Wines of Argentina estreia na maior feira profissional de vinhos da América Latina

Wines of Argentina

Além do estande coletivo, Wines of Argentina promoverá uma masterclass de vinhos Malbec na feira internacional Wine South America – Crédito: Nacho Gaffuri, divulgação  

 

Trinta e três vinícolas premium representarão o país na Wine South America, que ocorre em setembro, na Serra Gaúcha. Além de estande coletivo, associação promoverá uma masterclass sobre Malbec no terceiro dia do evento

 Buscando expandir mercado e se consolidar ainda mais no Brasil, a Argentina terá uma participação expressiva na feira internacional Wine South America – o maior evento profissional do setor da América Latina –, que ocorre de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O estande coletivo do Wines of Argentina será o mais representativo da área internacional, com a presença de 33 vinícolas das províncias de La Rioja, Mendoza, Neuquén, Río Negro e Salta, de todas as regiões vitivinícolas (Norte, Cuyo e Patagônia).

Além da Malbec, casta emblemática do país sul-americano, novidades com outras cepas e blends serão apresentadas no espaço de 160m². Das 33 empresas participantes, 11 já exportam ao Brasil e 22 querem passar a comercializar.

A Argentina compõe o ranking de principais exportadores de vinhos e espumantes para o Brasil. De janeiro a junho deste ano, o país ocupou a terceira posição, comercializando no território verde-amarelo 6,8 milhões de litros e movimentando mais de US$ 23 milhões. Neste primeiro semestre, os produtos argentinos representaram 13,69% do volume de rótulos importados ao Brasil e 14,60% do valor, segundo dados do Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

“O Brasil é o nosso quarto mercado em importância para a exportação de vinho fracionado em garrafa, depois dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. A Wine South America terá um papel importante para nos fazer chegar a uma maior quantidade de estados brasileiros, ampliando para além das principais cidades do país”, afirma Carolina Tonnelier, gerente de área para o Brasil e América Latina do Wines of Argentina.

Malbec, o cartão de visitas argentino    

Além do espaço coletivo, o Wines of Argentina promoverá no terceiro dia da Wine South America (27 de setembro), às 18h, uma masterclass exclusiva sobre os vinhos Malbec. A casta é atualmente a variedade de uva mais cultivada na Argentina e emblema indiscutível do país.

Conforme o Wines of Argentina, a cepa atravessa seu melhor momento: representa 21,4% do total da área produtiva e 37,53% das uvas tintas da Argentina. É também a variedade que mais aumentou sua superfície. Em 18 anos, cresceu 163%, o equivalente a 26.653 hectares, pulando de 16.347 hectares (2000) para 43 mil hectares (2018). Mendoza lidera a produção nacional de Malbec, com 36.585,50 hectares, 85% do total de vinhedos.

A comercialização do produto também vem expandindo. Segundo a entidade setorial, a variedade é líder na exportação argentina: em 2018, o Malbec representou 29% do total de litros comercializados ao Exterior e 49% do faturado. Em 11 anos, as exportações do produto cresceram 375%. Lideram o ranking de países importadores os Estados Unidos, seguido por Reino Unido, Canadá e Brasil.

Mas não há somente Malbec na Argentina. Também é possível encontrar outras uvas, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Tempranillo, Bonarda e Pinot Noir, nas tintas, e da Chardonnay à Sauvignon Blanc e Torrontés, nas brancas. As variedades tintas representam 57% do cultivo do país, as brancas, 19%, e as rosadas, 24%.

Vinícolas no estande Wines of Argentina:        
Alpamanta Estate Organic & Biodynamic
Alta Vista
Andeluna
Belhara Estate
Bodega Argento
Bodega Carelli
Bodega Cielo Y Tierra
Bodega Del Río Elorza | Verum Patagonia
Bodega Gieco
Bodega Piedra Negra
Bodega Torreleones
Bodegas Bianchi
Bodegas Y Viñedos Familia Goyenechea
Carinae
Casir Dos Santos
Corbeau Wines
Diamandes
Don Cristobal
Familia Aicardi
Familia Cassone
Finca La Anita
Finca Sophenia
Flechas De Los Andes S.A
Gauchezco Vineyard & Winery
Jasmine Monet Organic Vineyard
Kaiken
La Riojana
Mendoza Vineyards
Pascual Toso
Prozan
Tapiz
Vinorum
Vinos De La Luz

Sobre a Wine South America                   

Maior feira profissional de vinhos da América Latina, a Wine South America chega à segunda edição focada em promover negócios entre a indústria, os compradores de varejo e os profissionais do vinho. Durante três dias, o evento reunirá, em 10 mil metros quadrados, os principais players do Brasil e do Exterior, que buscam iniciar ou ampliar negócios especialmente nos países do continente latino-americano. Em 2019, o evento contará com mais de 250 marcas expositoras das principais regiões produtoras nacionais e internacionais. Até o momento, 10 países estão confirmados: África do Sul, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Os setores de destilados e olivicultura também integram o portfólio desta edição.

SERVIÇO:
2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho                        
Quando: de 25 a 27 de setembro de 2019 (quarta a sexta-feira), das 14h às 21h
Onde: Fundaparque – Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Alameda Fenavinho, 481)
Ingressos: no site www.winesa.com.br
Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR