MCB recebe Festival Cultura de Boteco – Vinhos do Alentejo com entrada gratuita

MCB

Divulgação: Vinhos do Alentejo

 

O evento acontece no sábado, 21 de setembro, e reúne 10 botecos clássicos de São Paulo, 14 produtores de vinhos de Portugal, apresentação de fado e experiências enogastronômicas

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, apresentam o Festival Cultura de Boteco – Vinhos do Alentejo, no dia 21 de setembro, sábado, das 11h às 19h, com entrada gratuita.

A conexão cultural entre a autêntica gastronomia dos botecos paulistanos e os exuberantes sabores e paisagens do Alentejo será brindada com a presença de cerca de 100 vinhos produzidos em 15 vinícolas daquela região portuguesa.

Ao longo do dia, tanto no terraço como no jardim do MCB, o público – estimado em 2.000 pessoas – poderá comprar os vinhos em taças ou garrafas, a preços promocionais, e consumi-los no próprio local do evento, enquanto saboreia também as receitas que fizeram a fama dos botecos e chefs presentes.

Famílias e novos interessados em explorar a cultura do vinho são bem-vindos, assim como aqueles que já apreciam esse universo. Planejado para ser uma verdadeira experiência enogastronômica, o Festival Cultura de Boteco – Vinhos do Alentejo terá atividades gratuitas para as crianças, pocket-shows de chorinho e de fado e duas masterclasses (degustações de vinho comentadas pelo crítico Alexandre Lalas, da Revista de Vinhos, de Portugal).

Vinícolas confirmadas:

CARMIM – Reguengos; Quinta do Zambujeiro; Monte da Capela; João Portugal; Ramos Family States; Corte de Cima; Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida; Herdade do Peso; Comenda Grande; José Maria da Fonseca; Casa Relvas; Vinhos Folha do Meio / Alto da Capela; Herdade dos Cotéis; Herdade Grande; HMR Docwine; Esporão.

Botecos e chefs confirmados até o momento:

Academia da Gula (Vila Mariana); Boteco do Carmo (Limão); Cantina Piovanelli (São Roque); Cariri (CTN – Limão); Carlinhos Restaurante (Pari); Chef Carlos Bertolazzi; Pira Grill (Vila Madalena); Rota do Acarajé (Santa Cecília).

Degustações comentadas:

– 15h: ‘Arinto, a eletricidade do Alentejo’. Conheça mais sobre a uva que empresta frescor e tensão aos brancos alentejanos. Com Alexandre Lalas, crítico da Revista de Vinhos (Portugal).

– 17h: ‘Elegância x Potência: os dois lados do Alentejo’. Dos delicados aos robustos. Entenda porque no Alentejo todos os estilos de vinho se encontram. Com Alexandre Lalas.

O Festival Cultura de Boteco – Vinhos do Alentejo é uma organização da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco e da Essência do Vinho, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em parceria com o Museu da Casa Brasileira.

Sobre a Sociedade Paulista Cultura de Boteco

Fundada em 2015, a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco é um projeto de conteúdo e eventos gastronômicos idealizado pelo jornalista Miguel Icassatti. No pilar de conteúdo, Icassatti criou em 2007 o blog Boteclando, atualmente hospedado no portal UOL – Urban Taste. Desde 2016, o jornalista é titular da coluna Cultura de Boteco, na rádio BandNews FM, e faz a curadoria de eventos em que os botecos vendem seus petiscos e receitas a preço acessível, sem abrir mão da qualidade. Lollapalooza, Festa da Diretoria – Sambódromo, Virada Cultural de São Paulo, Festa Junina do Club Athletico Paulistano, Mondial De La Bière, Festival PATH, Arraiá do Charles Miller (Museu do Futebol) e Festival Urban Taste Cultura de Boteco são alguns desses eventos. Para saber mais, visite @spculturadeboteco.

Sobre A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.

É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre as inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:
Festival Cultura de Boteco – Vinhos do Alentejo
Dia 21 de setembro
Sábado, das 11h às 19h
Entrada Gratuita

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR