Edição 2011 foi a melhor do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

por migracao

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Edição 2011 foi a melhor do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu


A  6ª  edição  do  Festival  de  Turismo das Cataratas do Iguaçu, que ocorreu  de 16 a 18 de junho, em Foz do Iguaçu, recebeu um público total de 6.032 pessoas, entre agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias  de  turismo, estudantes, pesquisadores e representantes de governo e da  iniciativa privada. Foi a maior edição do festival, superando o público de 5 mil pessoas registrado no ano passado.


Os  números  finais  foram  divulgados nesta segunda-feira (20) pelos organizadores  do  festival – Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Instituto para  Desenvolvimento  da  Região  Trinacional  (Polo  Iguassu) e De Angeli Feiras  e  Eventos.  Itaipu  é  a patrocinadora oficial. Ao todo, segundo a organização, 14 eventos paralelos foram realizados.


A  diversidade  e  a  qualidade  dos produtos e serviços apresentados surpreenderam  o  ministro  do  Turismo,  Pedro  Novais,  que esteve em Foz especialmente  para participar do festival. Para 2012, o desafio é aumentar ainda  mais  a  participação do público. A meta da organização é levar pelo menos 1.500 pessoas da comunidade às atrações do festival.


“Foi,  sem dúvida, a melhor edição do nosso Festival de Turismo: mais prestigiada,  representativa e com a melhor organização. Ano que vem, vamos trabalhar para atrair maior público final, que também é um dos objetivos do evento”,  afirma  Gilmar  Piolla,  superintendente de comunicação social da Itaipu  Binacional  e  presidente  do  Fundo  de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu.


“O   Festival  representa  o  reconhecimento  do  Paraná  no  cenário nacional”,  disse  o  secretário  de  Turismo  do Paraná, Faisal Saleh, que participou do evento.


Para  o  secretário  de  Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzales, o sucesso   de   público  está  relacionado  a  três  fatores  principais:  a organização  profissional,  a  eficiência  da  divulgação  e o interesse do mercado  pelo  Destino  Iguaçu.  “Muitos  operadores também aproveitam este evento  para  comercializar  seus produtos turísticos e, ainda, conhecer os atrativos de infraestrutura local”, completou.


Fila de espera
O  Festival  das  Cataratas  foi  realizado numa área de 4 mil metros quadrados  do  Rafain  Palace Hotel & Convention Center. Somente a Feira de Turismo reuniu mais de 400 marcas, de destinos de todo o País, distribuídas nos 240 estandes comercializados.


“O  nosso grande trunfo é o foco no agente de viagens. Sabemos que se há  presença  dos profissionais, os expositores vêm. Neste ano, mesmo com o aumento  da  área de exposição, tivemos fila de espera para os estandes”, comemorou Paulo Angeli, coordenador geral do festival.


Outras  atrações que integraram o festival foram o Fórum Nacional dos Secretários  de  Turismo  (Fonatur),  o V Fórum Internacional de Turismo do Iguassu,   a   II  Mostra  de  Turismo  Sustentável,  rodadas  de  negócios coordenadas  pelo  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)  e  o  1º  Workshop  Internacional de Certificação para o Turismo, promovido pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).


Entre  os principais eventos paralelos, chamaram a atenção do público a Arena da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Hotel Show, além de palestras e visitas técnicas.


Mostra de Turismo Sustentável
A  2ª  Mostra  de Turismo Sustentável reuniu 58 estandes, incluindo a apresentação  de  18 iniciativas nacionais de turismo sustentável e de base comunitária.  A  ação  integra  o  Projeto  de  Fortalecimento  do  Turismo Sustentável e de Base Comunitária para a Inserção de Produtos e Serviços no Mercado.


Para  a  presidente-executiva  do  Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, “a iniciativa  ajudou  no  fortalecimento  do turismo de base comunitária. Por isso,  a  necessidade  de  trazer  pessoas  sérias  e preocupadas para este debate”.


Representando  a  Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do  Turismo, Colbert Martins da Silva Filho destacou que “o turismo de base comunitária tem um caráter local, mas tem dimensões globais e está seguindo o caminho certo. O setor pode e vai crescer muito no Brasil”.

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