Taça certa para aproveitar 100% do seu vinho!

por migracao

Taça certa para aproveitar 100% do seu vinho!
Silvia Cintra Franco


O avô observou que a taça alterava o gosto do vinho, o pai estreitou laços com enólogos e produtores e aprofundou as pesquisas e o neto, Maximilian Riedel,  que esteve em novembro no Brasil a convite da Mistral, sua importadora , projetou uma nova linha de taças adequadas para nosso tempo, a O, sem haste, para se beber de forma confortável, descontraída e depois lavar na máquina.  E V&G já apresentou um vídeo em que ele demonstra como usar o Eve, decanter também projetado por ele.


A demonstração é convicente e a experiência pode ser feita em casa: sirva seu vinho preferido num copo comum e na melhor taça que tiver em casa. E viva a diferença!


O problema é que se você gostar, por exemplo, de pinot noir e cabernet sauvignon (ou sauvignon blanc e chardonnay, no caso de brancos) há de precisar de taças diferentes, pois como são uvas e vinhos de características diferentes, suas características serão captadas em lugares diferentes da língua. E não somente sabores, mas aromas também. É o formato da taça, pois que leva o vinho diretamente para o local onde suas características serão realçadas e mais apreciadas.


Essas taças são um perfeito sistema líquido condutor, declarou meu cunhado Bob, quando fizemos uma experiência caseira, provando um cabernet sauvignon numa taça de chardonnay e depois numa de cabernet sauvignon da linha O.  Faça a experiência e vai constatar que elas conduzem o vinho diretamente para onde será melhor apreciado. Enfim, garantem o aproveitamento de 100% de seu vinho.


Como não é possível adquirir toda a linha Riedel de taças, tenha um par daquelas que atendem à sua preferência em vinho, sugestão do próprio Maximilian Riedel, austríaco, 34 anos,  11ª geração da família fundadora da Riedel Crystal . 


A Riedel Crystal
A Riedel é a pioneira na fabricação de taças funcionais, específicas para cada tipo de vinho, onde os formatos e tamanho dos bojos são meticolosamente desenhados para garantir que cada vinho possa mostrar todas as suas qualidades. E hoje uma sofisticada grife em taças de vinho de todo o mundo.


Claus Riedel, da 9ª geração da família, foi o primeiro estilista da história a perceber que o gosto do vinho é afetado pelo formato da taça no qual ele é bebido. Em 1958, lançou a taça Grand Cru de Borgonha?, que realça os sabores e aromas do vinho elaborado com a casta Pinot Noir. O produto ganhou espaço permanente na coleção de Design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA). Três anos mais tarde, com conhecimentos de física e química, ele criou um catálogo de taças indicadas para cada variedade de uva. Em 1973, as taças foram aperfeiçoadas com a introdução da linha Sommeliers, a mais aclamada do mundo do vinho.


Georg Riedel, da 10 ª geração, estreitou laços com enólogos e produtores, como Angelo Gaja e Robert Mondavi, para aprimorar a pesquisa e desenvolvimento de seus produtos e se aproximar do mercado fino de vinhos. Ele criou a linha Extrem Vinum, especificamente para vinhos do Novo Mundo, e Vitis, uma coleção de copos elegantes, produzidos com a mais contemporânea tecnologia de vidros.


Maximilian Riedel, em 2004,  revolucionou o mercado de taças ao lançar o modelo ?O?, uma taça de vidro sem haste, de design contemporâneo, que está hoje no acervo do Corning Museum of Glass, em Nova York.


Maximilian também criou o decanter ?Cornetto?, que se tornou  o decanter Riedel mais vendido, além  de uma linha que representa pássaros em voo, como ?Swan?, ?Paloma? e Flamingo. Além de Eve e Mamba, em formato de cobras.  A Eve é apresentada por ele em vídeo exclusivo da V&G.


Qualquer que seja seu vinho, vale a pena aproveitar 100%!

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR