Pedro Soares eleito presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada

Pedro-Soares

 

Os corpos sociais da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) voltaram a ser reeleitos por mais um mandato. Desde 2012 a liderar esta entidade, Pedro Soares foi reeleito por unanimidade como presidente da direção. Com ele mantiveram-se os dois elementos (vogais) da comissão executiva: Victor Damião e Alexandrino Amorim, em representação da produção e do comércio, respetivamente.

Renovada foi também a posição de Fernando Castro, presidente do conselho geral, que é agora constituído pela Adega Cooperativa de Cantanhede e pela ViniBairrada, em representação da produção, e pela Sogrape, Aliança Vinhos de Portugal, Caves S. João, Caves da Montanha, Caves Primavera e Sociedade Agrícola dos Vinhos Messias, no que toca ao comércio.

O trabalho feito pela CVB tem-se refletido no aumento de cerificação de vinhos, sendo que, em 2019, ultrapassou os nove milhões, fasquia atingida pela primeira vez nos últimos 10 anos. Neste universo, o espumante representa cerca de 2,5 milhões de garrafas.

“Para este mandato, embora várias estratégias estejam em cima da mesa, a forma de execução das mesmas está em muito dependente do efeito Covid-19. Atendendo à dimensão territorial da Bairrada, estamos certos de que é fundamental continuar a trabalhar na aquisição de conhecimento, que permita diferenciar, valorizar e inovar nos produtos que aqui são criados. Assim, a CVB continuará empenhada na criação do centro de competências para o espumante português. A elaboração do cadastro da região e a promoção dos produtos aqui produzidos será também uma das linhas estratégicas. Torna-se ainda fundamental discutir os resultados do trabalho desenvolvido pela Universidade de Aveiro, que visava caracterizar a região da Bairrada e o subsector espumante, podendo, com base nestes, perspetivar um plano estratégico para o futuro da Bairrada, tendo em mente a valorização das marcas Bairrada e Beira Atlântico e dos produtos aqui desenvolvidos”, afirma Pedro Soares.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR