Marakuthai participa do Festival da Pimenta 2012

por migracao

fiogf49gjkf0d

Marakuthai participa do Festival da Pimenta 2012


Chef Renata Vanzetto aposta no curry para compor menu especial


peixe_com_curry_verde_,_folha_de_limao_e_capim_santo___marakuthai_em_alta.jpg 


                                                                   Crédito da foto: Tadeu Brunelli 


 Se o segredo de um prato está no seu tempero, os paulistanos poderão descobrir vários desses ingredientes mágicos no 2º Festival da Pimenta, que acontece de 10 a 20 de maio, em 10 dos principais restaurantes da capital. O Marakuthai, reconhecido por sua culinária de inspiração tailandesa, não poderia estar de fora da seleta lista. O festival foi idealizado por Hugo Delgado, sócio do restaurante Obá, nos Jardins. O objetivo é formar um público apreciador da pimenta e promover criações inusitadas durante a temporada.


A chef Renata Vanzetto, do Marakuthai, apostou no curry, para mostrar como o ingrediente tem uma enorme versatilidade de formas e sabores. O curry tem origem indiana e é uma especiaria composta por vários ingredientes. Basicamente, contém: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. Todos esses temperos, juntamente com outros, são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o resultado final.


Renata criou o Menu Curry, composto por entrada, prato principal e sobremesa (R$ 69 por pessoa). De entrada, os famosos bolinhos de cordeiro de seu cardápio tradicional serão servidos com pasta de curry vermelho. Para o prato principal, cubos de peixe são regados ao molho curry verde com folhas de limão e capim santo, acompanhando arroz de jasmim e manga grelhada. Para finalizar, é na sobremesa que está o grande diferencial. Um suave toque de curry amarelo dará um sabor diferenciado à ganache de chocolate com castanha do Pará e damasco.


Renata sempre foi uma chef e gourmand apaixonada por pimenta, ao lado de ingredientes como gengibre, coco e ervas frescas. A base da culinária do Marakuthai leva em conta os temperos, uma cozinha contemporânea com inspiração tailandesa. E a culinária thai é fortemente marcada pelos ingredientes picantes. ”O Festival é uma ótima forma de popularizar o ingrediente e romper alguns tabus, como colocá-lo até na sobremesa. As pessoas vão se surpreender com a quantidade e variedade de tipos de pimenta”, explica Renata.  Temporada que promete aquecer a cidade – e os paladares


Sobre o Marakuthai:


Criado em 2007 por Renata Vanzetto, o Marakuthai é um restaurante de cozinha contemporânea com inspiração tailandesa. Apaixonada por ingredientes como gengibre, coco, ervas frescas e pimentas, Renata viu na culinária tailandesa temperos e cores parecidos com os de Ilhabela, onde cresceu em contato com a natureza. Chef prodígio e autodidata, Renata cozinha desde os 9 anos e aprendeu a arte com sua avó, cozinheira de mão cheia. O restaurante pé na areia, aberto ao lado do Yacht Club de Ilhabela, logo se tornou um sucesso e ganhou filial, em 2009, nos Jardins, em São Paulo.  O Marakuthai tem como marca pratos que encantam pelo sabor e pela apresentação delicada, numa proposta bem-humorada de culinária, o que já lhe valeu os mais importantes prêmios da crítica, como Chef Revelação do Guia Quatro Rodas (2008) e do Casa Boa Mesa (2010), Melhor Restaurante Novo (2010), segundo a revista Época, e o de Melhor Restaurante Contemporâneo (2011), segundo a revista Go Where. A jovem chef, de 23 anos, comanda hoje uma equipe de 50 funcionários na rede.


  Serviço:


 Marakuthai São Paulo
Al. Itu, 1618 – Jardim Paulista
Tels. 11 3062-7556 e 3061-1015
Horário de funcionamento: almoço: de quinta a sexta, das 12 às 15h e sábado, das 13h às 16h; jantar: de segunda a quinta-feira, das 20h à 0h; sexta e sábado das 20h à 1h. Fecha aos domingos.
Capacidade: 60 lugares

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR