O%riginal: chegaram os novos vinhos sem álcool da José Maria da Fonseca

vinhos sem álcool da José Maria da Fonseca

 

A José Maria da Fonseca, sediada em Vila Nogueira de Azeitão, tem uma nova marca – O%riginal – com três referências de vinhos sem álcool: branco, tinto e rosé.

Está aí nova gama O%riginal, do produtor azeitonense José Maria da Fonseca. São três vinhos sem álcool – branco, tinto e rosé – pensados para quem quer “toda a experiência de degustação de um vinho sem a presença de álcool”, anunciou a marca em comunicado. A novidade nasce da utilização de uma tecnologia em que a empresa é “pioneira” em Portugal.

“Temos uma tecnologia inovadora para produzir vinho sem álcool. O vinho é feito da mesma forma que o vinho normal, com uvas fermentadas, por isso é um vinho alcoólico, e depois usamos uma tecnologia de destilação a vácuo, a baixa temperatura, que nos permite separar o álcool dos vários componentes do vinho”, explicou o administrador António Maria Soares Franco.

“Esta tecnologia permite fazer uma desalcoolização até valores próximos de zero (menos de 0,5%), e por ser feita a baixa temperatura preserva muito melhor os aromas do vinho e o produto final, em termos de aromas e sabor, é muito parecido ao vinho com álcool, com a vantagem de não ter álcool”, sintetizou o responsável de marketing do produtor sediado em Azeitão.

Todos os vinhos devem beber-se “bem frescos”, apelando a um consumo que nada tem de diferente face ao consumo de vinho regular. Cada garrafa tem indicação das castas e ano de colheita, apelando aos consumidores de vinho. “Sentimos que com a mudança dos hábitos dos consumidores e a procura de um estilo de vida mais saudável havia espaço para um produto deste género”, explicou António Maria Soares Franco.

A gama está à venda na loja física e online da marca, nos restaurantes By the Wine no Chiado e em Azeitão, e nos hipermercados Continente e Auchan.

O O%riginal tinto é produzido a partir da casta Syrah e mantém os aromas e paladar próprios do vinho: “suave, com aromas a ameixa, cereja preta e mirtilos”, descreve a marca. O branco, por sua vez, é produzido a partir da casta Moscatel, preservando os típicos aromas cítricos e florais. Já o O%riginal rosé, produzido também a partir da casta Syrah, “é de tonalidade viva e aroma exuberante a framboesas e morangos”.

Esta não é a primeira vez, porém, que a José Maria da Fonseca, com 185 anos de história, lança produtos sem álcool no mercado – os primeiros vinhos surgiram há 11 anos. Mas a empresa deverá ser – sublinha aquele responsável – a única em Portugal a utilizar a tecnologia de destilação a vácuo, que permite preservar os aromas do vinho. Esta tecnologia é recorrente na Alemanha, Itália, Espanha, Austrália e EUA, sobretudo nas indústrias dos sumos.

Fonte: EVASOES

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR