Conheça a Primitivo, uva que está conquistando o paladar dos apreciadores de vinho no Brasil

Vinho Abbraccio Primitivo IGP

Terroirs italianos ganham destaque por causa do sabor e qualidade dos rótulos produzidos a partir de suas videiras; saiba onde encontrar

Famosa pelas suas tradicionais plantações de uvas, a Itália é uma das referências globais quando o assunto é vinho. Segundo a Organização Internacional do Vinho (OIV), o país se tornou o maior produtor da bebida do mundo na última década. O número é expressivo: uma em cada cinco garrafas consumidas no mundo é italiana. Só que, dessa vez, um tipo específico de uva tem conquistado o paladar dos brasileiros, se tornando a preferida entre os apreciadores da bebida por aqui: a uva Primitivo.

Produzida em Puglia, região localizada no “salto da bota” do mapa italiano, as videiras da Primitivo se desenvolvem em solo argiloso, com textura fina e principalmente de cor vermelha por causa da presença de óxidos de ferro. Além disso, o clima da área é caracterizado por altas temperaturas durante todo o ano: os invernos são amenos, primaveras e outonos apresentam poucas chuvas e os verões são muito quentes.

Na Península de Salento, um dos mais importantes territórios para produção da Primitivo, um detalhe especial garante a saúde das uvas. Por estar localizada em uma ampla faixa entre dois mares — Jônio a oeste e Adriático a leste –, a geografia contribui para o desenvolvimento dos principais agentes patogênicos das videiras. A combinação de todos esses fatores influencia positivamente na qualidade das uvas e torna esta terra o local ideal para o cultivo das vinhas.

Abaixo estão alguns rótulos feitos a partir da uva Primitivo e restaurantes, onde os consumidores podem encontrar vinhos dessa categoria.

Vinho Abbraccio Primitivo IGP

Com coloração vermelha rubi e corpo médio, o vinho possui notas de ameixa em calda, baunilha e cravo. É um vinho equilibrado com taninos suaves. O rótulo é indicado por sommeliers para harmonizar com os pratos de massa e carne.

Onde encontrar: restaurantes Abbraccio (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília).
Site: www.abbracciorestaurante.com.br
Preço: R$ 79

Divulgação: JeffreyGroup

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR