Inmetro realiza testes com blisters

por migracao

fiogf49gjkf0d

Inmetro realiza testes com blisters


Largamente utilizadas pela população brasileira, as embalagens individualizadas de alimentos apresentaram problemas em suas avaliações


O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) analisou 12 marcas de blisters – embalagens individualizadas de alimentos geralmente utilizadas em hotéis, restaurantes, empresas de transporte aéreo e hospitais. Das marcas submetidas à análise, sete eram de manteiga, uma de margarina, quatro de geleia e uma de creme de chocolate. Os blisters, como toda embalagem de alimento, devem proporcionar um uso seguro, preservando a qualidade do conteúdo. Entretanto, os resultados da análise evidenciaram problemas em todas as avaliações realizadas. O relatório completo sobre a análise do Inmetro segue em documento pdf, em anexo.
 
Foram analisados aspectos relacionados ao uso seguro, como a facilidade de abertura da embalagem sem a utilização de instrumentos (uma faca, por exemplo), preservando a qualidade do alimento, bem como a segurança no manuseio; a boa qualidade da embalagem, traduzida em material resistente à utilização; acabamento e design adequados; total aproveitamento do alimento e orientações sobre o uso, a conservação e o descarte. Na avaliação das impressões sobre o design do produto, na qual voluntários testaram o grau de facilidade de abertura das embalagens, simulando uma utilização habitual, apenas duas embalagens foram consideradas “boas” ou “muito boas” em todos os itens.
 
Em geral, todos os participantes apresentaram experiências anteriores frustrantes com o produto, relatando que utilizaram ou utilizam outros objetos (facas, garfos) no auxílio à abertura das embalagens. Tanto a dificuldade em descolar a tampa quanto o fato de ela se rasgar na tentativa de abri-la levam à necessidade de auxílio de instrumentos, potencializando o risco de acidentes.
 
Diante dos resultados apresentados na análise, encaminhados à Anvisa e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, da falta de segurança que as embalagens do tipo blister apresentam e da necessidade de promover a adequação do design dessas embalagens, o Inmetro recomenda um estudo de impacto e viabilidade para o produto em questão, visando o estabelecimento de um regulamento técnico compulsório, associado à eventual implantação de um Programa de Avaliação da Conformidade.
 
Confira algumas dicas para uma utilização segura.
? Verifique se a embalagem possui bom acabamento, quinas arredondadas e rigidez, a fim de evitar acidentes;
? Antes de abrir a embalagem, procure a área específica com a indicação “puxe”, fazendo um movimento de “fora para dentro”;
? A forma mais segura e confortável de manipular a embalagem é segurando-a entre o dedo indicador e o polegar;
? Cuidado! Evite utilizar instrumentos para auxiliar a abertura das embalagens.
 
Todas as marcas analisadas são nacionais: Bom Sabor, CCL, Ecila, Itambé, Júnior, Leco, Vigor, Homemade, Ísis, Mu-Mu, Nucita e Ritter.  Por meio de posicionamentos, algumas destas empresas informaram ao Inmetro que utilizaram as informações obtidas na análise para promover melhorias em seus produtos. 
 
Divulgação: CDN Comunicação Corporativa –  (0xx21) 3535-8320
www.cdn.com.br
Andréa Copolilo – andrea.copolilo@cdn.com.br
Rafael Cavalcanti –  rafael.cavalcanti@cdn.com.br
Sheila Albuquerque – sheila.albuquerque@cdn.com.br
Anna Catharina Siqueira –  anna.catharina@cdn.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR