Dia 22 é o Margarita Day e aí vão 6 fatos curiosos sobre o drink que você precisa saber

Margarita Day

 

6 fatos curiosos sobre a Margarita que você deveria saber

Muito da história dos coquetéis acaba se perdendo com o passar do tempo. Não raramente, essas informações foram escritas em guardanapos que acabaram encharcados ou foram rabiscadas em caixas de fósforos esquecidas para sempre no bolso de um casaco, ou ainda pior, só foram ditas em voz alta e deixadas aos caprichos de outros narradores ao longo dos anos. Mas há algumas coisas que sabemos sobre a célebre Margarita.

A 1800 Tequila, primeira marca de tequila Premium do mundo, traz seis curiosidades desse coquetel clássico e atemporal. E apesar de não existir uma regra que proíba brincar com diferentes ingredientes, difícil é encontrar algum que supere a receita tradicional – aquela combinação de tequila, suco de limão e licor de laranja.

1) Não existe uma certidão de nascimento

Existem diferentes versões sobre onde, como e quando o drink foi criado. Então não é possível creditar a invenção da Margarita por uma pessoa específica em uma data exata – apesar de a maioria das versões apontarem o nascimento do coquetel nos anos 40. Seja uma socialite americana ou um barman mexicano apaixonado, entre outros, em todas as prováveis histórias a bebida nasce de uma amálgama de momentos e inspirações com os ingredientes certos.

2) O segredo está no nome

A tradução do nome Margarita do espanhol para o inglês é Daisy. Sendo assim, encontrar o momento exato de criação da bebida pode ser complicado (como acontece com a maioria dos coquetéis), mas podemos facilmente enquadra-la na categoria de coquetéis com delicadeza floral – uma combinação de destilado, azedo (limão) e doce (neste caso, licor de laranja) que remonta a um estilo de coquetel da era Vitoriana.

3) Nem todas as tequilas são iguais

Muitos fãs do destilado mexicano provavelmente já sabem disso, mas vale a pena repetir: há apenas um tipo de tequila que você deveria estar bebendo, e é a feita 100% de agave azul – assim como 1800 Tequila. Se isso não constar no rótulo, provavelmente se trata de um destilado misto – parte agave torrado e triturado e parte açúcares de cana ou milho. Servida, on the rocks ou frozen, a tequila 100% agave é a única coisa que deve estar no seu coquetel.

4) Licor de laranja ou xarope de agave?

Quando o assunto é Margarita os barmans de hoje em dia tendem a ser separados em dois times: os devotos da receita clássica e os discípulos de Tommy’s Margarita. Os últimos se ajoelham diante da agora famosa versão do coquetel criada por Julio Bermejo, e aperfeiçoada em seu bar e restaurante em São Francisco, Estados Unidos. A adoração de Bermejo ao longo da vida pelo espírito nativo do México, o levou a criar um renomado bar de tequilas raras, que ele sentiu que precisavam ser destacadas. Assim, na década de 1990, nasceu a Tommy’s Margarita, uma bebida que evita o tradicional licor de laranja e prioriza o xarope de agave.

5) De onde vem a Frozen Margarita?

O nascimento da Frozen Margarita não foi um acidente, ela foi inventada em 1971 por Mariano Martinez, dono de um restaurante em Dallas (EUA) que se inspirou no 7-Eleven’s Slurpee. Martinez teve a genial ideia de trabalhar com uma máquina fora de uso e transformá-la na primeira fabricante de Frozen Margarita do mundo. Esse equipamento original foi adquirido em 2005 pelo Museu Nacional de História Americana (Washington, D.C.), onde está exposta para quem quiser ver de perto o resultado do espírito empreendedor de Martinez.

6) Margaritas na Margherita

Para o Margarita Day, celebrado no mundo todo no dia 22/02, a 1800 Tequila vai oferecer duas margaritas para quem pedir o tradicional sabor da pizza * que dá nome à Margherita Pizzeria**, nos Jardins em São Paulo. A confusão comum entre os nomes das duas delícias típicas será o tema da promoção, que será válida apenas para pizzas grandes do sabor Margherita servidas no salão. Meias pizzas ou individuais do sabor serão contempladas com um drink.

Margherita Pizzeria
Endereço: Alameda Tietê, 255
Telefone: 2714-3000
Data e Horário de funcionamento: 22/02/2019 das 18h às 2h.
Preço Pizza Margherita Grande: R$ 76,00
Preço Drink Margarita: R$ 25,00

Sobre 1800 Tequila

Elaborada para agradar paladares exigentes, 1800 conta com portfólio composto de tequilas destiladas de forma artesanal e produzidas 100% de agave azul – a matéria-prima da verdadeira tequila. Originária da famosa região de Jalisco, no México, seu nome é uma homenagem ao ano em que foi produzida a primeira tequila premium do mundo e a primeira tequila envelhecida (Añejada) em barris de carvalho – portanto são mais de 200 anos de história. As garrafas são facilmente identificáveis, o design em formato trapezoidal remete às seculares e icônicas pirâmides Maias, encontradas em várias partes do território mexicano. A linha 1800 é composta pelos rótulos 1800 Silver, 1800 Reposado, 1800 Añejo e Essential Artist Series.

Divulgação: Lucia Paes de Barros

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR