Você sabe a diferença entre gosto e sabor?

por migracao

Você sabe a diferença entre gosto e sabor?


Na maioria das vezes, os dois conceitos são usados de forma equivocada como sinônimos. Entenda as diferenças!


Pouca gente sabe, mas gosto não é o mesmo que sabor. Gostos existem apenas cinco: doce, salgado, azedo, amargo e umami, que podem ser identificados pelo sentido do paladar. Já o sabor é uma mistura de sensações mais complexa, pois envolve outros sentidos.


De acordo com Hellen Maluly, professora de Bromatologia e Toxicologia de Alimentos da Faculdade Oswaldo Cruz, a sensação do gosto é identificada pelas papilas gustativas presentes na língua e em seguida é enviada ao cérebro.


Em relação à percepção do sabor, além do sentido do paladar, outros sentidos são necessários. “O sabor é a interação entre gosto e os outros sentidos, principalmente o olfato”, diz Hellen.


A especialista propõe um teste simples para entender as diferenças:


– Pegue uma bala de hortelã
– Tape o nariz
– Coloque a bala na boca e permaneça com o nariz tapado
– Após alguns segundos destape o nariz


Segundo a professora, quando a bala é colocada na boca com o nariz tapado, é possível sentir apenas o gosto doce. Mas quando o nariz é destapado, além do gosto doce, é possível sentir o sabor da bala, neste caso de hortelã, através da interação entre o paladar e o olfato.


SOBRE O COMITÊ UMAMI BRASIL
O Comitê Umami Brasil é um grupo criado para discutir os temas relacionados à descoberta do quinto gosto básico do paladar humano, o umami. O grupo tem relação direta com o Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.


Divulgação: Race Comunicação – Tel.: (11) 2548-0720 / 2894-5607
Rogério Artoni – rogerioartoni@agenciarace.com.br
André Ranieri – andreranieri@agenciarace.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR