Festival gastronômico revela diversidade da culinária portuguesa

Festival gastrono?mico culina?ria portuguesa

Helen Coelho (GG Windsor Plaza Brasilia), Cleiton Silva(gerente comercial Windsor Plaza Brasilia), Rogério Carnevalle (gerente regional de vendas da TAP), Jorge Cabral (Embaixador de Portugal) e Pedro Ribeiro (diretor comercial Dom Pedro Hotels). Crédito da foto: Tomada Criativa 

 

Rede Windsor Hoteis recebeu convidados para jantar de abertura do evento, que promove a troca entre as culturas luso e brasileira 

A rede brasileira Windsor Hoteis e o hotel português Dom Pedro, em parceria com a empresa aérea TAP, receberam, na noite de terça-feira (03/12), o embaixador de Portugal, Jorge Cabral, o trade de turismo da cidade, jornalistas e influenciadores para um jantar especial que marcou a abertura oficial do Festival Gastronômico Português. O evento acontece pela primeira vez no Restaurante The Falls, do hotel Windsor Plaza Brasília, entre hoje e amanhã (05/12).

Durante o encontro, embaixador de Portugal fez questão de parabenizar a iniciativa e ressaltou a importância dos laços entre os dois países. “Fico feliz em participar de um evento como esse e parabenizo os organizadores pela parceria capaz de reaproximar ainda mais Portugal e Brasil,” ressalta Jorge Cabral.

Para Helen Coelho, gerente-geral do Windsor Plaza Brasilia, o principal objetivo da iniciativa é estreitar o intercâmbio entre as culinárias de Brasil e Portugal e incluir o festival na agenda gastronômica do setor. “A Rede Windsor quer, junto com a TAP e o Dom Pedro, promover a integração das duas culturas, do turismo dos dois países e, principalmente, da culinária. Vamos levar também a experiência aos portugueses em Lisboa”, adianta Helen.

A ação também inclui a realização de um Festival Gastronômico Brasileiro em Portugal, que acontecerá em fevereiro de 2020, sob o comando de um dos chefs da Rede brasileira Windsor Hoteis.

O evento em Brasília tem direção do chef lusitano Gil Martins, que há mais de 15 anos comanda a cozinha do hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa. Segundo o chef, as culinárias têm muito a aprender uma com a outra. “Portugal não tem só bacalhau. Por isso escolhi trazer para cá outros pratos típicos e comprovar a diversidade da nossa gastronomia. Trouxemos mais de 100kg de  diferentes ingredientes para que as pessoas possam ter a experiência de provar um pouco do muito que temos de especial. O cardápio traz uma seleção de sabores tipicamente portugueses e reúne cordeiro, pato, lula, bacalhau, queijos e etc.”, comenta Gil.

 

Ademir Antônio (Chef de cozinha do Windsor Plaza Brasília), Manuel Mariano (Chef do Dom Pedro Laguna Resort) e Gil Martins (Chef do Dom Pedro Lisboa). Crédito da foto: Tomada Criativa

 

A lista de especiarias permite que o chef português crie e misture menus únicos, explorando temperos e proporcionando aos clientes uma deliciosa viagem gastronômica. Entre as delícias lusas estão diversos tipos de queijo, como o de cabra curado, de Nisa, serra, picante Beira Baixa, azeitão e ilha, além de iguarias: painho alentejano, chouriço, morcela e presunto.

Os clientes podem degustar as opções do bufês sortido, como lula frita com farinha de milho, enchidos assados com compota de maçã e anis-estrelado, pataniscas de bacalhau, mil-folhas de bacalhau com bras de batata, tentáculo de polvo no forno com cebola e azeitona preta e coxa de pato assado com laranja e tomilho.

O cardápio do evento ainda inclui carneiro assado em baixa temperatura com alecrim, escalopes de novilho corados com presunto à portuguesa e atum com legumes mediterrâneos, além de saladas e entradas típicas lusitanas.

Para quem não abre mão de uma boa sobremesa, opções de doces portugueses não faltam, como o tradicional pudim de ovos, além de leite-creme queimado, arroz doce, pudim de pão com maçã e uvas passas, papos de anjo, peras bêbadas e pudim abade de Priscos.

O restaurante disponibilizará aos clientes uma carta de vinhos portugueses com sugestões de harmonização.

*Todas as bebidas serão cobradas à parte.

 

Festival gastronômico tem diversas opções de comida portuguesa. Crédito da foto: Tomada Criativa

 

SERVIÇO:
Data: 04 e 05/12/2019
Hora: a partir das 19h
Valor: R$ 125 (por pessoa) + 10% de taxa de serviço
Endereço: SHS Qd 05 BI. H – CEP 70322-912
Informações sobre o evento: (61) 2195-1100

Sobre a Rede Windor Hoteis

Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Rede Windsor possui hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, possui 14 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro -, além de duas unidades em Brasília. A Rede conta ainda com o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, o maior centro integrado de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão o Windsor Barra e Windsor Oceanico, além do Centro de Convenções. O espaço tem 24 mil metros quadrados, 100 salões multiúso, a maior plenária comporta até 2.500 pessoas, com capacidade de atender um público flutuante de até 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos figura também em premiações nacionais e internacionais.

Sobre a TAP

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, com mais de 70 frequências semanais partindo de 10 cidades brasileiras – Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – para a Europa.

Criada em 1945, a companhia viu o seu processo de privatização concluído em 2015, ano em que celebrou 70 anos, com o consórcio Atlantic Gateway como novo acionista. Com Hub em Lisboa, localização privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte e Central do Sul, a TAP é líder na operação entre o Brasil e a Europa com cerca de 30% de todo o tráfego, além de uma rede que cobre mais de 90 destinos, sendo mais de 50 na Europa, além de Estados Unidos, Brasil e África.

Em 2018 a TAP transportou cerca de 16 milhões de passageiros no mundo e mais de 1,7 milhão de passageiros nas rotas do Brasil. Atualmente, opera no trecho São Paulo – Lisboa com uma das aeronaves mais modernas do mundo na atualidade – o Airbus A330neo, que entre diversas inovações, como a economia de combustível e emissões de carbono em cerca de 14%, oferece comodidade aos seus clientes de permanecerem conectados durante todo o voo com a possibilidade do envio de mensagens de texto gratuitamente.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR