Você conhece a história do Parmegiana?

por migracao

Você conhece a história do Parmegiana?


Alla Parmigiana: ícone italiano
Por: Chef Karen Gaieta Holzchuh


 


Hoje contarei para vocês uma curiosidade da gastronomia. Adorados pelos mais diversos paladares em torno do mundo, os pratos italianos que levam em sua composição molho de tomates e generosas quantidades de queijo parmesão, são retratados como ícones da cozinha Italiana.   Ao contrário do que muitos pensam os pratos alla Parmigiana não são criações da região de Parma (norte da Itália), mas sim do Sul como Sicília e Campagna. 

Originalmente, na Itália, somente a berinjela era servida alla parmigiana. Cortada em fatias finíssimas fritas em óleo e dispostas sobre uma assadeira onde se intercalavam camadas do vegetal, molho de tomates e muito queijo parmesão. O prato era finalizado no forno, e com o queijo derretendo era servido acompanhado de um bom vinho tinto.  As variações que conhecemos hoje, como filetto alla parmigiana, frango a lla parmigianna, risoto e lasagna alla parmigiana, surgiram pelas habilidosas mãos dos imigrantes presentes em países de quase todos os continentes, que difundiram e popularizaram a cultura gastronômica da Itália.


Nos EUA as variações mais consumidas são as de carne e vitela, que são servidas normalmente em baguetes como lanches. Na Austrália e Argentina são consumidos os filets de carne e frango, geralmente guarnecidos de batatas fritas, purês, arroz e legumes salteados. Aqui no Brasil, normalmente, é consumido o filet de carne guarnecido de batata frita e arroz.


Abaixo segue a receita original de um Parmigiana, ou seja, berinjela!!! Divirtam-se e até semana que vem!


Berinjela a Parmigiana

Ingredientes:
(4 porções)
3 unid de berinjelas
3 unid de ovos
150g de farinha de trigo
300ml de molho de tomate
Parmesão ralado a gosto
Sal a gosto
Óleo para fritar


Modo de Preparo:
1. Descasque e fatie a berinjela no comprimento. Bata os ovos com um pouco de sal, mergulhe as fatias na farinha e depois no ovo. Frite-as.


2. Em uma assadeira, forre o fundo com um pouco de molho e em seguida as fatias de berinjela com um pouco de molho e parmesão e assim intercale todas as fatias. Termine com o parmesão e em um forno quente leve para gratinar o queijo.


Sirva em seguida.


Contato para consultoria e personal chef: kholzchuh@hotmail.com

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR