Wines of Brasil leva 16 vinícolas a London Wine Fair

por migracao

fiogf49gjkf0d

Wines of Brasil leva 16 vinícolas a London Wine Fair


Oitava participação consecutiva das empresas brasileiras conta com uma inédita missão técnica destinada a vinícolas que estão buscando a sua primeira exportação ou então procuram reforçar sua venda ao exterior


A equipe do vinho brasileiro chega reforçada a Londres, sede das Olimpíadas 2012, que começa em 66 dias. Dez vinícolas verde-amarelas estão presentes na London International Wine Fair (Feira Internacional de Vinhos de Londres), que começou nesta terça-feira (22) e segue até quinta-feira (24). Outras seis pequenas e médias empresas participarão de uma inédita missão técnica organizada pelo projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).


Esta é a oitava participação consecutiva do Wines of Brasil na feira de vinhos britânica, com o apoio do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI). Aurora, Basso, Boscato, Casa Valduga, Dunamis, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Salton e Vinibrasil ocupam o estande coletivo nº K43, no centro do pavilhão principal do ExCel, à beira do rio Tâmisa.


Destaques entre as empresas integrantes do Programa Primeira Exportação (PPE) – que procura capacitar as pequenas cantinas para iniciarem a exportação de seus rótulos – Cooperativa Vinícola Garibaldi, Dunamis, Don Guerino, Don Giovanni e Galiotto –, incluindo a Boscato, cumprirão uma extensa programação, tanto na feira como no mercado londrino. “Será uma experiência enriquecedora para estas pequenas empresas, que hoje exportam pequenos volumes ou ainda não realizaram a sua primeira venda ao exterior”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, presente na feira.


Maior importador de vinhos do mundo, o Reino Unido tem sido um dos três principais compradores de vinhos brasileiros nos últimos dois anos. Em 2010, ficou em primeiro lugar. No ano passado, acabou em 3º no ranking, ficando com 11,4% do valor (US$ 347,8 mil) e 11,3% do volume exportado. “O sucesso no Reino Unido está diretamente ligado ao trabalho do Wines of Brasil, que está sempre presente na London Wine Fair, colocou os vinhos brasileiros na Vinópolis, promove degustações aos consumidores ingleses e traz jornalistas britânicos mundialmente reconhecidos, como Oz Clarke e Julia Harding, para conhecer as vinícolas brasileiras”, destaca Paviani.


Em 2009, a Inglaterra ocupava apenas a 9ª posição entre os países importadores de vinho do Brasil. “O bom desempenho na Inglaterra em 2010 e 2011 é resultado direto das nossas ações nestes mercados, com a participação em feiras e promoção de eventos de degustação desde 2005”, reforça Paviani.


Novidades
As novidades do Wines of Brasil na London Wine Fair contemplam o inédito espaço “Discovery Table”, que terá degustações temáticas diárias. No 1º dia, foram oferecidos espumantes brut e rosés (charmat e tradicional); no 2º dia, vinhos tintos, rosés e brancos com álcool moderado (13% para tintos e rosés e 12,5% para os brancos); e no 3º dia, a degustação será exclusiva de vinhos e espumantes a base de uva moscato, nova tendência de consumo na Europa e nos Estados Unidos.


Ainda serão apresentados números musicais de samba de gafieira (dia 22), forró (23) e lambada (24). A tradicional música ao vivo, com bossa nova cantada pela dupla Jandira Silva e Kaw Regis, estará novamente presente no estande dos vinhos brasileiros na feira, conferindo brasilidade ao espaço, atraindo a atenção dos visitantes.


Missão técnica
A missão técnica prevê, além da presença das vinícolas na London Wine Fair, visitas aos principais locais onde os ingleses costumam comprar vinhos. “A ideia é entender o gosto dos britânicos em relação a vinhos e a exposição dos produtos nos principais canais de venda”, explica Paviani. Serão percorridas as lojas de vinhos da Waitrose em Canary Wharf, à Jeroboams e a Majestic, em St John’s Wood, à Vinoteca, Selfridges e as lojas Tesco e Sainsburys. Raquel Chiesa Bonadiman, da Via Consultoria, acompanha as seis empresas na missão técnica.


A abertura da programação ocorreu nesta segunda-feira (21), com uma palestra com degustação sobre o mercado de vinhos na Inglaterra, conduzida pela empresa JK Marketing, Relações Públicas do Wines of Brasil no Reino Unido.


Brasil em foco
Ontem (21), o jornalista e expert Marcelo Copello esteve ao lado de Jancis Robinson e Robert Joseph na London International Wine Fair Conference, que tradicionalmente antecede à abertura da feira. Copello falou sobre o mercado brasileiro de vinhos e sobre a evolução dos rótulos verde-amarelos nos últimos anos.


O tema da conferência foi “O Futuro – Tendências Globais, oferecendo novas oportunidades”, onde Copello abordou os novos hábitos dos consumidores brasileiros da classe C, que começam a incluir o vinho na sua lista de compras, além de pontos como as particularidades deste mercado e seus principais players. Nesta terça-feira (22), o Anuário do Vinho Brasileiro, edição bilíngue (inglês e português) foi lançado por Copello no estande do Wines of Brasil.


Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR