Miolo abre novas lojas próprias na China e expande para os países sem tradição no vinho

Com mais de 10 milhões de litros de vinho produzidos ao ano no Brasil, a Miolo, de Bento Gonçalves (RS), é hoje a maior vinícola nacional exportadora da bebida, segundo dados da Ibravin. Presente em 32 países, as vendas internacionais respondem por 10% do faturamento da vinícola gaúcha.

Embora a pandemia do novo coronavírus tenha frustrado a expectativa de aumentar em até 40% a presença internacional, os planos de expansão da Miolo seguem mantidos. E isso inclui ampliar a quantidade de lojas próprias na China, de 15 para 300 em 10 anos. A China é um dos maiores mercados consumidores de vinhos do mundo e representa o maior mercado entre os países que importam da Miolo, 30%. A Miolo chegou a China em 2011 e hoje conta com 33 rótulos da marca Miolo e da linha Seival. Nas lojas conceito, os clientes podem provar os vinhos antes de adquiri-los.

 

 

A Miolo deseja levar os vinhos brasileiros a países com pouca ou nenhuma tradição de consumo da bebida como Rússia, Nigéria e Guatemala já começaram a receber carregamentos da marca.

Nestes países a Miolo vende rótulos das linhas Alísios e Seival, criadas especialmente para a exportação e produzidas na cidade de Candiota, na Campanha Gaúcha (RS). São 1,3 milhão de litros de vinho produzidos em mais de 200 hectares de vinhedos próprios, com forte controle de qualidade e manejo das uvas e do beneficiamento.”

“o gerente de exportação do Grupo Miolo, Anderson Tirloni, falou sobre como a venda de vinhos para outros países é facilitada pela isenção de impostos para a saída do Brasil, o que ajuda a competir no mercado internacional.

A Miolo começou a exportar vinhos em 2003 com uma parceria feita com a churrascaria Fogo de Chão nos EUA. Um dos motivos de começar a exportar para lá, foi exatamente para mostrar que o Brasil faz mais que cachaça. A Miolo começou a participar e rodadas de negócios em grandes feiras internacionais e hoje estão em 32 países entre Americas, Ásia, Europa, África e Oceania. Até mercados tradicionais como a França, Itália, Espanha, Chile, Argentina e outros também compram produtos Miolo. A França é o maior mercado da Miolo em vendas de espumantes. O Reino Unido é o segundo país que mais compra da Miolo onde conta com 10 vinhos do portfólio geral e um da linha exportação chamada Alísios que foi criada apenas para o mercado internacional. Já na Nigéria, a partir deste ano, terão também a linha Miolo Seleção que está mais adaptada ao paladar deles por ser mais suave.

“Ao todo, as marcas da Miolo produzem vinhos em quatro regiões brasileiras: Candiota (RS), na Campanha Gaúcha, para as linhas Alísios e Seival; Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, para a Miolo Seleção, Cuvée, Millésime e Cuvée Giuseppe; Santana do Livramento (RS) para a Almadén, e Vale do Rio São Francisco (BA) para a Terranova. Estas duas últimas exclusivas para o mercado nacional.”

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