Café gourmet, mito ou verdade? Conheça as diferenças!

Café gourmet

 

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar neste termos: Café especial, café gourmet e café tradicional. Será que você sabe quais são as diferenças entre eles?

Café Gourmet é diferente de Café Especial?

Sim, o termo Café Gourmet é uma categoria de classificação de café torrado e moído criado no Programa de Qualidade do Café da ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café (PQC), lançado no final de 2004.

O PQC propõe três categorias de produtos a partir de níveis de qualidade: Tradicional, Superior e Gourmet. A ideia do programa era educar o consumidor e fazê-lo descobrir que existem diferenças entre cafés. A categoria é definida pela nota final de 0 a 10, sendo: Tradicional, nota igual ou maior a 4,5 e inferior a 6; Superior, nota igual ou maior a 6 e até 7,2; e Gourmet, nota igual ou superior a 7,3 e até 10. O Símbolo de Qualidade do PQC informa ao consumidor o perfil de sabor do café, dividido em 7 categorias: tipo (arábica e/ou conilon), bebida, torração (muito claro, claro, moderadamente claro, médio claro, médio, moderadamente escuro, escuro e muito escuro), moagem (grossa, média grossa, média, média fina, fina), sabor, corpo e aroma. O café Gourmet de alta qualidade, com sabor e aroma mais suaves por causa da seleção dos grãos e de torra controlada. Caso a nota fique abaixo de 4,5, o café não é recomendável.

O que é o Café Especial?

De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:

  • Fragrância/Aroma
  • Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado)
  • Ausência de Defeitos
  • Doçura
  • Sabor
  • Acidez
  • Corpo
  • Finalização
  • Harmonia

Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Única parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra)

Um Café Especial destaca-se nesses atributos, possuindo sabores e aromas que podem ser frutados, herbais, doces como caramelo e chocolate. Podemos fazer uma analogia com o vinho, pois o café também pode ser apreciado por suas características sensoriais e não apenas pela cafeína. Dependendo da região de cultivo, do cuidado pós-colheita e da torra, você tem cafés diferentes e deliciosos.

E pode acreditar, quando você experimentar um café especial, não vai mais querer outro café!

Essas classificações Gourmet e Especial são apenas para café Arábica, pois a bebida feita a partir dessa espécie é considerada nobre por sua complexidade de aroma e sabor (doçura e acidez). 

Mas a nota não é a única diferença entre os grãos. Quando estamos falando de Café Especial e Gourmet, devemos nos atentar a alguns cuidados extras, como a torra. Sabemos que o tipo de torra do café afeta seu sabor na xícara. O mesmo café, em diferentes torras, terá um sabor diferente. Isso acontece, pois, quanto mais tempo o café fica no torrador, mais açúcar natural do grão é consumido. Portanto, quanto mais escura a torra do café, menos doçura ele terá. 

Além da torra, tem outros fatores importantes para extrair o melhor desse café na xícara, como a moagem, método de preparo e a água utilizada. Com isso, você consegue extrair o melhor café, sentindo todo o sabor, acidez e corpo, uma experiência única.

Fonte: graogourmet.com

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR