Todos os caminhos levam ao Vinho

 

Vinicola Guaspari

 

Invino Wine Travel Summit, evento inédito de enoturismo acontece dia 8 de abril no Grand Hyatt São Paulo e reúne especialistas para discutir o tema

Como a Enologia e o Turismo se complementam? Qual o tamanho do interesse de brasileiros pelos vinhos e viagens em torno dele? Como estão os números do turismo doméstico e internacional, e que parcela dessas viagens tem a ver com vinhos? Quais os melhores programas de enoturismo? Quem vende? E Como vende?  Essas e outras perguntas serão respondidas durante o Invino Wine Travel Summit, evento inédito no país que propõe aos participantes convidados uma imersão no fascinante universo das viagens em torno do vinho, que acontecerá no dia 8 de abril no Grand Hyatt São Paulo, a partir das 14h. O evento reunirá especialistas da enologia e do enoturismo, operadores e agentes de viagens para momentos de aprendizado e networking através de debates, reuniões agendadas, experiências enológicas e gastronômicas.

O intercâmbio de negócios e as experiências de degustação serão o grande destaque no evento, no qual os participantes poderão provar vinhos portugueses, chilenos, franceses e brasileiros. Entre os conselheiros, estão pesos-pesados como Carlos Cabral, Fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos Vinho, palestrante e autor, e consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar; Carlos Henrique Abatayguara, sócio-presidente da Jet Set Turismo e membro da rede Virtuoso; Jean-Philippe Perol, especialista em Turismo, administrador da Cap Amazon; e Solange Souza, jornalista especializada em vinhos e gastronomia, e editora do Blog Mesa Completa. O evento incluirá palestras de Alice Tourbier, proprietária do Les Sources de Caudalie, Fabrizia Zucherato, diretora executiva da vinícola Guaspari, Ricardo Hida, diretor da Promonde Travel Food & Marketing, Caroline Putnoki, diretora da Atout France e Alexandre Rizaucourt, diretor da Version Unique.

Que a Enologia e o Turismo são aliados e interligados, é fato. Em 2015, cerca de 40 milhões de enoturistas percorreram o mundo em busca de experiências, para alegria das vinícolas, já que até 20% de suas receitas provêm do enoturismo. Por outro lado, o volume de vinhos importados aumentou em cerca de 100% nos últimos dez anos no Brasil, dado que comprova o crescente interesse dos brasileiros pelo consumo do nobre líquido de Baco. Somando-se a isto dados de que em 2018 o turismo brasileiro voltou a crescer, com alta de 3,5% nas viagens domésticas, enquanto que as internacionais tiveram alta de 14%, pode-se dizer que bons ventos sopram a favor do enoturismo entre turistas brasileiros.

Entre os patrocinadores, apoiadores e expositores estão empresas como Air France l KLM, Chandon, Bourgogne, Wines of Chile, Atout France, Sources de Caudalie, Guaspari Vinícola, Santa Cruz, Tarapacá e San Pedro, Miolo, Giordani Turismo, Wine Paths e Rouge Brasil. Ao término de cada palestra, durante a tarde, serão sorteados vinhos nobres de grandes vinícolas. O evento será finalizado com um jantar harmonizado com vinhos chilenos.

Confira detalhes da programação:

Alice Tourbier, Les Sources de Caudalie, Bordeaux

Com novidades para os aficcionados pelo enoturismo, a francesa Alice Tourbier, dona do Les Sources de Caudalie, um palácio encravado no meio de vinhedos excepcionais em Bordeaux – leia-se Chateaux Smith Haut Lafitte, será uma das palestrantes. Madame Tourbier ressalta que a melhor maneira de conhecer, vivenciar a cultura francesa e partilhar sua experiência gastronômica se faz através do enoturismo.

“O coração da nossa atividade é o enoturismo. Oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de viver uma verdadeira aventura cujo fio condutor são as uvas. A vista das videiras das janelas dos quartos, néctares preciosos nas taças, curso de degustação, tratamentos no spa Vinotherapie Caudalie, visita personalizada nas caves do Chateaux Smith Haut Lafitte são experiências genuínas, aliás, muito apreciadas pelos hóspedes brasileiros que nos visitam, e que mostram muito entusiasmo pela enogastronomia”, comenta.

Em paralelo ao Hotel Les Sources de Caudalie, Bordeaux, a empresária conta que junto com seu marido, está desenvolvendo uma coleção de hotéis nos vinhedos franceses. Um deles, o Les Sources de Caudalie Cheverny, deve ser inaugurado em junho de 2020, no coração dos vinhedos do Vale do Loire, região dos mais prestigiados castelos históricos da França.

Fabrizia Zucherato, Vinícola Guaspari, Espirito Santo do Pinhal

A vocação da vinícola Guaspari para o enoturismo já é conhecida e se faz notar pelas visitas guiadas que a renomada produtora de vinhos nobres promove para apresentar ao público os vinhedos que dão origem a alguns dos melhores rótulos nacionais. Criada a partir do sonho de produzir vinhos de alta qualidade e que sejam orgulho para o país, a Vinícola Guaspari vem abrindo suas portas para o enoturismo.

O objetivo é mostrar a trajetória da empresa e apresentar ao público as terras que dão origem a alguns dos melhores vinhos nacionais. Em grupos de no máximo 22 pessoas, os visitantes são guiados por um guia da Guaspari em um passeio de aproximadamente duas horas.

No início do trajeto, feito de caminhão, são apresentados os vinhedos da Vista da Vinícola, que proporciona uma visão geral dos terroirs e onde estão plantadas as uvas da variedade Sauvignon Blanc, Chardonnay e Syrah.  Dentro desse espírito, sua Diretora-Executiva Fabrizia Zucherato, fará palestra sobre os programas de visitação da prestigiada produtora de vinhos nobres do Espírito Santo do Pinhal – SP

Ricardo Hida, Promonde Travel Food & Marketing

Apesar de ainda engatinhar no país, o enoturismo tem grande potencial para crescer, acredita Ricardo Hida, um dos palestrantes, e diretor da Promonde Travel Food & Marketing.  “A relação do brasileiro com o vinho se fortaleceu nos últimos 15 anos, embora ainda haja um enorme mercado a ser explorado, e o enoturismo dentro desse universo é um nicho importante”, diz

Segundo o especialista, as potencialidades quantitativas e qualitativas do enoturismo são enormes, e o trabalho que já vem sendo feito para promover esta atividade no Brasil é pioneiro e visionário, embora apenas uma pequena parcela da população tenha interesse direto ou indireto no vinho em uma viagem. “As operadoras entendem que o cliente brasileiro é de alta renda e que já consome produtos de luxo”, diz Ricardo.

O trabalho vem sendo feito em parceria com Mendoza, Serra Gaúcha, África do Sul, Portugal, e sobretudo França, nas operadoras e agências de viagens, além de forte ação junto a influenciadores, confrarias, sommeliers, jornalistas e blogueiros especializados.

Caroline Putnoki, diretora da Atout France

Pioneira no enoturismo, a França recebe todo ano cerca de dez milhões de enoturistas, dos quais, quatro milhões são internacionais, informa Caroline Putnoki, diretora da Atout France. Ela fará palestra sobre a região da Borgonha, ícone desse segmento de viagens. Segundo a diretora, a Borgonha faz parte dos Top 3, ao lado de Bordeaux e Champagne, mas outros destinos como Lyon, Provence e Languedoc-Roussillon também atraem enoturistas. “A França briga com os Estados Unidos pelo primeiro lugar, mas a concorrência é fortíssima, especialmente na América do Sul, com o Chile e a Argentina assumindo o protagonismo, com suas vinícolas muito bem organizadas. Nos últimos anos, o Uruguai começou a despontar, e o próprio Brasil já contabiliza quase um milhão de enoturistas”, diz.

Ela acrescenta que, dos 700 mil visitantes do Brasil, cerca de um terço é motivado pelo turismo gourmet e pelos vinhos franceses, principalmente o “Bourgogne”. Para atrair maior parcela destes turistas, a Atout France colocou o enoturismo no centro da sua estratégia de desenvolvimento turístico, com ações específicas como o Destination Vignobles, feira de enoturismo que acontece na França a cada dois anos, o Conseil Supérieur do Enoturismo, as “Destinations Vignobles & Découvertes” e o site visitfrenchwine.com, que juntos reúnem mais de 4 mil profissionais especializados.

Invino Wine Travel Summit
Dia 8 de abril: às 14h
Hotel Grand Hyatt São Paulo
https://www.invino.travel/

Divulgação: Lucia Paes de Barros

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR