Única e múltipla

por migracao

Única e múltipla


A preciosa Borgonha apresenta todas as suas faces, unindo turismo, cultura, gastronomia e cenários de tirar o fôlego


Pouquíssimas regiões da Europa, quiçá do mundo, possuem um panorama tão rico de opções turísticas como a Borgonha, na porção central da França. Conhecida principalmente por seus vinhos, a região oferece uma grande diversidade de seleções em passeios, cultura e gastronomia, configurando na opção ideal para os turistas que estiverem à procura daquele “algo mais” em sua próxima viagem.


Com aproximadamente 31,5 mil km2, a Borgonha começou sua história como um ducado no ano de 880, passando por nove dinastias diferentes até o dia de hoje, restabelecido pela Casa de Bourbon como um título-cortesia, para manter viva a chama da tradição. Embora uma pequena parte do território original do ducado de Borgonha esteja hoje incluída na região de Champagne, a Borgonha que encanta o mundo com seus vinhos complexos e deliciosos engloba os departamentos de Côte-d’Or, Nièvre, Saône-et-Loire e Yonne.


Naturalmente, um dos destaques da Borgonha são suas rotas de vinhos, repletas de vinícolas, restaurantes e espaços dedicados à degustação e aos vinhedos de alguns dos mais famosos vinhos do mundo. Do norte ao sul da região, é possível explorar as regiões de Chablis Pouilly-Fumé, Gevrey-Chambertin, Pommard, Mercurey e Pouilly-Fuissé, entre muitas outras, em um cenário permeado por castelos, casebres bucólicos e vinhedos até onde o olhar alcança. São seis as principais rotas da Borgonha: Yonne (que passa por vinícolas em Chablis e museus da região), Crémant (para conhecer onde e como é feito este leve vinho espumante), Encostas Pouilly-Sancerre (com degustações e visitas às caves das principais vinícolas da região), Grand Crus (para descobrir o melhor da Borgonha em uma série de programas diferentes, por helicóptero, balão, van e bicicleta), Grandes Vinhos (com cursos de enologia e visitas a relíquias francesas) e Mâconnais-Beaujolais (com múltiplas atividades e visitas).


Além de seus vinhos, os borguinhões têm muito orgulho de sua gastronomia, com deliciosas receitas típicas que figuram nas cozinhas e restaurantes da região – incluindo cerca de trinta estabelecimentos com estrelas no renomado Guia Michelin. Do restaurante estrelado ao pequeno e descontraído, a reputação gastronômica da Borgonha é fruto de produtos de altíssima qualidade e chefs que mantém vivo o característico sabor da região. Três de seus pratos mais clássicos, Escargots à la Bourgogne, Boeuf Bourguignon e Coq au Vin são frequentemente reproduzidos nos inúmeros restaurantes franceses do Brasil, enquanto outros itens de seu cardápio envolvem com a mesma intensidade de seus vinhos, incluindo Ovos en Meurette, Frangos de Bresse, Andouillete ao Chablis, e um surpreendente prato de queijos borgonheses, époisses, cîteaux ou chevreton de Mâcon.


De suas florestas de Morvan e Othe, além de regiões de calcário em Vézelay, Puisaye e Châtillonais, a Borgonha conta com mais de 150 variedades de cogumelos, que crescem de acordo com a estação e a região. Para consumi-las ao natural é preciso ter muito cuidado e questionar sempre um conhecedor, já que nem todas as espécies são comestíveis e deliciosas: algumas são venenosas e outras alucinógenas. Mas não há razão para preocupação, uma vez que os farmacêuticos de Borgonha já estão acostumados a selecioná-las das mãos dos turistas. As trufas, este ouro tão precioso da alta gastronomia, são provenientes de Auxois, próximo a Tonnerre, e a Floresta Is-sur-Tille, ao norte de Dijon – cidade onde são feitas as mais saborosas mostardas.


Borgonha para (literalmente) todos
Muito além do paladar, a Borgonha também alimenta a visão, contemplando um território cheio de tesouros a serem descobertos e visitados. Em seu passado, uma história de devoção a homens, políticos e religiosos, que ergueram castelos, canais, capelas, igrejas, abadias, hospitais, museus e cidades artísticas. A arte romana é provavelmente a forma artística mais emblemática da região. Locais como Cluny, Vézelay, Tournus, Paray-le-Monial, Fontenay e La Charité-sur-Loire, entre outros, fazem-nos lembrar que, durante séculos, a Borgonha foi um dos berços intelectuais e espirituais de obras-primas da arte românica – e tiveram a dignidade de guardar estas relíquias para nossos olhos e corações. Cada departamento apresenta passeios e eventos imperdíveis, nos quais é possível explorar as peculiaridades de cada cidade e vilarejo, com seus castelos, museus, ambientes naturais e pontos da espiritualidade, muitos deles patrimônio mundial tombado pela UNESCO.


Durante todo o ano, a região borbulha com uma diversificada programação de festas e eventos, que atendem a todos os públicos que recebe, incluindo festivais e festas populares em Morvan, espetáculos e exposições de rua, concertos nos mais inusitados locais, espetáculos de som e luz em castelos, eventos esportivos e, como não poderia deixar de ser, festas do vinho e gastronômicas. Aos golfistas, a região oferece uma série de campos de golfe espalhados por todo o território, com opções de onze a dezoito buracos. Aos ciclistas, mais de 800 quilômetros de ciclovias e vias verdes, que passam por canais, rios, antigas vias férreas ou vinhedos, oferecendo uma forma única de conhecer a região. Aos náuticos, a Borgonha possui mais de mil quilômetros de vias navegáveis, com várias opções em turismo fluvial, incluindo barcos habitáveis, hotéis flutuantes, barcos de cruzeiro e passeio.


Estrelas para todas as vontades
Dizem que para realmente conhecer um local, é necessário viver como os habitantes, explorando diariamente cada detalhe da cidade. Para aqueles que concordam com esta afirmativa, a Borgonha oferece uma ampla opção de hospedagem em residências particulares de charme e altíssimo padrão, incluindo algumas instaladas em antigos castelos ou abadias, no centro ou no campo, nos vinhedos ou no coração da Floresta de Morvan.


Se a opção é mesmo um bom e velho hotel, a oferta de quartos na Borgonha é enorme, desde os pequenos hotéis familiares aos suntuosos hotéis de luxo, passando pelos hotéis de charme e pousadas. Na cidade ou no campo, com ou sem restaurante, para um único hóspede ou um grande grupo, em um castelo ou edifício, de duas, três, quatro ou cinco estrelas… As opções são inúmeras, com valores para todos os bolsos.


Com tantas possibilidades, a Borgonha configura-se em uma viagem inesquecível, recheada de momentos especiais, românticas o suficiente para serem desfrutadas a dois, mais que deliciosas para serem degustadas em grupo, ou uma bela aventura para toda a família.


Mais informações em:
http://br.franceguide.com/destinos/franca/regions/bourgogne/
http://www.bourgogne-tourisme.com/ (com opções em inglês, francês, alemão e holandês)


O grupo SOPEXA
Especialista no setor de alimentação, a Sopexa acompanha os seus clientes há 45 anos, na França e no exterior. A união entre o conhecimento profundo do setor agro-alimentício francês, a experiência nos mercados internacionais e o savoir-faire em comunicação faz da Sopexa o parceiro primordial dos profissionais da área.


A Sopexa é um grupo francês de marketing e comunicação sólida e internacionalmente presente, graças a uma rede integrada de 35 escritórios em cinquenta países. As ações estratégicas são apoiadas em uma profunda análise das evoluções dos mercados, tanto na França como internacionalmente. Desta forma, sua prestação de serviço é facilmente adaptada às necessidades específicas de cada cliente e cultura, desde o conselho estratégico até a realização das ações.


Hoje, a Sopexa conta com mais de 1.000 empresas e 150 organizações coletivas e instituições em seu portfólio, que optaram por serviços personalizados e criativos para promover e destacar os seus produtos e marcas na França e em mercados internacionais.


Grupo Sopexa: www.sopexa.com


Divulgação: Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação
Lucia Paes de Barros – lucia@luciapaesdebarros.com.br / (11) 9901-1319
Camile Freitas – cfreitas@luciapaesdebarros.com.br / (11) 5181-1575
Pedro Osti – pedro@luciapaesdebarros.com.br / (11) 5183-8275
www.luciapaesdebarros.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR