Encatho e Exprotel 2019 – Serão mais de 50 eventos, além da uma ampla feira de produtos e serviços

Encatho e Exprotel 2019

 

Começa amanhã o encontro de hotelaria e turismo que vai movimentar toda a cadeia produtiva brasileira de um dos setores que mais contribuem com o crescimento do país, o turismo

No mundo o turismo cresceu 3,9% em 2018, no Brasil 3,1%. O setor de viagens e turismo colabora com 10,4% do PIB mundial e tem previsão de crescer 3,6% neste ano. No Brasil sua contribuição é de 8,1%. Nos últimos cinco anos, 1 em cada 5 novos empregos foi criado em Viagens e Turismo. Só no Brasil são 6,8 milhões de empregos no setor. Somos a 12ª maior economia turística global. Mas temos que comemorar um importante índice, o maior share mundial de turismo doméstico 93,8%. O turismo possui 21 atividades diretas (existem exclusivamente para turismo), 142 atividades indiretas, 191 atividades compartilhadas e 217 atividades aquecidas pelo turismo. Dos 1329 Cadastros Nacional de Atividade Econômica (CNAE), 571 setores possuem algum envolvimento com atividades turísticas.

Para continuar contribuindo com o crescimento da atividade, a ABIH-SC realiza entre os dias 13 e 15 de agosto, em Florianópolis, o 32º Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho e 30ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – Exprotel. Durante o evento serão realizadas mais de 30 palestras, diversas reuniões estaduais e nacionais do trade turístico, Simpósio de Governança, Seminário de Desenvolvimento Turístico, além de ter um espaço específico para negócios, unindo fornecedores dos mais diversos produtos e serviços que vêm auxiliar na gestão operacional de hospitalidade e turismo em todo o país.

O Encatho abre espaço para discutir toda a cadeia produtiva, não apenas envolvendo meios de hospedagem, mas também agências, destinos, transporte, incentivos, qualificação gratuita, discussões sobre caminhos a serem tomados em conjunto para melhorar serviços, atendimento, captação de recursos, entre outros.

O diretor-presidente da ABIH-SC Osmar José Vailatti afirma que “O turista escolhe onde se hospedar atraído pelas diversas opções de um destino. Não basta nos preocuparmos apenas com a gestão dos meios de hospedagem é preciso estar atento a todo ecossistema. Quanto mais desenvolvermos os destinos e seus empreendimentos, mais atraímos turistas e aumentamos também a ocupação”.

Eventos nacionais

Investe Turismo – O Sebrae, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (SANTUR), o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) lançam o Projeto Investe Turismo em Santa Catarina na abertura do Encatho. O lançamento contará com a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O objetivo é promover a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento de destinos e gerar emprego e renda. Os empresários do setor conhecerão mais sobre o acesso a linhas de financiamentos do Prodetur, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

ANTT – A ANTT vai discutir, durante o evento, mudanças que podem incrementar mais de R$ 50 bilhões na cadeia turística. Será uma Audiência Participativa para avaliar mudanças na regulamentação possibilitando o incentivo ao turismo rodoviário no país, que hoje se encontra estagnado por força de legislações restritivas. A base desta mudança é a “carta de Foz” proposta por várias entidades ao MTUR, que encampou a ideia, pois possibilita incrementos anuais para toda a cadeia turística.

Reuniões do trade – No encontro haverá espaço para diversas reuniões, incluindo ABIH Nacional, que vai discutir questões inerentes ao setor que envolvem ações para todos os meios de hospedagem do país. A Reunião da Federação dos Convention&Visitors Bureau também será realizada no evento para discutir a promoção e o desenvolvimento econômico e social dos destinos, através do incentivo e fomento da indústria do turismo.

Entidades representativas em Santa Catarina

O Encatho também abre espaço para que todas as entidades que representam o turismo no estado se reúnam para discutir a evolução do setor. Destacam-se a Reunião da Santur com as Instâncias de Governança; o Circuito de negócios com Organizadores de Eventos da Associação Brasileira de Empresas – ABEOC; a Reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio; Reunião do Conselho Estadual de Turismo; Reunião do COMTUR Florianópolis; Conselho Regional de Relações Públicas RS/SC; Reunião da Federação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de SC, FHORESC; Fórum de Turismo de Florianópolis – FORTUR; ATHISC Associação de Turismo Hidrotermal Santa Catarina e Instâncias de Governança de Santa Catarina.

Instâncias de Governança apresentarão suas regiões no espaço da Santur
As Instância de Governança Regionais (IGRs) de todo o Estado de Santa Catarina estarão presentes no evento. A Santa Catarina Turismo, Santur, abrirá espaço na Exprotel para que as Instâncias convoquem os profissionais do trade de suas regiões turísticas e apresentem seus destinos para visitantes de outras regiões. As apresentações serão na quinta-feira, dia 15 de agosto a partir das 13 horas. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.encatho.com.br

1º Seminário de Desenvolvimento Turístico

Dentro da programação que será realizada pela instância da Grande Florianópolis, está o 1º Seminário de Desenvolvimento Turístico – IGR Grande Florianópolis, trabalho desenvolvido em parceria com o agenciamento de viagens, levando produtos e serviços de toda cadeia produtiva do turismo da Grande Florianópolis ao alcance do turista de maneira eficiente e pronta para o consumo. O evento visa aproximar a oferta turística da região da Grande Florianópolis ao agenciamento de viagens em todas as suas etapas, desde a construção de pacotes junto aos fornecedores até a comercialização para o cliente final.

10º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira

Profissionais de recursos humanos, administrativo, governança, manutenção e demais setores envolvidos na operação hoteleira terão um grande encontro para troca de experiências, aprimoramento e crescimento pessoal e profissional. O Simpósio tem como objetivo tratar o dia a dia dos colaboradores do setor hoteleiro e nesta edição serão realizadas três palestras , sendo: inteligência emocional, interação dos setores e a importância do treinamento para a excelência no atendimento.

Homenagens

Tradicionalmente o Encatho presta homenagem às personalidades que se destacaram no turismo e na hotelaria. Serão entregues na abertura do evento a Honraria João Eduardo Amaral Moritz, a Gilson Pinheiro, empresário do turismo; Honraria Maria Helena Petry Makovieck, a Vanessa Garcia Palácio, atuante na hotelaria catarinense; homenagem especial Expositor parceiro – o CEO da empresa Desbravador, Marcelo Pompeo; Além de homenagens especiais a empresários e autoridades do setor.

Floripa Conecta

O Encatho e Exprotel está entre os eventos que fazem parte do Floripa Conecta, movimento de conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos na cidade de Florianópolis e criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional, bem como unir os atores da tecnologia, do turismo e da economia criativa.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel/SC, parceira do Floripa Conecta e do Encatho, fechou parceria também com alguns dos restaurantes e bares associados para oferecer benefícios para visitantes dos eventos. Os visitantes do Encatho terão em seus crachás o QR Code para acesso direto ao aplicativo, podendo assim visualizar restaurantes participantes e obter descontos.

Qualificação gratuita para todos os setores de turismo

Mais de 30 temas foram preparados para abranger toda a cadeia turística. Entre os temas estão linhas de crédito para o setor hoteleiro; inteligência artificial e robótica; a utilização da internet e de tecnologias para divulgação e marketing; softwares para gerenciamento de compras, de recepção, gestão; oportunidades de mercado como Destination Wedding; novos nichos; mudanças no mercado fornecedor e consumidor; envelhecimento populacional; leis, diretrizes, acessibilidade; segurança da informação; marketing de influência e inteligência artificial; tecnologia para gerenciamento de receitas; a importância da formação continuada; inovações em lavanderia e enxoval; a gameficação como forma de engajamento e estímulo competitivo para fidelizar clientes ou equipe interna; economia do mar, entre outros temas. As vagas para as palestras são limitadas e podem ser feitas pelo site http://www.encatho.com.br

Estudo da maturidade digital nos meios de hospedagem catarinenses será apresentado no Encatho

O Instituto da Transformação Digital está desenvolvendo um diagnóstico com os meios de hospedagem associados à ABIH-SC. O resultado será apresentado na palestra “O Impacto da Transformação Digital na Hotelaria”. O estudo visa identificar o nível de maturidade digital dos meios de hospedagem e vem complementar o trabalho realizado entre ABIH-SC e Fecomércio em 2018 que apurou informações sobre a realidade do setor, procurando apresentar os elementos próprios da atividade como infraestrutura, unidades habitacionais, taxas de ocupação e diversidade dos serviços prestados.

Segundo o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, “A necessidade de mudanças é uma tendência inevitável, mas saber onde começar e quais ferramentas utilizar é fundamental. Os hoteleiros, de modo geral, ainda não estão preparados e com a maturidade digital que os tempos exigem. Este estudo e a palestra fornecerão subsídios para as empresas realizarem a Transformação Digital de forma efetiva e eficiente, alcançando crescimento sustentável e duradouro”.

Exprotel

Centenas de marcas estarão em exposição durante a feira, que também é aberta ao público e tem entrada gratuita. Os produtos e serviços apresentados abrangem todos os setores dos meios de hospedagem, como cama, mesa e banho; sistemas e soluções; softwares; amenities; plataformas; maquinários e equipamentos para hotéis; projetos sociais; limpeza e saneamento; segurança; controle de acesso; seguros; filtros; tecnologias de gestão, marketing e controle; multimídia; arquitetura; brinquedos; higienização; consultoria; mobiliário; acessórios; purificação de ambientes e água; aluguel de produtos e serviços; terceirização; decoração; colchões; papéis de parede; tapetes e pisos; entidades representativas e muito mais.

Entre os expositores estão: Abrasel/SC; Santur; Harus (patrocinadora); RenTV; Saga Systems Brasil; Básico Aroma; Altenburg; APP Sistemas; Aromance Aromas; AskSuite; Capital Equipamentos; COEPAD; Colau; Desbravador (patrocinadora); Dormakaba; Ecoflex; Energia Corretora; Filtros Marwilt; Foco Multimídia; Gobbi Arquitetos Associados;  HSystem; Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina; Joy Brinquedos; Lava Sul Higienização Têxtil; Lexsis Sistema; Lufamar; MM Arquitetura Conectada; Multform; ONG Autonomia; Onix Colchões; Probel; ProHotel & ProDecore; Recreanext; Rede Chá; Rossmark; Senac; SESC; Silbeck; Tapetes & Pisos; Teka; Tomberlin (patrocinadora); WebSpot; Wier e muitas outras marcas.

Social também é legal!

Este ano os participantes do Encatho&Exprotel conhecerão de perto algumas ações na área social que podem impactar de forma positiva seus negócios.

A COEPAD – Cooperativa Social de Pais e Amigos de Portadores de Deficiência criada para dar oportunidade de capacitação e trabalho para as pessoas com deficiência intelectual,a fim de fortalecer sua autoestima, proporcionar sua inclusão na sociedade e exercício da cidadania. A COEPAD estará com seu stand apresentando os produtos da Cooperativa que são feitos com papéis recicláveis: blocos, cadernos, agendas, entre outros que podem ser inclusive personalizados com a logomarca do meio de hospedagem. Se o participante quiser participar já neste primeiro encontro, poderá levar papéis em tamanho oficio, preto e branco que seriam descartados na sua empresa e na COEPAD são reutilizados em objetos especiais.

Já a ONG Autonomia que atua em Florianópolis no acolhimento e empoderamento de famílias de autistas e de pessoas com deficiência realiza atividades semanais com 250 pessoas(crianças, jovens, adultos, idosos e famílias), que acontecem gratuitamente em espaços públicos da cidade ou em espaços cedidos por pessoas ou empresas parceiras da ONG. Estará presente com uma Mostra Fotográfica que já percorreu vários lugares com sua sensibilidade que contagia. No stand da Autonomia, os participantes poderão conhecer um pouco mais do universo do Autista e das ações em prol das atividades desenvolvidas.

O CPDI – Comitê Para Democratização da Informática cuja missão é transformar vidas e fortalecer comunidades através da formação em tecnologias da informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da cidadania e do empreendedorismo, levará uma caixa coletora de equipamentos de informática que estão em desuso nas empresas. Os participantes poderão levar CPU’s, teclados, mouses e participar desta ação inicial.No Stand da ABIH-SC haverá mais informações também sobre as atividades do CPDI.

As três entidades estarão à disposição dos participantes para informações de como participar de suas ações sociais, do impacto positivo desta participação para a imagem interna e externa das empresas e até mesmo em relação a condições especiais em projetos que são incluídos em leis de incentivos fiscais com abatimento de impostos.

Vamos lá! Na 32ª Edição do Encatho&Exprotel você saberá que ser social é legal, estar qualificado é fundamental e fazer networking é essencial.

SERVIÇO:
O que: ENCATHO & EXPROTEL
Quando: 13 a 15 de agosto
Onde: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações: http://www.encatho.com.br | 3222-8492
Realização: ABIH-SC

*Os dados apresentados foram divulgados na edição1.381 da Revista Panrotas. Já os dados referentes ao CNAE foram apresentados pela presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, Professora e pesquisadora de Turismo na Universidade de São Paulo (USP), Mariana Aldrigui, no Fórum Panrotas.

Programa de incentivo ao turismo em Santa Catarina será lançado na abertura do 32º Encatho & Exprotel

O programa, parceria do Sebrae com a Santur, Ministério do Turismo e Embratur prevê ações de apoio que contemplam 19 municípios em seis regiões turísticas do estado

O Sebrae, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (SANTUR), o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) lançam em Santa Catarina, no dia 13 de agosto, o Projeto Investe Turismo. O lançamento será durante a cerimônia de abertura do Encatho & Exprotel, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de SC (ABIH/SC), que será realizado no CentroSul, em Florianópolis, entre os dias 13 e 15 de agosto, e contará com a presença do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O objetivo é promover a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento de destinos e gerar emprego e renda. Os empresários do setor conhecerão mais sobre o acesso a linhas de financiamentos do Prodetur, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Além de orientação para descobrir quais as melhores oportunidades de investimentos, acesso a estudos de mercado e a ações de marketing digital e posicionamento da imagem. O Investe Turismo soma-se às medidas do Brasil+Turismo, lançado em 2017, para alcançar as metas do Plano Nacional de Turismo 2018-2022.

Em Santa Catarina, o Sebrae Nacional, o MTur e a Embratur selecionaram para o projeto seis Regiões Turísticas e seus respectivos municípios: Grande Florianópolis, Serra Catarinense, Sul do Estado, Costa Verde e Mar, Vale Europeu e Caminhos dos Príncipes. O Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Fonseca, explica que o programa busca potencializar o turismo em Santa Catarina e melhorar os índices de desempenho do setor.

Em 2018, o Ministério do Turismo – MTur anunciou um crescimento de 10,2% nas receitas dos turistas brasileiros e 4,7% nas receitas de turismo internacional no país, nos três primeiros meses de 2018 . “Esse crescimento foi observado também em Santa Catarina. O movimento de visitantes internacionais no aeroporto Hercílio Luz registrou um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior. A previsão é que nos próximos 10 anos o Brasil seja o terceiro país com maior crescimento do turismo doméstico, só superado pela China e pela Índia. E Santa Catarina tem muito potencial que pode ser desenvolvido, firmando-se como um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil”, comenta o Diretor.

Estima-se que nos próximos dez anos mais de 3,8 milhões de famílias brasileiras passarão a consumir turismo doméstico (WTTC, 2018). Este crescimento se refletirá no mercado de trabalho, sendo previstos 1,3 milhão de novos empregos no setor de turismo brasileiro. “Santa Catarina pode surfar essa onda de crescimento, pois conta com lindas praias, o Parque Beto Carrero World, atrações da Serra que podem ser exploradas no inverno, mas não precisam ficar fora do roteiro nas demais estações, em julho, o Festival de Dança de Joinville lota a cidade, outubro tem Oktoberfest, em Blumenau, e também a observação de baleias no litoral sul no inverno. Temos um potencial incrível a ser explorado o ano inteiro, são vários destinos e atrações no Estado. A partir de agora, vamos procurar dar visibilidade maior ainda a esses destinos, com qualificação dos pequenos negócios e integração entre as regiões para divulgar o Estado para o todo o território nacional”, finaliza Carlos Henrique.

Para o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, o lançamento do projeto dentro da programação do Encatho & Exprotel reforça a importância do evento não apenas para a hotelaria, mas para todo o trade turístico. “Enquanto entidade representativa da hotelaria é nosso papel estar atento e fomentar os diversos setores que envolvem o turismo. O turista escolhe onde se hospedar atraído pelas diversas opções de um destino. Não basta nos preocuparmos apenas com a gestão dos meios de hospedagem é preciso estar atento a todo ecossistema. Quanto mais desenvolvermos os destinos e seus empreendimentos, mais aumentaremos a taxa de ocupação”, enfatiza Vailatti.

De acordo com a presidente da Santur, Flavia Didomenico, a meta é unir setor público e a iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de rotas turísticas estratégicas. Ela avalia que há um grande potencial de aumento da comercialização do turismo de Santa Catarina e, para isso, é essencial a integração entre as cidades para desenvolver o turismo regional e estratégico. “O Investe Turismo é uma ferramenta que tem como linha de trabalho o fortalecimento da governança, a melhoria dos produtos e serviços turísticos, o marketing estratégico e a participação em eventos, que colaboram para o desenvolvimento do turismo no estado. As cidades beneficiadas terão um estímulo à inovação tecnológica, à sustentabilidade e à conquista de novos mercados”, afirma.

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:

Os comentários estão desativados.