Senac RJ seleciona jovem profissional de Recepção de Hotel para representar o Brasil na WorldSkills 2019, na Rússia

WorldSkills 2019

 

Competidores disputam provas práticas, nesta quarta e quinta, 20 e 21 de março, que simulam os desafios da atuação profissional do recepcionista em meios de hospedagem

O melhor colocado será o representante brasileiro dessa categoria na maior competição internacional de educação profissional, em agosto na cidade de Kazan

O Senac RJ promove, nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21 de março, a última seletiva eliminatória que irá definir o representante do Brasil na ocupação Recepção de Hotel na WorldSkills Competition 2019, competição internacional de educação profissional que será realizada em agosto, na cidade de Kazan, na Rússia. As provas seletivas serão realizadas das 14h às 18h na Faculdade Senac RJ, no centro do Rio de Janeiro (Rua Santa Luzia, 735 – Centro).

O Senac RJ foi convidado para ser o representante oficial do Brasil na WorldSkills Competition 2019 na ocupação Recepção de Hotel devido à vocação turística do estado do Rio de Janeiro e a importância dos equipamentos hoteleiros fluminenses. A WorldSkills é a maior competição internacional de educação profissional, na qual mais de 1600 jovens de 60 países põem à prova o seu talento e profissional, considerando os critérios de desempenho exigidos pelo mercado de trabalho. As provas exigem a resolução de problemas concretos pelos jovens concorrentes.

Nesta eliminatória, os dois finalistas, Matheus Lima e Paula Senna, ambos de 21 anos, disputarão provas práticas, em inglês, que simulam várias atividades de uma recepção de hotel, os procedimentos e os desafios dessa atuação profissional. Atores irão simular os hóspedes e os participantes deverão interagir, realizar o atendimento e solucionar problemas. O aluno selecionado irá continuar seu treinamento até agosto, quando embarca para a Rússia.

Matheus e Paula desbancaram 90 concorrentes na primeira eliminatória e 20 na segunda etapa do processo e, desde janeiro, participam de um treinamento intensivo no Senac RJ em que, durante 8h diárias, praticam as competências exigidas pela disputa. Além das atividades próprias de uma recepção de hotel e do reforço do idioma inglês, os competidores também tiveram aulas de Negociação de Conflitos e acompanhamento de uma coach. Além disso, em pleno Carnaval, deram início a um estágio na recepção do hotel Praia Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.

Aluno do último período do curso de Hotelaria da Faculdade Senac, Matheus Lima, nunca havia atuado em uma recepção de hotel e quase não acreditou quando recebeu o email com o convite para participar da primeira seletiva. “Quando vi o email que dizia que eu poderia ir para a Rússia, achei que era spam. Nunca havia imaginado uma possibilidade como essa. Mesmo depois de selecionado, não tinha a dimensão do nível da competição e da intensidade do treinamento que recebemos. Com as 4 horas diárias de inglês desde janeiro, por exemplo, já estou bem mais seguro em relação ao idioma. Já o estágio no hotel Praia Ipanema foi um intensivão. Começamos no Carnaval, com alta taxa de ocupação, lidando diretamente com os hóspedes, o que foi uma oportunidade muito boa. Somente passar por essa experiência já terá um peso enorme no meu currículo. Se eu conseguir ir para a Rússia, me sentirei o melhor recepcionista do Brasil”, avalia.

Já Paula Senna atuava como Jovem Aprendiz de Hotelaria, fazendo curso no Senac RJ e estagiando no Hilton Leme. Quando foi à unidade da instituição de ensino buscar o diploma, ouviu falar sobre a seletiva na secretaria e percebeu que cumpria os requisitos necessários. Quando o convite oficial chegou em seu email, ela já havia se adiantado e atualizado o currículo para garantir a participação. “É impressionante o tamanho do comprometimento do Senac RJ com nosso treinamento. Atuamos em um ambiente desenvolvido especificamente para nós, com uma equipe dedicada, como uma coach, por exemplo. Além disso, o curso de Solução de Conflitos que fizemos foi fundamental nossa atuação no Praia Ipanema, quando trabalhamos com taxa de ocupação de 98%. Isso significa que tivemos que lidar com imprevistos que exigiram que aplicássemos, na prática, tudo que aprendemos na teoria. Representar o país em uma competição internacional é uma oportunidade valiosa e quero usar tudo que aprendi para continuar na área de Hotelaria, fazer faculdade, aprender novas línguas e desenvolver minha carreira. O céu é o limite!”, diz.

Senac RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 73 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 39 unidades em todo o estado, a instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR