Toalhas de hotel ganham chip contra furtos

por migracao

Toalhas de hotel ganham chip contra furtos
Do G1, em São Paulo


Tecnologia de radiofrequência está por trás da solução.
Levar a roupa de banho como ‘souvenir’ pode estar com os dias contados.


Para muitos viajantes, roubar toalhas de hotel ou roupões é mais um passatempo do que um pequeno delito. Os hotéis, por outro lado, levam mais a sério. Tão a sério que alguns começaram a incorporar chips de radiofrequência, ou “tags RFID” dentro da roupa de banho para ajudar a evitar que “acidentalmente” os hóspedes encham as malas de “souvenirs” antes do check-out.


Os chips, projetados pela empresa sediada em Miami, Linen Technology Tracking, podem ser costurados diretamente em toalhas, roupões ou lençóis, e resistem até 300 ciclos de lavagem.
Se um item etiquetado deixar as instalações do hotel, o chip RFID dispara um alarme que irá imediatamente alertar os funcionários do estabelecimento e, no mínimo embaraçar o viajante. O sistema já gerou dividendos para um hotel de Honolulu, que afirma ter economizado cerca de US$ 15 mil desde a adoção do sistema em 2010.


Além do hotel no Havaí, apenas dois outros estabelecimentos começaram a etiquetar suas toalhas – um em Manhattan e outr em Miami. Todos os três, no entanto, optaram por permanecer anônimos



O salão têxtil Première Brasil chega em sua 3º edição nos dias 19 e 20 de janeiro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e apresenta uma novidade de ponta, as etiquetas inteligentes.


Desenvolvida pela Haco, empresa de etiquetas, os modelos confeccionados com chip RFID (identificação por radiofrequência) garantem mais segurança. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio que são recuperados e armazenados remotamente através de dispositivos chamados de “tags RFID”.


Para demonstrar ao mercado a eficácia na utilização deste sistema, foi desenvolvido um projeto que visava gerar mais tranquilidade aos pais na entrada e saída escolar de seus filhos.


O projeto consistia basicamente em colocar etiquetas com chip RFID nas agendas, uniformes ou mochilas dos alunos e instalar leitores de RFID na entrada da escola, que registrariam precisamente a entrada e saída dos alunos. O leitor envia os dados a um sistema que, por sua vez, transmite as informações por SMS (mensagem de texto) para os celulares dos pais, que podem ter mais tranquilidade sabendo exatamente a que horas os seus filhos chegaram e saíram do colégio.


O teste foi realizado na cidade de Blumenau (SC), envolvendo parcerias entre a Haco (que forneceu as etiquetas com RFID), a Escola Barão do Rio Branco (como local de teste e provedora da internet), Sercompe (responsável pelos computadores e rede), S&C (fornecedora das antenas de leitura e chips RFID), TIM Celulares (sistema de envio de mensagens) e Premier Sistemas (software de SMS para TIM).


Este monitoramento durou em torno de três meses, em caráter experimental, e contou com a participação de 65 alunos. A tecnologia surpreendeu a todos e o sistema teve ótima aceitação entre os pais envolvidos, que consideraram uma importante ferramenta de segurança para a vida de seus filhos.


Algumas adaptações estão sendo realizadas, para aperfeiçoar o processo e em breve este sistema será comercializado.


O mercado de RFID vivencia um crescimento rápido e explosivo. Atualmente é utilizado em mais de 70 países, principalmente na Europa, destacando-se a Alemanha, Holanda e Portugal.


 

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR