Edição 2011 foi a melhor do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu
A 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que ocorreu de 16 a 18 de junho, em Foz do Iguaçu, recebeu um público total de 6.032 pessoas, entre agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, estudantes, pesquisadores e representantes de governo e da iniciativa privada. Foi a maior edição do festival, superando o público de 5 mil pessoas registrado no ano passado.
Os números finais foram divulgados nesta segunda-feira (20) pelos organizadores do festival – Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Instituto para Desenvolvimento da Região Trinacional (Polo Iguassu) e De Angeli Feiras e Eventos. Itaipu é a patrocinadora oficial. Ao todo, segundo a organização, 14 eventos paralelos foram realizados.
A diversidade e a qualidade dos produtos e serviços apresentados surpreenderam o ministro do Turismo, Pedro Novais, que esteve em Foz especialmente para participar do festival. Para 2012, o desafio é aumentar ainda mais a participação do público. A meta da organização é levar pelo menos 1.500 pessoas da comunidade às atrações do festival.
“Foi, sem dúvida, a melhor edição do nosso Festival de Turismo: mais prestigiada, representativa e com a melhor organização. Ano que vem, vamos trabalhar para atrair maior público final, que também é um dos objetivos do evento”, afirma Gilmar Piolla, superintendente de comunicação social da Itaipu Binacional e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu.
“O Festival representa o reconhecimento do Paraná no cenário nacional”, disse o secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, que participou do evento.
Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzales, o sucesso de público está relacionado a três fatores principais: a organização profissional, a eficiência da divulgação e o interesse do mercado pelo Destino Iguaçu. “Muitos operadores também aproveitam este evento para comercializar seus produtos turísticos e, ainda, conhecer os atrativos de infraestrutura local”, completou.
Fila de espera
O Festival das Cataratas foi realizado numa área de 4 mil metros quadrados do Rafain Palace Hotel & Convention Center. Somente a Feira de Turismo reuniu mais de 400 marcas, de destinos de todo o País, distribuídas nos 240 estandes comercializados.
“O nosso grande trunfo é o foco no agente de viagens. Sabemos que se há presença dos profissionais, os expositores vêm. Neste ano, mesmo com o aumento da área de exposição, tivemos fila de espera para os estandes”, comemorou Paulo Angeli, coordenador geral do festival.
Outras atrações que integraram o festival foram o Fórum Nacional dos Secretários de Turismo (Fonatur), o V Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, a II Mostra de Turismo Sustentável, rodadas de negócios coordenadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o 1º Workshop Internacional de Certificação para o Turismo, promovido pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).
Entre os principais eventos paralelos, chamaram a atenção do público a Arena da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Hotel Show, além de palestras e visitas técnicas.
Mostra de Turismo Sustentável
A 2ª Mostra de Turismo Sustentável reuniu 58 estandes, incluindo a apresentação de 18 iniciativas nacionais de turismo sustentável e de base comunitária. A ação integra o Projeto de Fortalecimento do Turismo Sustentável e de Base Comunitária para a Inserção de Produtos e Serviços no Mercado.
Para a presidente-executiva do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, “a iniciativa ajudou no fortalecimento do turismo de base comunitária. Por isso, a necessidade de trazer pessoas sérias e preocupadas para este debate”.
Representando a Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho destacou que “o turismo de base comunitária tem um caráter local, mas tem dimensões globais e está seguindo o caminho certo. O setor pode e vai crescer muito no Brasil”.