Gastronomia e Sustentabilidade: Fios de Pupunha para refrescar o verão 2011

por migracao

Gastronomia e Sustentabilidade: Fios de Pupunha para refrescar o verão 2011


Você já se imaginou almoçando um prato de talharim ao pomodoro, em um dia escaldante com os termômetros chegando aos 40ºC? Até pode acontecer, mas, certamente, você pensaria duas vezes antes de se aventurar em pratos “pesados” da culinária em pleno verão.

A próxima estação promete ser uma das mais quentes e secas dos últimos anos, com chuvas irregulares e escassas. Para enfrentar o calor do verão, especialistas sempre indicam a ingestão de comidas leves e grande quantidade de líquidos. Entra ano e sai ano, as opções para uma alimentação saudável, leve e de qualidade, passam sempre pelos mesmos ingredientes e pratos.

Que tal o mesmo talharim ao pomodoro, mas com um macarrão diferente? Parece macarrão, mas é palmito! Não é massa, é palmito pupunha cortado em formato de fios, que preserva o sabor natural do palmito, sem o gosto amargo da conserva, com alto teor de fibras e baixíssimo valor calórico!

Essa novidade já está disponível nos freezers dos supermercados e promete ser a grande surpresa do verão 2011.


Rico em amido, proteínas e, principalmente, vitamina A, o palmito pupunha possui inúmeras vantagens nutricionais e um sabor versátil e peculiar, que o transformou em um dos ingredientes mais utilizados por chefs de cozinha em todo o Brasil. O corte diferenciado, em fios, foi desenvolvido pela São Cassiano, empresa produtora de palmito pupunha, que está há mais de 10 anos no mercado e foi a primeira a receber o título de Palmito Gourmet no Brasil. A empresa foi pioneira também ao lançar a primeira linha de palmito pupunha congelado do mercado brasileiro. Pronto para consumo, pré-cozido e 100% natural, o produto tem durabilidade de dez meses e é comercializado nos freezers dos melhores empórios e supermercados do Brasil em duas versões: picado e em fios.


A versão do palmito em fios (tipo talharim) é um ótimo substituto para o macarrão, além de ser também um delicioso acompanhamento para saladas e carnes. Já a versão do palmito picado é um ingrediente excelente para risotos, recheios de tortas e crepes. É possível preparar muitas outras receitas, como o estrogonofe para vegetarianos, que substitui a carne pelo palmito. Pelas propriedades nutricionais e benefícios do palmito, as duas versões podem ser utilizadas por consumidores com algum tipo de restrição alimentar, como os celíacos (restrição a glúten), os diabéticos (restrição a alimentos adocicados) ou aqueles que seguem dietas alimentares balanceadas para diminuição de carboidratos.


Ao contrário de outras espécies de palmito, o cultivo da pupunha não agride a natureza, pois cada palmeira perfilha (rebrota) depois das colheitas, sendo uma fonte de produção que  auxilia na preservação da Mata Nativa. Por esse comportamento ambientalmente e socialmente responsável, a São Cassiano possui o Selo Verde de Qualidade e o Certificado Kosher. 

O cultivo da pupunha é realizado em lavoura ecologicamente correta e os produtos são embalados com tecnologia de ponta em ambiente semi-asséptico. A qualidade na produção reflete a qualidade do produto, gerando um palmito com 100% de aproveitamento. A tecnologia desenvolvida em parceira com o ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) permite que o palmito congelado não necessite de ácido cítrico, sal ou sódio para ser conservado, garantindo um produto totalmente natural sem adição de químicos ou conservantes.


PALMITO PUPUNHA SÃO CASSIANO: Tel.: (0xx11) 3814-6473 ou 3812-4575
Site: www.palmitopupunha.com
Blog:  palmitopupunhasaocassiano.blogspot.com
Twitter: @Saocassiano
E-mail: contato@palmitopupunha.com

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR