Senac promove Expedição Saberes da Mantiqueira e faz roteiro gastronômico na região do rio Sapucaí Mirim

Logo_senac

 

Atividade envolve alunos da graduação Tecnologia em Gastronomia e tem o objetivo de valorizar a origem e a forma da produção de alimentos artesanais

O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão realiza a Expedição Saberes da Mantiqueira: roteiro gastronômico da região do rio Sapucaí Mirim, no dia 16/5, em Consolação, Gonçalves e Paraisópolis, em Minas Gerais. O objetivo principal do projeto é que os alunos da graduação Tecnologia em Gastronomia compreendam o que está por trás de cada produto, percebendo o valor agregado aos itens artesanais. Durante o percurso, haverá visitas a produtores de queijos de búfala, de azeites e de cachaça, ocasião em que os estudantes farão a degustação e verificação dos processos produtivos.

A iniciativa visa ainda ampliar o conhecimento sobre a origem e a forma de produção de alimentos advindos da Serra da Mantiqueira; estimular a reflexão sobre a qualidade de alimentos consumidos pela população; e incentivar escolhas mais saudáveis e economicamente sustentáveis, que, consequentemente, valorizem o produtor e o processo produtivo local.

“As expedições agregam muitos olhares aos participantes, tanto no sentido técnico, de compreender como são produzidos os insumos e todos os detalhes relacionados, quanto à questão ética de entender a importância da produção sustentável para a ecologia e o desenvolvimento social”, afirma Vitor da Costa Pompeu, professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão e idealizador do projeto.

Segundo ele, os produtores a serem visitados são escolhidos por se encaixarem em quatro parâmetros: produção orgânica; relevância culinária; identidade local e preocupação com o meio ambiente. Os locais apresentam características específicas em sua produção, associadas a fatores culturais da região, os tornando únicos, além de serem produzidos de forma sustentável e contribuírem para o desenvolvimento local.

Esta expedição está alinhada à proposta pedagógica do Centro Universitário Senac, comprometido em oferecer oportunidades de aprendizado com base em vivências reais, o que possibilita o desenvolvimento da capacidade de análise para entender e conduzir imprevistos, além de atuar em equipe, sempre com base em práticas criativas, empreendedoras e éticas.

Referência em educação – Há 30 anos, o Centro Universitário Senac trabalha para desenvolver o potencial empreendedor em seus alunos durante todo o processo de aprendizagem, aliando teoria à prática e proporcionando vivências inovadoras e oportunidades de internacionalização do conhecimento por meio de parcerias institucionais. Por sua excelência educacional e qualidade da infraestrutura disponibilizada a alunos e funcionários, o Centro Universitário Senac possui nota 5 na avaliação do Ministério da Educação para os cursos presenciais e a distância.

O Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para os cursos de graduação presencial e a distância do 2º semestre de 2019. As vagas presenciais são para os três campi — em Santo Amaro, na capital e Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior ¬— além das unidades Tiradentes e Lapa Scipião, também na capital paulista. Os interessados que optarem pela graduação EAD podem se inscrever em um dos 313 polos espalhados pelo Brasil.

Divulgação: MZ Group

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR