prêmio para o melhor. Cada equipe precisa ter o padeiro profissional e um assistente, com no máximo 22 anos, para estimular a troca de conhecimentos, visando o futuro da Panificação.

No time brasileiro a assistente será Lucas Mariano. “Os treinamentos foram incríveis e uma verdadeira fonte de conhecimento. Estamos prontos para enfrentar o desafio e será uma oportunidade incrível de competir e conhecer os principais padeiros do mundo” falou ele.

Sobre a Puratos

A Puratos é um grupo global com vasta experiência e gama completa de produtos inovadores nos setores de panificação, confeitaria e chocolate. Cria novas oportunidades a partir de tecnologia de ponta e do conhecimento e experiência das culturas alimentares de cada lugar do mundo, oferecendo produtos saborosos e nutritivos.  Seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 100 países em todo o mundo e, em muitos casos, com produção local. A Puratos tem subsidiárias locais em 63 países e suas operações são gerenciadas a partir da sede em Groot-Bijgaarden, perto de Bruxelas, na Bélgica.

Divulgação: Marqueterie

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR