Encatho & Exprotel 2019 – | Instâncias de Governança | Parcerias | Simpósio de Governança | Expositores

Instâncias de governança de Santa Catarina participam do Encatho & Exprotel

Nove instâncias participam do evento com ações de divulgação dos potenciais turísticos de suas regiões

 

A 32ª edição do Encatho & Exprotel está cheia de novidades. Além de contar com 27 palestras para os mais diversos setores da cadeias do turismo e reuniões do trade para discutir, em conjunto, os caminhos a serem tomados para melhorar os produtos e serviços focados no turismo de Santa Catarina e do país, o evento terá a participação das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina, que convocam profissionais do trade de suas regiões turísticas a apresentar seus destinos e empreendimentos para os participantes do evento, vindo de diversas regiões do Brasil.

No final de 2018, as regras para a inclusão das regiões turísticas no Mapa do Turismo Brasileiro mudaram e só são reconhecidas aquelas que contarem com Instância de Governança Regional, Conselhos Municipais de Turismo ativos e pelo menos um prestador de serviço inscrito no Cadastur, serviço nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado turístico no Brasil. A Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil em âmbito regional.

Osmar José Vailatti, Diretor-presidente da ABIH-SC, promotora do evento, afirma que “O Encatho é uma referência nacional no setor, mas também tem uma preocupação com o processo de regionalização turística para o desenvolvimento de toda cadeia produtiva. As atividades envolvem participantes do estado , lá onde o turismo acontece, na ponta! E especialistas de diversos Estados contando com um espaço exclusivo para debate entre o poder público da iniciativa privada. Para um desenvolvimento turístico pleno é necessária uma atuação conjunta”, afirma.

Confira as apresentações das Instâncias de Governança, conheça o estado de Santa Catarina de perto, no espaço da SANTUR, no centro da EXPROTEL.

 

 

1º Seminário de Desenvolvimento Turístico – Grande Florianópolis

Outro evento que merece destaque dentro da programação é o Seminário de Desenvolvimento Turístico que será realizado pela IGRTur – GF – Instância de Governança Turística da Grande Florianópolis em parceria com os agentes de viagens, levando produtos e serviços de toda cadeia produtiva do turismo da Grande Florianópolis ao alcance do turista de maneira eficiente e pronta para o consumo. O evento visa aproximar a oferta turística da região ao agenciamento de viagens em todas as suas etapas, desde a construção de pacotes junto aos fornecedores até a comercialização para o cliente final.

 

 

 

ABIH-SC firma parceria com a RICTV para divulgação do Encatho & Exprotel

Na foto: Lara Perdigão, Relações Públicas, Marcello Petrelli, RIC SC, Osmar Vailatti ABIH-SC

 

Segundo o presidente executivo do Grupo RIC SC, Marcello Corrêa Petrelli, turismo é um conhecer, enxergar e saber contínuo para que se crie um desejo em conhecer destinos. E é justamente por este motivo que a imprensa e os veículos de comunicação possuem um papel fundamental na oferta dos destinos turísticos.

“Comunicação, independente do meio, é sempre muito relevante. Mas o rádio e a TV continuam sendo os meios de comunicação com maior penetração na grande massa. Estar como parceiro das cidades, dos destinos e do setor do turismo através da ABIH-SC e do Encatho é, certamente, mais uma forma de contribuir para desenvolver mais o turismo”, afirma Petrelli.

Para o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, a parceria tem o objetivo de divulgar ainda mais as oportunidades do evento para a comunidade catarinense. “Já firmamos parcerias com veículos segmentados do cenário nacional, mas contar com o apoio de um grande grupo de comunicação do nosso Estado é certamente a melhor forma de atingir os profissionais e empresários que trabalham diariamente nos empreendimentos do turismo e hotelaria. Oferecemos qualificação gratuita com os maiores especialistas, temos fornecedores referência no setor com ótimas oportunidades, agora precisamos também alcançar o público para prestigiar tudo que preparamos. Novamente o Grupo RIC SC nos recebe de braços abertos”, reforça Vailatti.

Além do Grupo RIC SC, são media partners do evento: Revista Hotéis (Revista Oficial), Diário do Turismo, Revista Hotelaria, Portal Falando de Turismo, Guia GPHR, Hoteliernews, Revista Hotelnews, Portal Sortimentos.

Confira o VT que estará veiculando na emissora nos próximos dias – https://youtu.be/7ukldy1gBX4

 

10º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira terá três palestras que abordam inteligência emocional, interação dos setores e treinamento para garantir qualidade dos processos

Evento congrega programação do Encatho e reúne profissionais de diversos setores operacionais

 

No dia 14 de agosto, durante o 32º Encatho, profissionais de recursos humanos, administrativo, governança, manutenção e demais setores operacionais terão um grande encontro para troca de experiências, aprimoramento e crescimento pessoal e profissional.

O Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira tem como objetivo tratar o dia a dia dos colaboradores do setor hoteleiro, sempre abordando temas vivenciados em situações reais, permitindo a troca de experiências e enriquecimento pessoal e profissional para todos os participantes. Neste ano serão realizadas três palestras por profissionais renomados no turismo. Este evento acontece na sala Jurerê e segue das 8h30 às 15h45.

Os conteúdos selecionados para serem abordados são escolhidos para melhorar processos, proporcionar a integração entre líderes, coordenadores e gestores, bem como, aprimorar a mão de obra para obter melhores resultados, de forma mais eficaz para o empreendimento e de forma encantadora para os hóspedes.

Na abertura haverá apresentação dos 10 anos do Simpósio e apresentação do Comitê de Governança de Santa Catarina.

 

Inteligência emocional

Das 9h às 10h30 o palestrante Thiago Lima falará sobre Inteligência Emocional, com o objetivo de auxiliar profissionais e líderes a equilibrar razão e emoção e desenvolver habilidades de autocontrole em diferentes situações, visto que o turismo é um dos setores da economia onde os colaboradores possuem grande participação no sucesso de um estabelecimento. O coach vai explicar como ter empatia, motivação e eliminar o que impede uma pessoa de ter sucesso em qualquer área da vida, ou seja, como desenvolver a “Inteligência Emocional” e conseguir identificar com mais facilidade tanto as próprias emoções quanto as de outras pessoas.

Ele vai ensinar como os profissionais podem ter mais foco e produzir mais resultados; ter mais saúde e vitalidade; criar hábitos que levem ao sucesso; atingir os objetivos mais ousados; restaurar e aprimorar os relacionamentos; eliminar emoções negativas e produzir emoções positivas constantes; enfrentar desafios, prosperar, ter sucesso e ser mais feliz.

Após esta palestra haverá um momento para apresentação de fornecedores.

 

A Importância da Interação entre Setores

Na sequência, das 11h às 12h30 Carlos Bollentini Neto discorre sobre a “Importância da Interação entre Setores”. Muitas vezes a falta de diálogo entre profissionais de um mesmo ambiente ou a falta de cooperação podem gerar, além de prejuízos, diversos outros problemas dentro de um empreendimento. Na hotelaria, por exemplo, as ações devem ser muito bem alinhadas para que os serviços funcionem adequadamente, desde a reserva até o check out, retorno e ações de fidelização do hóspede. Por isso este tema tem grande importância e vai ser amplamente discutido pelo profissional, que deve mostrar algumas ações eficazes para promover a integração. Neto é gerente do Sol Ipanema Hotel – RJ e possui anos de experiência em diversos setores de empreendimentos hoteleiros.

Após o almoço haverá um quebra gelo mágico surpresa para os participantes. Das 13h40 às 14h o encontro abre espaço para mais uma apresentação de fornecedores.

 

A Importância do treinamento para garantir a qualidade dos processos

Desenvolver as competências individuais e coletivas dos profissionais não é tarefa fácil, como também não é fácil manter a empolgação, o foco, ou até mesmo aplicar novas tecnologias ou produtos e serviços esperando que tudo dê certo sem que haja capacitação, investimento, comunicação e harmonia entre os profissionais, os equipamentos e os setores. Cristiane Ribeiro de Bittencourt falará sobre a importância do treinamento para garantir a qualidade dos processos. A palestra inicia 14h e segue até 15h30.

A mestra em engenharia de produção tem anos de experiência no desenvolvimento de programas de treinamento para todos os níveis organizacionais. O setor operacional do empreendimento é essencial e os treinamentos voltam-se para a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições, pois estes profissionais são os responsáveis por apresentar o diferencial do empreendimento. Realizar o treinamento é essencial para garantir a continuidade e qualidade dos processos e instituir boas práticas de atendimento ao cliente.

As inscrições podem ser feitas no site www.encatho.com.br

 

Exprotel – Produtos e Serviços em destaque na feira

A Feira de Produtos e Serviços para Hotéis também é um ponto forte da programação do evento. A visitação é aberta ao público e pode ser feita das 13 às 20 horas gratuitamente. Serão mais de 100 marcas em evidência com valores especialmente firmados para a feira. A Exprotel é o local ideal para quem comercializa produtos e serviços para a hotelaria, bem como, para pessoas que buscam inovações, tendências e lançamentos para todo o setor, envolvendo equipamentos, produtos, serviços e softwares, congregando soluções que vão desde a limpeza até a operacionalização dos sistemas de hospedagem.

A feira contempla os segmentos de softwares de gestão; amenities; higiene; colchões; cama, mesa e banho; gestão e proteção de acervos ; seguros; enxoval; solução em Wi-fi; lazer; arquitetura; móveis; pisos e tapetes; tecnologias de marketing hoteleiro; produtos de limpeza e lavanderia; fechaduras e cofres; solução para tratamento de efluentes líquidos e gasosos; locação de eletrônicos e muito mais.

Conheça mais alguns dos expositores.

 

Desbravador apresenta na Exprotel o Light Web

Solução para garantir praticidade nas informações sobre os meios de hospedagem

A Desbravador é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de software de gestão que atua há mais de 30 anos no mercado. Além de expor seus produtos na Exprotel, a empresa também é uma das patrocinadoras do evento.

Para a feira, levará todos os seus produtos, desde soluções para pequenos hotéis e pousadas, até grandes hotéis e redes hoteleiras. O destaque deste ano é o Light Web, um sistema 100% online e que permite o acesso das informações do estabelecimento de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Ele possibilita unir todos os procedimentos do estabelecimento em um único local, com mais segurança e praticidade.

Marcos Vinícius Feijó, da área de marketing, afirma que “é com muito entusiasmo que participamos mais uma vez do Encatho & Exprotel. Estar presente em eventos desse porte, além de abrir portas para novos negócios, também é uma oportunidade de nos atualizarmos sobre as novidades do setor hoteleiro, compreender quais são as tendências do mercado e como nosso público está se comportando. Assim, podemos aperfeiçoar nossos produtos para atender com excelência. Além disso, é sempre bom encontrar alguns dos nossos mais de 3500 clientes pela feira e fortalecer os laços”.

Trajetória

Em 1988 a Desbravador iniciou as atividades no desenvolvimento de sistemas para o gerenciamento hoteleiro. Após 20 anos de experiência na atividade, estudo de novos mercados e pesquisa, em 2008 passou a dedicar-se também ao desenvolvimento de software para postos de combustíveis e conveniência. Em 2012 ampliou o know-how e passou a atender também o setor gastronômico.

Possui 160 funcionários divididos entre a matriz, localizada em Chapecó (SC) e filiais distribuídas estrategicamente nas cidades de Florianópolis (SC), Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP) e Buenos Aires na Argentina, com projeto de expansão para outros países. Além disso, conta com escritórios distribuidores localizados em todo território nacional: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA).

Atende mais de 3.500 clientes espalhados em 7 países (Brasil, Portugal, Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai) e gerencia 111.428 unidades habitacionais, em média 66.857 check-ins por dia.

Como resultado do trabalho e dedicação, ganhou o Prêmio Top Fornecedor da Hotelaria Paulista 2019. Este prêmio é uma iniciativa da ABIH-SP. Também carrega o título de atual Fornecedor Destaque da Hotelaria, nominado neste ano pela Revista Hotéis e referente à 2018. A empresa segue desbravando para firmar em todo o mundo o seu reconhecimento, que atualmente está estabelecido na América do Sul, Portugal e, mais recentemente, no México.

 

Como armazenar na nuvem e garantir segurança

APP Sistemas traz para a Exprotel sistema próprio completo para gestão, operação e controle total de diferentes perfis de empreendimentos hoteleiros

Participar de eventos no segmento da hotelaria é uma grande oportunidade de adquirir mais conhecimento, conhecer pessoas e novas ideias e, é claro, encontrar grandes soluções e inspirações para os negócios.

Pensando nisso, a APP Sistemas estará presente com estande no 32º Encatho & Exprotel, de 13 a 15 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis. Durante a feira, vai levar ao hoteleiro uma solução ainda mais completa, segura e inovadora.

Seguindo a tendência de otimizar processos, atender e acompanhar um mercado ágil, em constante evolução, a APP Sistemas apresentará sua solução HITS, PMS totalmente cloud e completo para gestão, operação e controle total de diferentes perfis de empreendimentos hoteleiros. A sigla PMS é referente à Property Management System, que pode ser traduzido com sistema de gestão de propriedade. É um sistema digital que faz o gerenciamento das reservas e auxilia nos processos envolvendo a entrada e saída dos hóspedes.

Segundo Claudio Azevedo, CEO da APP Sistemas, o armazenamento de dados na nuvem é sinônimo de segurança. “O backup de dados é feito de forma automática e contínua, até em situações inesperadas, como em caso de queda de energia. Como seu funcionamento é nativo no browser, o HITS não demanda de instalação em computadores”, diz. Ao participar de um evento desse porte, a empresa projeta sua marca em uma região em que o turismo cresce a cada ano. “A nossa participação na Exprotel 2019 mostra a sinergia da nossa solução com as necessidades do segmento. A intenção é levar para o mercado o que há de melhor para os hotéis na gestão e área de vendas”, enfatiza.

HITS

HITS é a solução para empreendimentos hoteleiros desenvolvida pela APP Sistemas. É a quinta geração e foi desenvolvida com a experiência que a APP possui em mais de três décadas em tecnologia e hotelaria. Esse sistema para hotel foi criado com a consciência de que um mercado ágil e em constante evolução necessita de soluções inovadoras para superar desafios.

Sua missão? Entregar experiência completa e integrada de transformação digital aos empreendimentos hoteleiros, impulsionando a hospitalidade e proporcionando uma experiência única e integrada de transformação digital.

 

Lava Sul Higienização Têxtil leva à Exprotel serviço de higienização e locação de enxoval

Sistema próprio de etiquetas possibilita o rastreamento eficaz das peças

 A Lava Sul Higienização Têxtil é uma lavanderia especializada em enxovais de instituição hoteleira. Por sua capacidade e qualidade nos serviços focados em hotéis, a empresa possui grandes clientes e está sempre preparada para expandir.

Fundada em 1998, pela visão empreendedora da família no município de Bombinhas, hoje atua de Joinville a Santo Amaro da Imperatriz, passando por Blumenau e todo o litoral norte de Santa Catarina.  A empresa tem capacidade de atendimento de 18 toneladas por dia. A tecnologia do moderno maquinário permite o alto desempenho da produção, gerando a competência que o mercado hoteleiro busca.

Durante a 30ª Exprotel vai apresentar serviço de higienização de enxoval para hotéis e locação de enxoval.  Para Acácio Baldança, do setor comercial, participar de um evento deste porte é muito importante para o fortalecimento da marca. “Em primeiro lugar participamos pelo respeito e a parceria saudável que temos com a ABIH. Além disso, todo empreendedor sabe que, para manter a sua empresa crescendo é importante expor e fortalecer sua marca, buscar novos contatos, testar produtos e serviços e ter a possibilidades de fechar novos negócios. E a Exprotel é perfeita, pois congrega todas essas possibilidades em um só lugar”, pontua.

Higienização têxtil

A capacidade atual é equivalente à higienização completa de aproximadamente 45 mil peças por dia, devido ao alto desempenho na higienização têxtil industrial, integrando os processos de lavagem, secagem e passadoria.

A empresa investe constantemente em máquinas e softwares de últimas geração, como é o caso do sistema próprio de etiquetas, que possibilita o rastreamento eficaz das peças do enxoval. Na hora de embalar as peças higienizadas, as etiquetas são expedidas e coladas no pacote, garantindo muita eficiência no processo. Ao verificar o ler a etiqueta no terminal, os colaboradores já podem visualizar os dados do cliente, origem e destino das peças. Todo esse processo otimiza a rastreabilidade mais eficaz sobre o enxoval do cliente, respaldando um detalhamento das peças higienizadas, com controles gerenciáveis em escala diária, semanal, mensal ou anual, bem como por tipo de peças.

Locação de enxoval

Os enxovais a serem locados possuem todos os itens necessário, adequados à necessidade do cliente. A locação é, segundo a empresa, uma das tendências do mercado hoteleiro, devido à redução dos gastos com aquisição, manutenção e reposição de enxoval próprio do hotel. As vantagens da terceirização são o ganho do espaço físico dentro do hotel, redução de custo de enxoval processado, diminuição da utilização de recursos naturais.

 

SERVIÇO:
O que:
ENCATHO & EXPROTEL
Quando: 13 a 15 de agosto
Onde: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações e Inscrições: www.encatho.com.br | 3222-8492

Realização: ABIH-SC

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR