Membros BSCA são eleitos os mais sustentáveis do Brasil

Fazendas Pinhal e O’coffee foram campeã e vice do 6º Prêmio Fazenda Sustentável, realizado pela Revista Globo Rural

As fazendas Pinhal e O’Coffee, membros da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), foram eleitas as mais sustentáveis do Brasil. Os associados se sagraram, respectivamente, campeão e vice do 6º Prêmio Fazenda Sustentável, realizado, no dia 28 de novembro, em São Paulo (SP), pela Revista Globo Rural, com metodologia do Rabobank e da Fundação Espaço Eco e patrocínio da Sew Eurodrive Brasil.

Localizada em Santo Antônio do Amparo (MG), a Fazenda Pinhal foi escolhida como a mais sustentável do país por aliar tecnologia e gestão sustentável da lavoura à preservação da flora e da fauna. Há seis gerações, a família Teixeira se dedica à cafeicultura. Atualmente, Pedro Gabarra Tavares Reis, de 38 anos, sucede o pai, João Newton Reis Tavares, de 63 anos, na gestão e, junto com a irmã e gerente socioambiental, Mariana Gabarra Tavares Reis Teixeira, investe para a propriedade respeitar, cada vez mais, os fatores socioeconômico e ambiental.

Entre os pontos considerados pela organização do prêmio para eleger a Fazenda Pinhal campeã, destacam-se os 42% de área preservada, o manejo integrado do café com eucaliptos e a floresta de árvores nativas, além da destinação de um espaço para o projeto de reabilitação e soltura de animais silvestres.

Os trabalhos sustentáveis que concederam certificações à propriedade também contaram a favor e ajudam a agregar valor ao preço do café arábica, por meio da redução do uso da água, de fertilizantes, defensivos e combustível. A propriedade ainda instalou painéis solares para geração de energia e tem parceria com escolas para que estudantes participem do plantio de árvores na propriedade.

Na O’Coffee, situada em Pedregulho (SP), a fabricação do próprio adubo, com casca, pó de café, água de beneficiamento do grão, estercos e outros elementos, e o cultivo de espécies nativas para neutralizar emissões de carbono chamaram a atenção dos organizadores, levando a fazenda ao posto de segunda mais sustentável do Brasil. Destacam-se, ainda, o fato de quem chega à propriedade plantar uma árvore para neutralizar emissões de carbono e sempre que algum funcionário avista um animal silvestre por lá, registra para ajudar a direcionar as ações de conservação da fauna e flora.

A O’Coffee, constituída por um conjunto de fazendas pertencentes ao Grupo Solpanamby, da família Quércia, produz café arábica em Pedregulho desde 1940. A organização do prêmio, em relação à tecnologia, realçou a definição e o monitoramento da propriedade nos itinerários de tratores e colheitadeiras em tempo real para evitar desperdício de combustível, aumentando a produtividade das máquinas e reduzindo a emissão de gases poluentes. Outra ação considerada foi a redução em 30% do uso de defensivos agrícolas nos cafezais, através do monitoramento de pragas e doenças, identificando, dessa maneira, as áreas que precisam de tratamento.

A BSCA prima pela produção sustentável de café no Brasil, incentivando seus membros a cultivarem com respeito a pessoas, renda e meio ambiente. “É uma grande honra vermos esses frutos colhidos, demonstrando que nossos trabalhos estão no caminho correto. A Pinhal e a O’Coffee estão de parabéns e esse resultado é mola propulsora para continuarmos estimulando nossos associados a produzirem os cafés mais sustentáveis do mundo”, enaltece Vanusia Nogueira, diretora da Associação.

A sexta edição do Prêmio Fazenda Sustentável contou com 81 propriedades inscritas. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora, composta por Paulo Branco (coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV), Mariana Vasconcelos (CEO da empresa de monitoramento de cultivos Agrosmart), Roberta Simonetti (especialista em finanças para sustentabilidade do WWF-Brasil), Fábio Romão (representante do Sítio do Moinho, vencedor de 2018 da Fazenda Sustentável) e Cassiano Ribeiro (editor-chefe da revista Globo Rural).

* Com informações da Revista Globo Rural

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:

Os comentários estão desativados.