Nespresso investe em programas sociais para impulsionar cultura cafeeira

Marca lança três cafés oriundos de países da África e da América do Sul

Pioneira no segmento de cafés em cápsula, a Nespresso lança no Brasil a linha Reviving Origins. Composta por três cafés sazonais, a novidade nasceu a partir do projeto homônimo, que tem como objetivo resgatar a economia cafeeira em áreas afetadas por adversidades, como conflitos, dificuldades econômicas e desastres ambientais. Homenageando suas respectivas origens no nome, AMAHA awe UGANDA, TAMUKA mu ZIMBABWE e ESPERANZA de COLOMBIA representam uma oportunidade para os produtores beneficiados.

Com investimento de 10 milhões de francos suíços, a Nespresso está trabalhando na capacitação e disponibilidade de recursos e ferramentas necessárias para melhorar a qualidade e a produtividade das colheitas e, portanto, os lucros de cafeicultores da Uganda, da Colômbia e do Zimbábue. Essa é a primeira vez que as variedades chegam ao mercado brasileiro, mas a iniciativa existe há dois anos como parte dos projetos da companhia focadas em sustentabilidade.

“Nosso principal propósito enquanto companhia é valorizar as pessoas que fazem parte da nossa cadeia. Por isso, por meio das ações do Reviving Origins, trabalhamos em busca de soluções construtivas para dar suporte às áreas de cultivo de café onde há vulnerabilidade social. Queremos ajudar as comunidades locais a fortalecerem suas economias por meio do café”, diz Guilherme Amado, Líder do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ no Brasil.

O projeto Reviving Origins atua dentro dos pilares do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, lançado em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance e o Imaflora, para fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e que também contribuam com a qualidade de vida.

A CADA XÍCARA, UMA EXPERIÊNCIA

  • AMAHA awe UGANDA: A variedade “Esperança de Uganda” ou originalmente, “Amaha awe Uganda”, no idioma local Lhukonzo, é um café único, que contém notas raras de sândalo e tons florais, de acidez e corpo médios. Em Uganda, questões climáticas, práticas agrícolas ruins e dificuldades econômicas fizeram com que a produção de café de alta qualidade fosse um desafio nos últimos anos. Como parte do programa Reviving Origins a Nespresso está trabalhando com mais de 2.000 produtores, fornecendo capacitação e conhecimento para melhorar a qualidade e a produtividade do café, além de estabelecer práticas agrícolas sustentáveis. O resultado desse trabalho é um espresso de intensidade 8, desenvolvido em um terreno único, onde a sombra e os nutrientes fornecidos pelas bananeiras criam um terreno ideal para a variedade arábica.
  • TAMUKA mu ZIMBABWE: No Zimbábue, a produção de café está sob pressão há vários anos, passando de 15.000 toneladas no final dos anos 80 para apenas 500 toneladas em 2017. No país, a Nespresso oferece treinamento contínuo sobre qualidade e produtividade, além de assistência técnica gratuita por meio de sua rede de engenheiros agrônomos. Como resultado, a produtividade melhorou. A disponibilidade de café de alta qualidade seguindo os pilares sustentáveis da marca cresceu em 9% na província de Manicaland, no Zimbábue. Tudo isso aumentou a distribuição desse café 100% arábica com aromas frutados de groselha e cranberry, acidez equilibrada e intensidade 5.
  • ESPERANZA de COLOMBIA: Na Colômbia, 50 anos de conflitos armados fizeram com que muitos agricultores abandonassem suas terras e o café quase desapareceu de Caquetá e El Rosario. Nas regiões, a Nespresso também enfrenta desafios de infraestrutura com os produtores locais, ajudando-os a construir unidades de moagem e auxiliando na criação de cooperativas de café, tornando o negócio mais lucrativo e profissional. ESPERANZA de COLOMBIA é um café sazonal composto por grãos arábica ricos e equilibrados, com notas frutadas e acidez delicada, sabores tão marcantes nos cafés do país. O impacto de Reviving Origins na área de Caquetá foi o aumento da produção sustentável dessa variedade em 10%.

Os cafés de Edição Limitada da linha Reviving Origins estarão pelos próximos dois meses no site e no aplicativo da Nespresso e também pelo telefone 0800 7777737, pelo valor de R? 4,00 cada cápsula.

 

Sobre a Nespresso

A Nespresso é pioneira em café em porções individuais da mais alta qualidade sustentável. No Brasil desde 2006, conta com 32 Boutiques e cerca de 600 funcionários nas principais cidades do país. A linha doméstica da marca oferece 29 variedades de cafés, além de máquinas e acessórios para uma experiência completa. Já a linha Nespresso Profissional apresenta 15 cafés e maquinas adequadas para estabelecimentos de alta rotatividade, como hotéis, restaurantes e empresas. Por meio do compromisso The Positive Cup™, a Nespresso atua na gestão sustentável do café, do alumínio e em práticas relacionadas ao clima com metas globais até 2020. No Brasil, a marca tem investido no sistema de reciclagem de cápsulas e possui mais de 157 pontos de coleta. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site www.nespresso.com.

Divulgação: BCW - Burson Cohn & Wolfe

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR