Destaques na Wine Trade Fair de 17 a 19 de setembro em São Paulo

Wine Trade Fair

 

Evento 100% B2B visa abertura do mercado no Brasil e no exterior com a oportunidade de negociação diretamente entre profissionais do setor

De 17 a 19 de setembro, São Paulo será palco de mais uma edição da Wine Trade Fair, evento 100% B2B, voltado a toda cadeia produtiva, desde aos profissionais que atuam no cultivo da cana de açúcar até à comercialização da bebida. A feira acontece das 14h às 20h no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com visitação gratuita.

Um dos grandes destaques da feira será o vinho Habla del Mar, trazido pela importadora Hispania, que apresenta um conceito totalmente inovador e algo completamente inédito em qualquer outro vinho branco. A bebida fica imersa durante cinco meses em uma temperatura de 8ºC, em uma espécie de adega submarina, na Bahía de San Jean de Luz, na França. O vinho é submetido a uma segunda fermentação, o que rejuvenesce a bebida e oferece uma série de nuances salinas, de algas e acidez equilibrada. O trabalho é realizado por uma equipe de mergulhadores que controla todo o processo. Sua elaboração é feita a partir da mescla de uvas brancas de origem atlântica.

A importadora Weinkeller, que é especializada em vinhos biodinâmicos, traz vinícolas alemães, como: Schloss Wachenheim, que fica na região de Pfalz e é conhecida como o “palácio dos espumantes alemães”, onde seus enólogos cultivam há mais de 125 anos a arte de produzir espumantes de alta qualidade. Imperadores alemães e austríacos como a família Habsburg eram clientes dessa vinícola.

Outra vinícola da mesma região é a Weingut Heinz Pfaffmann, que produz vinhos desde 1616 –atualmente estão na 17ª geração de vinicultores da mesma família, preservando a tradição e know-how de 400 anos de enologia-. Sua matriarca de 96 anos (Emma Pfaffmann) colhe até hoje uvas usadas para vinhos especiais.

A alemã Weingut Thomas Rüb, localizada na região de Rheinhessen, também está entre os expositores. Essa vinícola possui 18 hectares de plantação e está na quinta geração da mesma família. O produtor é considerado uma raridade na Alemanha, por ter se especializado em uvas tintas, desde a tradicional Dornfelder até a famosa Merlot, impressionando com a qualidade.

Vale ressaltar que todas as vinícolas são premiadas na Alemanha pela DLG -Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft – German Agricultural Society- e os rótulos têm preços especiais durante a Wine Trade Fair 2019.

“A tradição europeia em vinhos também está representada por pequenos produtores da Itália”, acrescenta a organizadora Zoraida Lobato.

De Campânia veio a Cantine Di Tufo, produtora de vinhos da denominação Campânia DOCG, feitos por uma família de vinicultores napolitanos, Michele e Gianni La Marca, pai e filho, que decidiram estabelecer sua empresa na região Sul da Itália e acompanhar pessoalmente todos os processos da produção, desde a colheita até o marketing. É uma tradição familiar que remonta a Giovanni, que produziu vinho em Nola desde os anos 50.

Ainda da Campânia virá a Il Iv Miglio, fundada em 2004, referência por seus vinhedos históricos, conhecidos como Campi Flegrei, terras nas quais se cultiva vinhos há três mil anos. Os vinhedos da família Verde, proprietária da Quarto Miglio, ainda são em pé-franco, ou seja, plantados sem enxerto, entregando aos vinhos o verdadeiro sabor de suas uvas originais e autóctones.

Outro expositor italiano é a Cantina Di Ortona, uma cooperativa de produtores vinícolas (Cantina Sociale) fundada em 1960 na região dos Abruzos (Abruzzi), ao leste de Roma, no centro-sul da Itália, entre os montes Apeninos e o mar Adriático. Sempre investindo em conhecimento e novas tecnologias, a empresa está estabelecida na região de Ortona e aposta em cinco variedades de uva principais: Montepulciano d’Abruzzo -tinto afamado pela qualidade-; Chardonnay –branca-; Pecorino -também branca de origem regional-; Cococciola -também branca autóctone-, assim como a produtiva Passerina.

E a Cantine Europa, cooperativa de produtores vitivinícolas (Cantina Sociale), que foi fundada em 1962 em Petrosino, província de Trapani, na parte ocidental da ensolarada e cálida ilha mediterrânea da Sicília, na Itália. Atualmente, conta com 2,1 mil associados e seis mil hectares de vinhedos entre as províncias sicilianas de Trapani, Agrigento e Palermo. É a primeira produtora mundial da uva Grillo, branca de enorme potencial. Vinifica as brancas Grillo, Zibibbo e Catarrato Lucido, todas uvas de origem local. Entre as tintas, privilegia a Nero d’Avola, a principal uva rubra siciliana, Perricone e Syrah.

Do Brasil, a Vinícola Góes estará com vinhos finos elaborados em solo paulista. Alguns rótulos com premiação em importantes concursos nacionais e internacionais, outros que já ganharam o paladar não só dos paulistas, mas de todo o país.

Já das regiões Sul do Brasil, reconhecidas no mercado nacional por grandes produções, estarão vinhos da Lidio Carraro, por exemplo, trazidos pela importadora Alvino Expert. E a Vinícola Fin, que vem apoiada pelo Sebrae-RS.

A Wine Trade Fair espera cumprir com o objetivo de promover um encontro exclusivo entre empresas e profissionais do mercado de bebidas adultas para fomento dos negócios, alavancando as vendas, gerando mais emprego e ampliando as possibilidades de negócios de ponta a ponta, de maneira que contemple desde a cadeia produtiva até a comercialização.

Além de reunir expositores e personalidades de grande relevância no segmento de vinhos para network, a Wine Trade Fair realiza o maior congresso técnico e político do setor vitivinicultor do país –único com mestres e doutores nos assuntos relacionados-, assim como a Cachaça Trade Fair. Ambos acontecem simultaneamente no mesmo período no Anhembi.

De acordo com a organização, em 2018 foram quase 2 mil compradores qualificados e mais de 3 mil visitantes. E a edição de 2019 da Wine Trade Fair e da Cachaça Trade Fair chegam consolidando-se como vitrines internacionais para que as empresas possam ver e serem vistas.

Wine Trade Fair 2019
De 17 a 19 de setembro
Das 14h às 20h
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura 1209, Santana – São Paulo – SP
www.winetradefair.com.br

 

Divulgação: Infato

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR