Com foco em turismo sustentável, grupo de investidores discute com ministro projetos no Brasil

Marcelo Álvaro Antônio apresenta a empresários estrangeiros o potencial do país para novos investimentos

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve reunido na manhã dessa sexta-feira (10) com o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels e uma comitiva do grupo Be-Nômade. A empresa é responsável pela consolidação de Tulum, na Riviera Maya, no México, como destino sustentável, e avalia a possibilidade de investir no segmento de turismo sustentável no Brasil. Participaram do encontro o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno e o secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, André Germanos, além de representantes do Ibama, da Casa Civil e de técnicos do MTur.

Durante a reunião, foi exposto ao grupo o cenário do turismo no país e a diversidade de parques nacionais, inseridos em diferentes biomas brasileiros e que apresentam grande potencial para receber projetos sustentáveis. Atualmente, o Brasil conta com 334 unidades de conservação do tipo, sendo apenas 53 abertas à visitação.

“Estamos vivendo um novo momento no país. Temos um governo trabalhando de maneira convergente e com o objetivo de atrair investimentos para o nosso país. O turismo tem um papel crucial na retomada do crescimento econômico, e estamos desenvolvendo medidas nos mais diversos campos – conectividade, infraestrutura, redução do custo Brasil – para garantir que o setor de viagens desenvolva todo o seu potencial e contribua para o desenvolvimento de nosso país”, comentou o ministro.

Bjarke Ingels é considerado o arquiteto mais importante da atualidade e tem entre os seus atuais trabalhos a implantação de duas cidades do futuro: uma nas Ilhas Fuji (Japão) e outra na Arábia Saudita. Os desafios do dinamarquês incluem a construção de uma das novas Torres Gêmeas de Nova Iorque e as novas sedes do Google na Califórnia e em Londres.

O secretário André Germanos ressaltou que o governo busca atrair investimentos com o intuito de reforçar a preservação ambiental e promover o desenvolvimento de comunidades locais. Para ele, o turismo ajuda a população a valorizar ainda mais a natureza. “A consciência da importância da preservação vem com o conhecimento. Quando a pessoa mergulha em um rio, visita uma cachoeira, faz uma trilha, ela passa a valorizar ainda mais aquele ambiente e desenvolve uma consciência maior sobre a importância da preservação”, avaliou.

Na ocasião, Bjarke Ingels apresentou projetos de sua autoria espalhados pelo mundo e que envolvem o conceito sustentável, com foco no respeito aos povos e à cultura local. Ele ressaltou que a rica biodiversidade brasileira e a diversidade cultural habilitam o país a receber um de seus trabalhos.

CONVERGÊNCIA – Em continuação aos encontros focados na atração de investimentos, o ministro Marcelo Álvaro e o secretário Daniel Nepomuceno apresentaram representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil ao consultor jurídico do grupo Be-Nômade, German Morales, no sentido de consolidar uma agenda integrada com várias áreas do governo federal.

O objetivo do encontro foi expor linhas de crédito e financiamentos disponíveis aos empreendimentos que o grupo busca implementar no Brasil. Uma nova reunião está prevista para a próxima terça-feira (14), a fim de que os investidores detalhem o projeto-piloto que pretendem organizar no país.

Em seguida, diretores do Be-Nômade e Bjarke Ingels, fundador e presidente do grupo BIG (Bjarke Ingels Group) se reuniram com o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys. No encontro, Guaranys destacou que o Brasil avançou em 2019 no sentido de tornar o mercado brasileiro mais competitivo e dispor de uma regulação eficiente, favorável à atração de investimentos sustentáveis. “É fundamental mudar, e o governo federal está empenhado nisso. O processo requer uma mudança de cultura, de hábitos. Temos muito a avançar, mas os primeiros passos já foram dados”, pontuou o secretário.

O secretário-executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, destacou a intenção do governo federal de desenvolver, em conjunto com o grupo, um modelo de gestão unificado para várias rotas turísticas estratégicas, além dos parques nacionais.?

Divulgação: Ministério do Turismo

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR