Coca-Cola anuncia parcerias no desenvolvimento de soluções comercias de garrafas PET feitas 100% a base de plantas

por migracao

fiogf49gjkf0d

Coca-Cola anuncia parcerias no desenvolvimento de soluções comercias de garrafas PET feitas 100% a base de plantas  
 
• Lançada em 2009, PlantBottle™, que hoje apresenta até 30% de origem vegetal na composição, será feita totalmente a base de plantas.
• Tecnologias inovadoras da Virent, Gevo e Avantium foram escolhidas para atingir escala global.
• Parcerias estão alinhadas com as exigências de reciclagem da Coca-Cola e da indústria.


A Coca-Cola dá mais um passo rumo à garrafa do futuro e anuncia parceria com três empresas-líderes em biotecnologia para acelerar o desenvolvimento de embalagens PlantBottle™ feitas com origem 100% vegetal. Desde o lançamento da garrafa, a primeira PET reciclável a base de planta, em 2009, a empresa já distribuiu mais de 10 bilhões unidades em 20 países.


A Coca-Cola Brasil foi a pioneira no lançamento da tecnologia na América Latina, em 2010. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações sustentáveis da empresa, que monitora a aplicação destes materiais e demais recursos naturais e investe constantemente no desenvolvimento de embalagens inovadoras, como Bottle-to-Bottle e Crystal eco.


Os acordos com a Virent, Gevo e Avantium – especialistas no desenvolvimento de alternativas baseadas em plantas para materiais tradicionalmente feitos de combustíveis fósseis e outros recursos não-renováveis – foram assinados após uma pesquisa de dois anos, realizada pela equipe de Pesquisas e Desenvolvimento e do conselho técnico da The Coca-Cola Company.


“Embora a tecnologia para criar materiais biológicos renováveis em laboratório tenha estado disponível há anos, acreditamos que estas são empresas que detêm tecnologias com alto potencial para criá-los em escala comercial global dentro dos próximos anos”, disse Rick Frazier, vice-presidente de Suprimento de Produtos Comerciais da Coca-Cola. “Este é um significativo investimento da área de Pesquisas e Desenvolvimento em inovação em embalagens e é o próximo passo na direção da nossa visão de criar todas as nossas embalagens plásticas a partir de materiais de plantas obtidos responsavelmente.”


Segundo o Presidente da Virent, Lee Edwards. “Nossa tecnologia patenteada apresenta química catalítica para converter açúcares de plantas num leque de produtos idênticos àqueles feitos de petróleo, inclusive bioparaxileno – componente-chave para a fabricação de embalagens PET feitas 100% a partir de plantas, que apresentam a mesma alta qualidade e capacidade de reciclagem dos materiais usados hoje, com o benefício adicional de ser feito de uma ampla variedade de materiais renováveis”.


“Estamos extremamente gratificados em ter a confiança da Coca-Cola e animados para apoiar suas metas de embalagens sustentáveis com este acordo para desenvolver e comercializar tecnologia para produzir paraxileno a partir de bio-isobutanol”, declarou Patrick Gruber, presidente da Gevo.


“Através da parceria com a Coca-Cola, vamos demonstrar que nossa tecnologia patenteada ‘YXY’ produz garrafas PET de fontes biológicas com excepcionais propriedades funcionais a preço competitivo”, disse Tom van Aken, presidente da Avantium. “A YXY é uma excelente solução para os atuais desafios em embalagens, usando materiais de plantas como matéria-prima para permitir a fabricação de materiais de embalagem mais sustentáveis, como as garrafas PET”.


PlantBottle™ – A primeira geração de embalagens PlantBottle™ de The Coca-Cola Company é a única garrafa PET totalmente reciclável disponível atualmente feita com até 30% de material de plantas. A embalagem PlantBottle™ é feita de dois componentes: MEG (monoetileno glicol), responsável por 30% do PET, e é também feita de materiais de plantas, e PTA (ácido tereftálico purificado), que compõe os outros 70%. No próximo passo, o PTA também será substituído por materiais de plantas.


Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 15 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 53 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos.


Os investimentos do Sistema no Brasil somaram mais de R$ 8 bilhões nos últimos seis anos e, em 2011, serão investidos mais R$ 2,5 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas.


Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.


Divulgação: Textual Serviços de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Coca-Cola Brasil
http://www.textual.com.br
http://twitter.com/textualcomunica


Renata Bern – Institucional, Sustentabilidade e Responsabilidade Social – Tel.: (21) 3206-6228 / E-mail: renatabern@textual.com.br
Darcília Lima – Refrigerantes – Tel: (21) 3206-6220 / E-mail: darcilialima@textual.com.br
Catharina Rocha – Bebidas sem gás – Tel: (21) 3206-6206 / E-mail: catharina@textual.com.br
Rodrigo Mourão – Coordenador – Tel: (21) 2559-1159 / E-mail: rmourao@coca-cola.com

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR