Mina celebra 7 anos com pós-luxo à mesa e chefes convidados

Botanique Restaurante Mina

 

Genúino “filho”do foraging, o restaurante do hotel Botanique receberá Ivan Ralston, do Tuju para um jantar com o chef Gabriel Broide, no dia 26 de outubro

Os 7 anos do Mina, restaurante do Hotel Botanique, no Triângulo das Serras – confluência dos municípios de Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão –  serão comemorados com uma série de jantares com chefes de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir do último fim de semana de outubro. O primeiro deles será no sábado, dia 26/10, com o chef Ivan Ralston, do Tuju (duas estrelas no Guia Michelin) e que assina menu a 4 mãos com o chef Gabriel Broide, do Botanique.

O menu-degustação terá sete etapas e inclui couvert com pão com manteiga e azeite; Tempurá de flor de abobrinha, aviú e romesco; Creme de Mangarito, biju, flor de cebolinha e nirá; Alcachofra, mostarda e botarga; Marisco branco, coco verde e pimenta de cheiro; Ovo de pata, caldo de carne, shitake, tomate e pimenta; Atum, açaí e pupunha; Porco, milho e Ora pro Nobis; e Mousse de iogurte de ovelha, araçá e maracujá, ao custo de R$ 350,00 por pessoa. Será servido a partir das 20h.

“Celebraremos estes 7 anos de sucesso com pratos autorais, elaborados através de pesquisas detalhadas de ingredientes para chegarmos a um resultado de sabores, texturas e apresentação incomparáveis. Traremos chefs relevantes, que tem em comum com o Botanique e com nosso chef, Gabriel Broide, preparos originais e criativos, com uso dos mais selecionados produtos da região”, conta Fernanda Ralston Semler, dona do hotel e idealizadora do conceito. A idéia é contar a história do Mina e do próprio Botanique através da Gastronomia.

Sobre o Mina e o chef Gabriel Broide

A gastronomia de Broide busca o regional e faz uma repaginação da cozinha brasileira de forma moderna. O gosto vem de 36 horas de cocção à vácuo ou de uma defumação in loco, ou ainda, partindo de um iogurte caseiro, e utilizando berries colhidos no dia, em típico “foraging” nativo.  Sua cozinha não é submissa à modismos ou à vanguarda. De um cordeiro desfiado ao uso de uvaia, grumixama ou pimentas raras, tudo é desenhado para o prazer inconteste, almejando o deleite ao invés da pirotecnia. É a busca do pós-luxo na cozinha.

Assim como o alimento e o vinho celebram o Brasil, o design também.

A vista perfeita de 180o das montanhas, tendo os vales como moldura, desempenha o papel principal, enquanto a lareira suspensa aquece a sala de jantar e os pisos de madeiras nobres. O terraço e o salão espaçosos na parte externa, com vista para a serra, são sombreados por toldos naturais, filtrando divertidamente a luz abundante.

Sobre Ivan Ralston

Formado em música pela Berklee College (EUA) e em gastronomia pela Escuela de Hostelería Hofmann (ES), o chef Ivan Ralston sempre foi um apaixonado pela cozinha e seus ingredientes. Ele idealizou e abriu seu próprio restaurante em 2014 em São Paulo. No Tuju, Ivan busca trabalhar com ingredientes locais e pouco óbvios, seja cultivando sua própria horta, seja pesquisando novos fornecedores locais.

Localizado no coração da Vila Madalena, o restaurante carrega até no nome o conceito de sua proposta gastronômica. Tuju é o nome de um pássaro presente na Mata Atlântica, comum no Estado de São Paulo e é justamente por isso que ele dá nome ao restaurante de cozinha contemporânea paulistana. No Tuju, Ivan e sua equipe criam pratos que homenageiam os diferentes encontros de imigrantes que só uma cidade como São Paulo pode propiciar, com o acolhimento de tantas comunidades.

É por isso que em muitas criações nota-se a influência das culturas japonesa, italiana, espanhola, judaica e até mesmo de outras partes do Brasil como norte, nordeste e sul. Apesar de toda essa mistura, o Tuju pesquisa e trabalha com ingredientes locais, promovendo o trabalho de dezenas de pequenos produtores no Estado de São Paulo.  Em 2018, conquistou sua segunda estrela Michelin e, com isso, está investindo cada vez mais em pesquisa.

Divulgação: LPB - Lucia Paes de Barros - Assessoria de Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR