Uma das riquezas da África do Sul: A MARULA

por migracao

fiogf49gjkf0d

Uma das riquezas da África do Sul: A MARULA



Colheita do fruto do licor Amarula acontece nos próximos meses e mobilizará 60 mil pessoas


Entre o fim de janeiro e o fim de março, no auge do calor africano, acontece a colheita da Marula, fruta mística que dá origem ao licor Amarula Cream. A atividade mobiliza mais de 60 mil pessoas no nordeste da África do Sul. Como a Maruleira – cientificamente conhecida como “Sclerocarrya birrea” –, não pode ser cultivada pelo homem, a prática adquire toques ancestrais, onde predominam o respeito pela natureza e a convivência do homem com outros animais.


Nesta época, a fruta verde da Maruleira atinge um tom amarelo claro. À medida que vai amadurecendo, emite uma fragrância intensa, tropical, que flutua na brisa quente do verão e atrai várias espécies de animais silvestres de milhas ao redor. Manadas de elefantes viajam durante dias para empanturrar-se com a deliciosa fruta madura. Por este motivo, a árvore de Marula é também conhecido como “A árvore do elefante”. Como o calor provoca um processo de fermentação natural do fruto, é comum encontrar pequenos animais, principalmente macacos, levemente embriagados.


Rica em vitamina C, e com amêndoas contendo óleo natural, a suculenta fruta azeda tem diversos usos terapêuticos, no combate à malária, por exemplo, e mesmo na alimentação.  Esses usos são muito anteriores à própria marca de licor, criada em 1989: estudos arqueológicos estimam que o fruto já fosse consumido há cerca 12 mil anos.


A planta ainda é reconhecida por propriedades afrodisíacas. Como curiosidade, as árvores são dióicas, ou seja, têm sexo determinado. Esse fato contribui para a crença entre povos locais de que uma infusão da casca pode ser usada para determinar o sexo de um feto.  Se uma mulher quer um filho do sexo masculino, deve fazer uma infusão à base do fruto da árvore-macho, e, por uma filha, a árvore do sexo feminino. Se a criança do sexo oposto nasce, diz-se que é por ser muito especial, pois foi capaz de desafiar os espíritos.


Por fim, e naturalmente, a fruta é Ingrediente básico do licor Amarula Cream, cuja receita leva também o creme de leite e é apreciada em mais de 150 países, nos cinco continentes.



SOBRE AMARULA


Desde 1989 no mercado de bebidas da África do Sul, o Amarula Cream, produzido pelo grupo Distell, é considerado o melhor licor do mundo por respeitáveis associações. Feito com o fruto da árvore africana Maruleira (Sclerocarya birrea), a preparação da bebida está envolta em uma história mística.


Natural da África subequatorial, a Maruleira, também conhecida como a árvore dos Elefantes e do casamento, carrega o misticismo de não ser plantada pelos homens, e de ter propriedades afrodisíacas. Seu fruto oval é rico em vitamina C que, uma vez fora do pé, começa a fermentar, proporcionando um sabor adocicado e levemente alcoólico. Destilado juntamente com outros ingredientes, resulta no mais saboroso licor Amarula. 


Além de ser bebida é líder do mercado brasileiro no segmento de licores e estar à venda em mais de 150 países, em todos os continentes, Amarula também está associada a projetos de desenvolvimento econômico e social, como o programa de proteção aos elefantes. O licor Amarula foi eleito por 3 vezes consecutivas como o melhor licor do mundo pela ”The International Wine & Spirit Competition”.


www.amarula.com


Divulgação: Marqueterie – Tel.: (0xx11) 2533-4051
Marina Lapietra – marina@marqueterie.com.br
www.marqueterie.com.br
www.twitter.com/marqueterie


 

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR